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Busca de Exercícios - UFU - Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

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  • Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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6(UFU - 2019)Número Original: 3Código: 7818289

Dois - Segunda Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2019
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O CARPINA FALA COM O RETIRANTE QUE ESTEVE DE FORA, SEM TOMAR PARTE DE NADA — Severino retirante, deixe agora que lhe diga: eu não sei bem a resposta da pergunta que fazia, se não vale mais saltar fora da ponte e da vida; nem conheço essa resposia, se quer mesmo que lhe diga; é difícil defender, só com palavras, a vida, ainda mais quando ela é esta que vê, severina; mas se responder não pude a pergunta que fazia, ela, a vida, a respondeu com sua presença viva. E não há melhor resposta que o espetáculo da vida: vê-la desfiar seu fio, que também se chama vida, ver a fábrica que ela mesma, teimosamente, se fabrica, vê-la brotar como há pouco em nova vida explodida; mesmo quando é assim pequena a explosão, como a ocorrida; como a de há pouco, franzina; mesmo quando é a explosão de uma vida severina. MELO NETO, João Cabral de. Serial e antes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997, p.179-180. A) Redija um texto, explicando a ligação entre versos finais de Morte e vida Severina, transcritos acima, e o subtítulo da obra, “auto de natal pernambucano”. B) O verso final, “de uma vida severina”, causa estranhamento pelo uso de um nome próprio como adjetivo do substantivo “vida”. Analise esse recurso utilizado pelo autor, relacionando-o ao enredo do poema.


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7(UFU - 2015)Número Original: 4Código: 7818151

Dois - Segunda Fase - Segundo Dia

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2015
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A) Visão 1944 Carlos Drummond de Andrade Meus olhos são pequenos para ver a massa de silêncio concentrada por sobre a onda severa, piso oceânico esperando a passagem dos soldados. Meus olhos são pequenos para ver o general com seu capote cinza escolhendo no mapa uma cidade que amanhã será pó e pus no arame. Meus olhos são pequenos para ver o corpo pegajento das mulheres que foram lindas, beijo cancelado na produção de tanques e granadas. Meus olhos são pequenos para ver a distância da casa na Alemanha a uma ponte na Rússia, onde retratos, cartas, dedos de pé boiam em sangue. ANDRADE, Carlos Drummond de.Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988. p.163-164. Construa um texto explicando por que o título do poema pode ser considerado uma figura de linguagem denominada alusão. Elabore um texto explicando a antítese apresentada pelo poeta na penúltima estrofe, ao referir-se à condição feminina, contrapondo as expressões “beijo cancelado” versus “produção de tangues e granadas”.


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8(UFU - 2015)Número Original: 50Código: 7816081

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2015
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O último poema Manuel Bandeira Assim eu queria o meu último poema Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos A paixão dos suicidas que se matam sem explicação. BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996, p. 223. De acordo com o poema acima, assinale a alternativa correta. Neste poema de versos regulares, o eu lírico emprega o metadiscurso, debruçando-se sobre seu próprio fazer poético. Neste poema de versos livres, o eu poético lança mão da metalinguagem para refletir sobre o seu próprio processo criativo. Neste poema de versos brancos, o eu lírico, pelo processo metalinguistico, compara a poesia ao suicídio. Neste poema de versos rimados, o eu lírico, pelo processo da metapoesia, compara o fazer poético ao diamante.


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9(UFU - 2015)Número Original: 45Código: 7816021

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2015
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A Deusa Anêmona mais voluptuosa que o Mar, Sorriso da luz: Afrodite. Envolta em pérolas Já se afasta, rumo a um reino distante. Rolam cachos de uvas, despertam cânticos, Frutos amadurecem que o sol cultiva nos pomares. SILVA, Dora Ferreira. Hidrias. Sao Paulo: Odysseus, 2004. p. 57. De acordo com o trecho acima, assinale a alternativa correta. Neste pequeno haicai, a poeta Dora Ferreira consegue traduzir, por meio de versos livres, toda a voluptuosidade que Afrodite, a deusa da sexualidade e do amor, desperta nos cânticos eróticos. Nesta quadra, a poeta Dora Ferreira descreve, em versos de medida regular a sensualidade e a sedução que Afrodite, a deusa do amor e do erotismo, provoca tanto no mar como na terra. Nesta estrofe, a poeta Dora Ferreira elege versos de tamanhos irregulares, em que comparecem tanto o alexandrino como o decassílabo, para descrever Afrodite, a deusa do amor e da sexualidade. Neste soneto, composto em versos livres, a poeta Dora Ferreira, ao mencionar “cachos de uvas”, aproxima Afrodite, a deusa do erotismo, da mesma sedução que emana de Dionísio, deus do vinho.


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10(UFU - 2016)Número Original: 41Código: 7818426

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Modernismo Conjunções Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2016
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Considerando a leitura do poema e o uso dos recursos expressivos, em Dionisos Dendrites, A) a aliteração no verso “Pés percutem a pedra enegrecida” indica um som reproduzido como o dos tambores do verso subsequente. B) a gradação em 'bocas', faces' e “corpos”, nos três primeiros versos da 3º estrofe, aponta para a opulência do ritual. C) a metonímia em “seu olhar verde penetra a Noite entire tochas acesas” revela o embate estabelecido entre a vida e a morte. D) a metáfora em 'taças incendiadas”, no verso “o vinho espuma nas taças incendiadas”, denota o sentimento de enfado dos presentes em relação ao ritual.


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