Em um artigo fundamental para os estudos de O cortiço, o crítico Álvaro Lins definiu nos seguintes
termos a questão do protagonismo da narrativa:
“Na verdade, o principal personagem neste romance nem é João Romão, nem Bertoleza, nem Miranda,
nem Rita. O principal personagem é o cortiço, [...] é a cidade do Rio de Janeiro numa das fases mais particulares
e mais características da sua formação histórica.”
LINS, Alvaro. Apud. FRANCHETTI, Paulo, “Leituras de O cortiço (notas para um público estrangeiro”.
Revista Brasileira de Literatura Comparada. v. 13, n. 18, 2011, p. 89.
Ainda assim, o romance de Aluísio de Azevedo apresenta uma grande variedade de personagens, o
que condiz com o objetivo de investigar a vida em coletividade.
Sobre a relação do espaço do cortiço com os personagens que habitam nele ou em seu entorno, assinale
a alternativa correta.
A) O imigrante português João Romão funda e gerencia o cortiço central da narrativa. Mas, para ascender
socialmente, Romão precisará apagar suas ligações com o local, considerado sórdido demais, promovendo,
assim, um incêndio que destrói o cortiço antigo e lhe possibilita construir novas moradias de aspecto mais
respeitável.
B) Antigos moradores do centro da cidade, Miranda e sua esposa Estela, habitam um belo sobrado nas
imediações onde é construído o cortiço — para desespero de ambos. No entanto, ao fim da obra, dada sua
decadência econômica, os Miranda se aliam a Romão, por meio do casamento entre sua filha Zulmira e o
dono do cortiço.
C) Jerônimo e Piedade são um casal de portugueses muito trabalhadores que vão morar no cortiço, quando
ele se emprega na pedreira de João Romão. No entanto, o ambiente de ócio e de dissolução moral os
contamina. Jerônimo inicia um romance ardente com Rita Baiana, torna-se um vadio e abandona a esposa,
que afunda no alcoolismo.
D) O espaço restrito do cortiço, onde vários espaços privativos (como sanitários e lavanderias) são
compartilhados, favorece uma intimidade extrema entre os moradores, gerando muito da ação que
movimenta o enredo, exemplo maior era a existência do cabaré de Leónie numa das casas do cortiço, onde
ocorre grande parte do enredo.