Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFU - Pronomes Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Pronomes
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFU - 2019)Número Original: 37Código: 7818840

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Pronomes
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2019
Exibir texto da questão

O número de voltas que a Terra deu ao redor do Sol desde que você nasceu é apenas uma das formas de medir a sua idade. O envelhecimento, afinal, é uma medida de quanto o seu organismo já se desenvolveu — e, depois de uma certa fase, de quanto ele já se deteriorou. Há quem envelheça num ritmo mais rápido que o normal, e quem mantenha um corpinho relativamente jovem, apesar de sua data de nascimento. Para calcular essa idade biológica, a ciência conta com truques como medir, por exemplo, as pontinhas dos cromossomos, chamados telômeros. Quanto mais curtos, em geral, maior o nível de envelhecimento celular de alguém. Agora, porém, cientistas acreditam que encontraram outra medida importante — no intestino. Usando Inteligência Artificial, eles descobriram que a coleção de bactérias que vive no intestino de cada pessoa (o microbioma) sofre variações típicas para cada faixa etária. Desse padrão, emerge também o fato de que algumas pessoas têm a “idade intestinal” incompatível com a data de nascimento — o microbioma pode estar numa fase mais “velha” ou mais “jovem” que o esperado para a idade do indivíduo. Essas descobertas são essenciais para cientistas que estudam a longevidade. Ao entender as características (inclusive microbióticas) das pessoas que envelhecem melhor, eles podem investigar como melhorar a velhice do mundo. Super interessante. Ed. 400, março 2019. p. 11. Com base nas relações que ocorrem entre os elementos internos ao texio, analise as afirmativas. |. As expressões Desse padrão e Essas descobertas além de retomarem o segmento anterior, qualificam, de acordo com a visão do produtor, a temática do texto. ll. A partícula “que” presente em “[...] cientistas acreditam que encontraram outra medida importante — no intestino.” introduz um segmento como termo complementar a outro, funcionando como uma espécie de aposto em relação ao que foi afirmado antes. lll. A expressão apesar de estabelece oposição em relação ao que foi explicitado no enunciado anterior. IV. O termo Agora tem por função encadear partes do texto de modo a expressar a ordem temporal de percepção dos acontecimentos do produtor textual. V. Em “Para calcular essa idade biológica, a ciência conta com truques como medir, por exemplo, as pontinhas dos cromossomos [...|, o segmento em destaque aclarece a intenção anunciada na proposição anterior. Assinale a alternativa que contém apenas afirmativas corretas. A) IV,V. B) 1, Ul, lll. C) Il, II, IV. D) I, V.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFU - 2018)Número Original: 39Código: 7818708

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Pronomes
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2018
Exibir texto da questão

Em sua última viagem aos Estados Unidos como primeira-ministra, Margaret Tatcher revelou a George Bush: “Antes de nomear um ministro, peço-lhe para decifrar um enigma. A Geoffrey Howe, por exemplo, perguntei: Se é filho de seu pai e não é seu irmão, quem é então? Geoffrey Howe respondeu: Sou eu. E lhe dei o cargo de chanceler”. Impressionado, Bush resolveu testar o método com seu vice, Don Quayle. Propôs o mesmo enigma. Quayle pediu um tempo para pensar. Depois, telefonou ansioso para Henry Kissinger, que lhe ensinou: — À resposta é “eu”. Quayle voltou a Bush com ar de triunfo: — À resposta é Kissinger. Bush bradou, contrariado: — Não, é Geoffrey Howe. POSSENTI, Sírio. Os humores da língua: análises linguísticas de piadas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998. A piada baseia-se na solução de um enigma. Depois de ser apresentado a um político inglês, Geoffrey Howe, o enigma é apresentado aos políticos estadunidenses George Bush, Don Quayle e Henry Kissinger. Do ponto de vista linguístico, o efeito humorístico dessa piada deve-se ao fato de que a referência do pronome pessoal na resposta ao enigma é interpretada equivocadamente por A) Quayle e Bush. B) Quayle e Kissinger. C) Bush e Kissinger. D) Bush, Quayle e Kissinger.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFU - 2019)Número Original: 4Código: 7818311

Dois - Segunda Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Pronomes
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2019
Exibir texto da questão

Segundo o Inaf (Indicador de Analfabetismo Funcional), cerca de 30% da população brasileira, entre 15 e 64 anos, é considerada analfabeta funcional. Isso quer dizer que essa parcela da população sabe ler o básico (como uma placa e o nome de um ônibus), escrever o próprio nome e conferir troco, mas não consegue interpretar textos simples e realizar operações matemáticas. Mas, mesmo assim, pesquisas realizadas no ano passado pelo instituto mostram presença assídua e maciça na internet — praticamente a mesma dos considerados “alfabetizados”. Dos analfabetos funcionais, 86% usam WhatsApp, 72% acessam o Facebook e 31% têm conia no Instagram. Ja 89% dos alfabetizados, por exemplo, utilizam o Facebook. Mesmo a rede social exigindo certo domínio de leitura e escrita, isso não foi barreira, uma vez que 92% dos analfabetos funcionais enviam mensagens escritas no WhatsApp, contra 99% dos alfabetizados, e 84% dos analfabetos funcionais compartilham textos, enquanto 82% dos alfabetizados fazem o mesmo. Os dados chamam a atenção, principalmente no que diz respeito às fake news, distribuídas em texto, foto, vídeo e áudio, colocando em xeque as informações que chegam ao usuário, muitas vezes, despreparado para separar o trigo do joio. Conhecimento Prático - Língua Portuguesa, Ano 8, Ed. 75, p. 7, fevereiro/março de 2019. A) Qual argumento é articulado pelos elementos em negrito? Justifique. B) Em relação aos analfabetos funcionais, explique o que o último período do texto permite inferir.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(UFU - 2015)Número Original: 38Código: 7816049

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Pronomes
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2015
Exibir texto da questão

10 15 20 Como é usual no desenvolvimento de novas tecnologias, os drones também brotaram de centros militares. Mas no Exército eles têm outro nome: veículos aéreos não tripulados (os vants). São aeronaves autônomas, guiadas a distância por pilotos ou que navegam sozinhas, e que podem medir de poucos centímetros a dezenas de metros de comprimento. No começo dos anos 2000, passaram a ser utilizadas regularmente em missões do governo americano, e gradualmente substituem pilotos no campo de batalha. Se em 2009 3% da tropa da Força Aérea dos Estados Unidos guiava os vanis, agora a parcela é de ao menos 10%, e há queixas de que não é o suficiente. E se no início eles substituífam soldados em tarefas arriscadas, agora solucionam até dilemas morais típicos de situações de guerra, e que antes só humanos conseguiam resolver. As máquinas foram atribuídas decisões deontológicas. Quando foram concebidos, os vants eram totalmente guiados por um controle remoto. Tudo que a máquina fazia era responder aos comandos de um humano. Mas cada vez mais o homem se mostra dispensável. Os drones militares da década de 2010 contam com softwares dotados de algoritmos capazes de não só guiá-los, mas de identificar alvos e decidir se é preciso abatê-los. Um ex-operador de drones militares dos Estados Unidos revelou recentemente que as aeronaves rastreavam, sozinhas, o celular de um inimigo e indicavam se era necessário executá-lo, mesmo que ele não fosse o dono do aparelho, e com risco real de matar civis ao redor. Israel também divulgou a realização de testes com um programa que fará com que drones solucionem dilemas éticos. Exemplo: se o dano colateral, a morte de civis, for matematicamente mais prejudicial do que a execução de um alvo de menor relevância, a máquina cancela o ataque. Fórmulas matemáticas, em vez de humanos, podem passar a reger o campo de batalha. THOMAS, Jennifer Ann. Veja, 14 de fevereiro, 2015, p. 173. (Fragmento) No fragmento, uma das relações de coesão se estabelece por meio de A) meronímia, o termo drones (linha 1) constitui uma parte de vanis (linha 3). B) hiperonímia, a relação existente entre um termo mais genérico, máquinas (linha 10) e um mais específico, drones (linha 15). C) catáfora, o termo aeronaves (linha 16) substitui o termo máquina (linha 12). D) anáfora, o termo drones (linha 1) aponta para o termo aparelho (linha 17).


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFU - 2015)Número Original: 34Código: 7816043

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Pronomes
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2015
Exibir texto da questão

Assinale a alternativa cujo termo em negrito exprime um fato que NÃO pertence a um tempo determinado. A) Em 2014, uma tendência se consolidou: produtos digitais estão cada vez mais sendo vendidos do mesmo jeito que a maioria das churrascarias serve carne: em sistemas de rodízio. Mas isso não quer dizer que o modelo esteja decidido. (Superinteressante, ed. 34, fev. 2015, p. 20) As inovações dão fôlego à civilização: quando um novo passo da ciência origina um produto disruptor, surgem mercados que alimentam a economia. (Veja, 3 dez. 2014) Especialistas têm desenvolvido treinos que ajudam a restaurar o equilíbrio. A reabilitação vestibular, por exemplo, envolve atividades para os olhos e a cabeça que buscam estimular o cérebro a lidar com sinais distorcidos que vêm da orelha interna. (Mente e Cérebro, Ano XXI, No 265, p.31) A busca por inovar, uma capacidade (até onde se sabe) exclusiva do Homo Sapiens, é o motor das engrenagens da civilização. Inovações, sempre nascidas para solucionar necessidades pulsantes da humanidade, levam a transformações definitivas no modo como produzimos e dão início a mudanças profundas nas relações humanas. (Veja, 3 dez. 2014)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?