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Busca de Exercícios - UFU - Músicas (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

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1(UFU - 2020)Número Original: 56Código: 9142087

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Músicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2020
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A Faculdade São Leopoldo Mandic, que oferece cursos de graduação em Odontologia e Medicina, tem realizado altos investimentos em tecnologia em favor do ensino e da saúde. A instituição prima por um ensino de excelência formando médicos e dentistas preparados para atuar no mercado global, aptos para atender nos níveis primários e secundários nos sistemas público e privado da área da saúde. Sem deixar de lado a humanização e o olhar ao paciente, a instituição utiliza a tecnologia para o aprendizado, tendo investido em laboratórios de simulação com robôs (simuladores) de última geração e alta fidelidade para treinamento de situações de emergência médica, que proporcionam aos estudantes o estudo “na prática”. A tecnologia em favor do ensino e da saúde. Azul. n. 83. São Paulo, 2020. p. 20. O trecho negritado, ao topicalizar a oração subordinada, dá destaque à informação “Sem deixar de lado a humanização e o olhar ao paciente”. A necessidade desse destaque decorre do disseminado julgamento de que os médicos são impessoais com seus pacientes. da importância de se esclarecer que a faculdade privilegia a relação médico-paciente. da existência da crença de que a tecnologia implica a desvalorização do humano. A B C D) do receio da faculdade de graduar médicos com pouca formação humanitária. Ce” e e” a”


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2(UFU - 2019)Número Original: 35Código: 7818830

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Músicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2019
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Vício secreto Depois de vários assaltos, ela decidiu que estava na hora de mudar de vida. De nada adianta, dizia, andar de carro de luxo e morar em palacete se isso serve apenas para atrair assaltantes. De modo que comprou um automóvel usado, mudou-se para um apartamento menor e até começou a evitar os restaurantes da moda. Tudo isso resultou em inesperada economia e criou um problema: o que fazer com o dinheiro que ela já não gastava”? Aplicar na Bolsa de Valores parecia-lhe uma solução temerária; não poucos tinham perdido muito dinheiro de uma hora para outra - quase como se fosse um assalto. Outras aplicações também não a atraíam. De modo que passou a comprar aquilo de que mais gostava: joias. Sobretudo relógios caros. Multiplicavam-se os Bulgari, os Breitling, os Rolex. Ja que o tempo tem de passar, dizia, quero vê-lo passar num relógio de luxo. E aí veio a questão: onde usar todas essas joias? Na rua, nem pensar. Em festas? Tanta gente desconhecida vai a festas, não seria impossível que ali também houvesse um assaltante, ou pelo menos alguém capaz de ser tentado a um roubo ao ter a visao de um Breitling. Sua paranoia cresceu, e lá pelas tantas desconfiava até de seus familiares. De modo que decidiu: só usa as joias quando está absolutamente só. Uma vez por semana tranca-se no quarto, abre o cofre, tira as joias e as vai colocando: os colares, os anéis, os braceletes - os relógios, claro, os relógios. E admira-se longamente no espelho, murmurando: que tesouros eu tenho, que tesouros. O que lhe dá muito prazer. Melhor: lhe dava muito prazer. Porque ultimamente há algo que a incomoda. É o olhar no rosto que vê no espelho. Há uma expressão naquele olhar, uma expressão de sinistra cobiça que não lhe agrada nada, nada. https:/Avwwi1 .folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff050115.htm. Acesso em 23.mar.2019. (Adaptado) De acordo com o texto, assinale a alternativa correta. A) A expressão “De modo que” (1º, 2º e 3º parágrafos) pode ser substituída por um termo que expressa ideia de conclusão. B) Em “E admira-se longamente no espelho, murmurando: que tesouros eu tenho, que tesouros.”, o termo em destaque denota processo em curso. C) A pergunta que ocorre no 2º parágrafo introduz uma opinião a respeito do assunto que já vinha sendo tratado. D) Em “[...] alguém capaz de ser tentado a um roubo ao ter a visão de um Breitling.”, a expressão em destaque pode ser substituída por “por causa da visão de um Breitling”, sem alteração de sentido do texto.


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3(UFU - 2018)Número Original: 40Código: 7818721

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Músicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2018
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Texto | Nada mais lindo que um açude sangrando [...]. Não há como não se arrupiar todinho diante de tal fenômeno. Levo essa ideia da chuva para onde for, só a chuva nos importa [...]. A chuva é meu gol, minha Copa do Mundo, Deus gozando a glória, meu amor. SÁ, Xico. Chove no sertão e não tem nada mais bonito. El País, 24 fev. 2018. Disponível em: . Acesso em: 27 abr. 2018. Texto II Oh! Deus, Perdoe esse pobre coitado, Que de joelhos rezou um bocado, Pedindo pra chuva cair, Cair sem parar. GORDURINHA; NELINHO. Súplica cearense. In: O RAPPA. 7 vezes. Álbum, 2008. Considere as seguintes afirmações. |. Em ambos os textos, a palavra Deus é um elemento do predicado. ll. No texto |, a palavra Deus integra o predicativo do sujeito. III. No texto Il, a palavra Deus exerce a mesma função sintática que a expressão “meu amor”, presente no texto I. IV. Em ambos os textos, a palavra Deus constitui um termo acessório da oração. São corretas as afirmações apresentadas em A) lell. B) Ile II. C) le ll. D) llle IY.


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4(UFU - 2016)Número Original: 3Código: 7818209

Dois - Segunda Fase - Segundo Dia

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Questão de Vestibular - UFU 2016
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Leia o texto a seguir. A tecnologia tem permitido que filhos vivam sob permanente monitoramento dos pais. Do ultrassom 3D do bebê no útero às câmeras on-line nas maternidades e escolas infantis até a instalação de GPS no celular e no carro de adolescentes, a vigilância pode ser constante. Em São Paulo, pais de crianças pequenas integraram mais um item à cadeia de monitoramento eletrônico: estão instalando câmeras em casa para vigiar seus filhos enquanto trabalham fora. São verdadeiros "big brothers" domésticos. O monitoramento é condenado por psicólogos e pedagogos, que veem prejuízo na relação de pais e filhos. "E uma loucura”, define a psicóloga Ana Bahia Bock, professora da PUC. Já as empresas de segurança eletrônica comemoram. Algumas registram aumento de 250% de instalações de câmeras no interior de casas. Uma delas instalou 500 aparelhos em 2007, 300 a mais do que em 2006. "Na maioria dos casos, os pais têm crianças pequenas, instalam câmeras nos ambientes e avisam a babá sobre o monitoramento", diz Thiago Títero, dono da empresa. Educadores e psicólogos avaliam que o monitoramento eletrônico dos filhos reflete uma falta de confiança no outro e pode comprometer a educação dos filhos na busca de autonomia. "Há aquela ideia de que o outro é sempre uma ameaça”, diz a psicóloga Rosely Sayão. COLLUCCI, Claudia. Disponivel em: . Acesso em: 2 de março de 2016 (fragmento). Com base no texto, faça o que se pede. A) Transcreva uma sequência narrativa e uma sequência argumentativa. Justifique sua resposta. B) Redija um parágrafo, explicitando a temática do texto.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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5(UFU - 2017)Número Original: 50Código: 7818576

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Modernismo Músicas (Interpretação de textos) Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2017
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Na “cidade”, como se diz, ele percebia toda a sua inferioridade de inteligência, de educação; a sua rusticidade, diante daqueles rapazes a conversar sobre coisas de que ele não entendia e a trocar pilhérias; em face da sofreguidão com que liam os placards dos jornais, tratando de assuntos cuja importância ele não avaliava, Cassi vexava-se de não suportar a leitura; comparando o desembaraço com que os fregueses pediam bebidas variadas e esquisitas, lembrava-se que nem mesmo o nome delas sabia pronunciar; olhando aquelas senhoras e moças que lhe pareciam rainhas e princesas, tal e qual o bárbaro que viu, no Senado de Roma, só reis, sentia-se humilde; enfim, todo aquele conjunto de coisas finas, atitudes apuradas, de hábitos de polidez e urbanidade, de franqueza no gastar, reduziam-lhe a personalidade de mediocre suburbano, de vagabundo doméstico, a quase coisa alguma. BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Ática, 2011. p. 125. Em suas entrelinhas, o trecho apresenta a dualidade “cidade” e subúrbio. Levando-se isso em conia, o fragmento A) reforça a crítica à condição do suburbano. B) revela o desejo de ascensão do suburbano. C) indica a educação como quesito para uma cisão social. D) ratifica a necessidade de separação física dos dois locais.


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