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Busca de Exercícios - UFU - Modernismo - Conjunções - Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

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1(UFU - 2017)Número Original: 51Código: 7818568

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2017
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FLORES DO MAIS devagar escreva uma primeira letra escrava nas imediações construídas pelos furacões; devagar meça a primeira pássara bisonha que riscar o pano de boca aberto sobre os vendavais; devagar imponha o pulso que melhor souber sangrar sobre a faca das marés; devagar imprima o primeiro olhar sobre o galope molhado dos animais; devagar peça mais e mais e mais CESAR, Ana Cristina. Flores do mais. In: Destino: poesia. Organização de Italo Moriconi. Rio de Janeiro: José Olympio, 2016. p.41. Expoente da poesia marginal da década de 1970, Ana C. escreve poesia que reflete experiências do cotidiano. Em Flores do mais, com o auxílio da gradação dos fenômenos da natureza (furacões, vendavais, mares), a autora metaforiza A) o esfacelamento do sujeito poético e os problemas existenciais. B) o desejo de travar relacionamento bucólico com outros interlocutores. C) a angústia proveniente do fazer poético comparado ao prazer de viver. D) o trabalhoso processo de escrita e a inscrição da palavra no papel.


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2(UFU - 2016)Número Original: 42Código: 7818424

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2016
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Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso A) “As bocas mordem colos e flancos desnudados” revela o séquito de animais presentes. B) “Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos” subverte a ambientação diurna de Dionisos. C) “Ramos nascem de seu peito” indica a relação de simbiose do deus Dioniso com a natureza. D) “Trémulas tiades presas ao peito de Dionisos trácio” pôe em evidência as vítimas imoladas pelo deus.


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3(UFU - 2019)Número Original: 3Código: 7818289

Dois - Segunda Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2019
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O CARPINA FALA COM O RETIRANTE QUE ESTEVE DE FORA, SEM TOMAR PARTE DE NADA — Severino retirante, deixe agora que lhe diga: eu não sei bem a resposta da pergunta que fazia, se não vale mais saltar fora da ponte e da vida; nem conheço essa resposia, se quer mesmo que lhe diga; é difícil defender, só com palavras, a vida, ainda mais quando ela é esta que vê, severina; mas se responder não pude a pergunta que fazia, ela, a vida, a respondeu com sua presença viva. E não há melhor resposta que o espetáculo da vida: vê-la desfiar seu fio, que também se chama vida, ver a fábrica que ela mesma, teimosamente, se fabrica, vê-la brotar como há pouco em nova vida explodida; mesmo quando é assim pequena a explosão, como a ocorrida; como a de há pouco, franzina; mesmo quando é a explosão de uma vida severina. MELO NETO, João Cabral de. Serial e antes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997, p.179-180. A) Redija um texto, explicando a ligação entre versos finais de Morte e vida Severina, transcritos acima, e o subtítulo da obra, “auto de natal pernambucano”. B) O verso final, “de uma vida severina”, causa estranhamento pelo uso de um nome próprio como adjetivo do substantivo “vida”. Analise esse recurso utilizado pelo autor, relacionando-o ao enredo do poema.


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4(UFU - 2016)Número Original: 41Código: 7818426

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Modernismo Conjunções Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2016
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Considerando a leitura do poema e o uso dos recursos expressivos, em Dionisos Dendrites, A) a aliteração no verso “Pés percutem a pedra enegrecida” indica um som reproduzido como o dos tambores do verso subsequente. B) a gradação em 'bocas', faces' e “corpos”, nos três primeiros versos da 3º estrofe, aponta para a opulência do ritual. C) a metonímia em “seu olhar verde penetra a Noite entire tochas acesas” revela o embate estabelecido entre a vida e a morte. D) a metáfora em 'taças incendiadas”, no verso “o vinho espuma nas taças incendiadas”, denota o sentimento de enfado dos presentes em relação ao ritual.


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5(UFU - 2017)Número Original: 1Código: 7876578

Dois - Segunda Fase - Grupos 1, 2, 3 e 4 - Tipo 1

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2017
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JOGOS FLORAIS l Minha terra tem palmeiras onde canta o tico-tico. Enquanto isso o sabia vive comendo meu fuba. Ficou moderno o Brasil ficou moderno o milagre: a água já não vira vinho, vira direto vinagre. ll Minha terra tem Palmares memoria cala-te ja. peço licença poética Belém capital Pará. Bem, meus prezados senhores dado o avançado da hora errata e efeitos do vinho O poeta sai de fininho. (sera mesmo com 2 esses que se escreve paçarinho?) CACASO. Jogos Florais. In: Destino: poesia. Organização de Italo Moriconi. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 2016. p.71. A) Indique duas relações intertextuais que o poema Jogos Florais estabelece. B) O poema foi publicado originalmente em 1974 e faz referência ao chamado milagre econômico brasileiro da época da ditadura. Explique de que forma Jogos Florais pode ser lido como uma crítica a esse período.


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