Busca de Exercícios - UFU - Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFU - 2020)Número Original: 51Código: 9142074

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)

Questão de Vestibular - UFU 2020
Exibir texto da questão

Leia o trecho a seguir, recortado de uma matéria da revista Vivasaúde (Ano 14, Edição 174). Ter um milhão de amigos Quem possui vida social ativa preserva a mente e o corpo, contribui para a qualidade de vida e mantém a presença de bem-estar a longo prazo. Isolamento faz mal à saúde. Esse pode ser o slogan da próxima campanha de alerta à população. Afinal, uma vida social ativa abre portas para que você tenha uma alimentação mais regrada, exercite mais o corpo e coloque o cérebro para funcionar. Abrir-se para esta possibilidade pode ser a primeira medida de prevenção de doenças e de promoção de saúde a ser adotada em nossas vidas. Quanto mais vivemos em sociedade, mais integrados ao meio e a outras pessoas ficamos. “Quem se isola não se atualiza, não desabafa, não troca ideia do que está passando no mundo. Quando a gente está sozinha, geralmente não tem vontade de comer direito, ainda mais quando tem que cozinhar para si”, afirma a geriatra Claudia Fló, presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). A solidão e o isolamento social estão associados ao aumento do risco de mortalidade precoce. OLAVO, Jorge. Ter um milhão de amigos. Vivasaúde. Ano 14, Edição 174. São Paulo: Editora Escala, 2017, p. 74-75. (Adaptado) No trecho acima, o jornalista opta por apresentar o depoimento de uma médica geriatra, escolha do autor cujo efeito no texio é de A) dar a entender ao leitor que a tese central da matéria pode ser bem sustentada por opiniões individuais. B) sustentar a tese central da matéria — de que não desabafar e comer mal faz mal à saúde — com base na opinião de uma mulher. C) sustentar a tese central da matéria — de que o isolamento faz mal à saúde — por meio de um argumento de autoridade. D) dar a entender ao leitor que a tese central da matéria só tem validade quando se trata de idosos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFU - 2019)Número Original: 32Código: 7818866

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)

Questão de Vestibular - UFU 2019
Exibir texto da questão

A palavra "trabalho" não tem uma origem muito convidativa: em latim, tripalium era o nome dado a um instrumento utilizado pelos romanos para torturar escravos. Durante séculos, trabalhar era o mesmo que perder a liberdade — as sociedades eram divididas entre os "pensadores" e aqueles que realizavam atividades braçais. Quando o despertador o acorda em uma segunda-feira de manhã, é bem possível que você concorde com os gregos e os romanos sobre o significado original do trabalho. Não deveria ser assim: afinal, é justamente pela capacidade de materializar suas ideias que você é diferente de 99,99% das espécies do planeta. Em outras palavras, foi a capacidade humana de trabalhar e de produzir riquezas que permitiu tantos progressos: saímos das cavernas para conquistar o espaço. Galileu, Ed. 322, maio de 2018. p. 21. (Fragmento) Para manter a mesma relação de sentido com o período anterior, o termo em destaque pode ser substituído por A B C D finalmente. enfim. pois. em suma. eee ee ee eee”


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFU - 2019)Número Original: 33Código: 7818834

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)

Questão de Vestibular - UFU 2019
Exibir texto da questão

No nada. Era em um lugar assim, no meio do mato, sem sinal de celular, longe do trânsito, da pressão do trabalho e dos motivos que o levaram a um quadro de arritmia cardíaca, que o advogado gaúcho José Henrique Costa, 52, pretendia passar as últimas férias. "Queria um destino em que pudesse manter algumas práticas que comecei depois que tive um quadro grave de estresse, como ioga, meditação e nadismo, que conheci pela internet”, diz. Nadismo é um movimento que, como diz o nome, consiste em incentivar pessoas a passar algumas horas fazendo, literalmente, coisa nenhuma. Nada mesmo, Ihufas, patavina — basta ficar sentado ou deitado e se colocar em estado de inatividade. Quanto mais inútil, melhor. MOLINERO, Bruno. Nada melhor do que não fazer nada. Folha de S. Paulo, Turismo D4, 10 de dezembro de 2015. (Fragmento) As formas verbais em destaque indicam, respectivamente, uma ação A) passada em andamento; uma ação passada concluída. B) posterior a outra passada; uma ação anterior a outra passada. C) passada com duração no presente; uma ação anterior a outra passada. D) passada anterior a outra também passada; uma ação passada em andamento.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFU - 2015)Número Original: 32Código: 7816055

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)

Questão de Vestibular - UFU 2015
Exibir texto da questão

As redes sociais permitem que qualquer pessoa se torne uma formadora de opinião, quando, em verdade, o melhor seria promover indivíduos formadores de cultura e de conhecimento. O psiquiatra espanhol Enrique Rojas (1949) postula que “estamos cada vez mais bem informados, mas essa minuciosa e milimétrica informação não é formativa: nunca vem acompanhada de certos tons positivos que ajudam a se enriquecer interiormente, a ser mais completo, mais sólido; em uma palavra, mais humano — com mais critério, melhor. BITTENCOURT, Renato Nunes. Filosofia, ciência&vida, n. 98, set. 2014 p. 55 (Fragmento). De acordo com o texto, assinale a alternativa INCORRETA. Na proposição que se inicia com “quando, em verdade”, o autor lança mão de estratégia para contrapor um argumento mais contundente. O trecho “mas essa minuciosa e milimétrica informação não é formativa” constitui-se como uma asserção passível de ser rotulada como falsa. A presença dos dois-pontos no texto tem por função introduzir uma explicação e um argumento, fundamentando a opinião de Rojas. O trecho “As redes sociais permitem que qualquer pessoa se torne uma formadora de opinião [...] constitui-se como uma proposição provocadora de um questionamento quanto à sua legitimidade, suscitando o desejo de defesa de uma tese.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.