Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFU - Realismo Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Realismo
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFU - 2020)Número Original: 62Código: 9142101

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Realismo
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2020
Exibir texto da questão

Em um artigo fundamental para os estudos de O cortiço, o crítico Álvaro Lins definiu nos seguintes termos a questão do protagonismo da narrativa: “Na verdade, o principal personagem neste romance nem é João Romão, nem Bertoleza, nem Miranda, nem Rita. O principal personagem é o cortiço, [...] é a cidade do Rio de Janeiro numa das fases mais particulares e mais características da sua formação histórica.” LINS, Alvaro. Apud. FRANCHETTI, Paulo, “Leituras de O cortiço (notas para um público estrangeiro”. Revista Brasileira de Literatura Comparada. v. 13, n. 18, 2011, p. 89. Ainda assim, o romance de Aluísio de Azevedo apresenta uma grande variedade de personagens, o que condiz com o objetivo de investigar a vida em coletividade. Sobre a relação do espaço do cortiço com os personagens que habitam nele ou em seu entorno, assinale a alternativa correta. A) O imigrante português João Romão funda e gerencia o cortiço central da narrativa. Mas, para ascender socialmente, Romão precisará apagar suas ligações com o local, considerado sórdido demais, promovendo, assim, um incêndio que destrói o cortiço antigo e lhe possibilita construir novas moradias de aspecto mais respeitável. B) Antigos moradores do centro da cidade, Miranda e sua esposa Estela, habitam um belo sobrado nas imediações onde é construído o cortiço — para desespero de ambos. No entanto, ao fim da obra, dada sua decadência econômica, os Miranda se aliam a Romão, por meio do casamento entre sua filha Zulmira e o dono do cortiço. C) Jerônimo e Piedade são um casal de portugueses muito trabalhadores que vão morar no cortiço, quando ele se emprega na pedreira de João Romão. No entanto, o ambiente de ócio e de dissolução moral os contamina. Jerônimo inicia um romance ardente com Rita Baiana, torna-se um vadio e abandona a esposa, que afunda no alcoolismo. D) O espaço restrito do cortiço, onde vários espaços privativos (como sanitários e lavanderias) são compartilhados, favorece uma intimidade extrema entre os moradores, gerando muito da ação que movimenta o enredo, exemplo maior era a existência do cabaré de Leónie numa das casas do cortiço, onde ocorre grande parte do enredo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFU - 2020)Número Original: 60Código: 9142096

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Realismo
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2020
Exibir texto da questão

No romance A cor purpura, de Alice Walker, a temática do preconceito de gênero e de raça assume importância fundamental, à medida que vão sendo constituídas as experiências de vida e a subjetividade de Celie e também de sua irmã Nettie, afro-americanas nascidas no estado da Georgia, em princípios do século XX. Sobre os relacionamentos travados no romance, assinale a alternativa correta. A) As relações entre homens negros e mulheres negras, mesmo as familiares e as afetivas, são estruturadas como dominação/submissão, em que a mulher ocupa sempre o papel de submissa. B) As relações entre as mulheres negras são marcadas pela irmandade e pela resistência conjunta, posto que elas sempre protegem uma à outra diante das agressões que sofrem continuamente. C) A relação afetivo-sexual entre Celie e Shug assume a função de recusa do patriarcado e do racismo, de modo que elas abandonam a relação amorosa com os homens para serem um casal. D) A relação de mulheres negras e mulheres brancas é baseada na dessemelhança, sendo muito difícil criar vínculos comuns, pois a sociedade só aceita a mulher negra se ela for subserviente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFU - 2020)Número Original: 58Código: 9142091

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Realismo
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2020
Exibir texto da questão

O romance O cortiço, de Aluísio de Azevedo, publicado originalmente em 1890, consta como uma obra máxima do movimento Naturalista no Brasil, sendo um marco da literatura de denúncia no nosso país. Sobre a presença da estética naturalista e da crítica social em O cortiço, assinale a alternativa INCORRETA. A) Azevedo analisa o fenômeno dos cortiços que ocupavam o centro carioca a partir da noção de “romance experimental” (proposta por Emile Zola). Sendo assim, sua narrativa assume um tom imparcial para tratar dos moradores do cortiço, insurgindo-se contra a visão negativa com que eles eram mostrados pela imprensa do tempo. Seguindo preceitos inspirados pelo pensamento científico do século XIX — tais como a observação objetiva do meio e a escrita de caráter documental —, O cortiço compõe uma síntese detalhada da situação precária com que os habitantes mais pobres do Rio de Janeiro se integravam ao universo urbano desde então. Ao basear o desenvolvimento dos personagens do romance em hipóteses sociológicas e biológicas em voga na época, Azevedo procurou expor como uma estrutura social injusta acaba gerando um ciclo de degradação humana que, no decorrer do enredo, determina o destino de cada indivíduo e da coletividade. Em busca de um retrato fiel do cotidiano, a estética naturalista rompeu com os parâmetros anteriores de “bom gosto” literário, abordando temas escabrosos e polêmicos. Assim, O cortiço traça um painel anti- idealizado do Brasil, inspirando novos escritores brasileiros a incorporar uma visão mais questionadora sobre o país e seus problemas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFU - 2017)Número Original: 4Código: 7876580

Dois - Segunda Fase - Grupos 1, 2, 3 e 4 - Tipo 1

Realismo
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2017
Exibir texto da questão

Texto | De facto, a Única coisa que acontece é a consecutiva mudança da paisagem. Mas só Muidinga vê essas mudanças. Tuahir diz que são miragens, frutos do desejo de seu companheiro. Quem sabe essas visões eram resultado de tanto se confinarem ao mesmo refúgio. Por isso ele queria uma vez mais partir, tentar descobrir nem sabia o quê, uma réstia de esperança, uma saída daquele cerco. COUTO, Mia. Terra sonâmbula. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 61. Texto Il As ondas vão subindo a duna e rodeiam a canoa. A voz do miúdo quase não se escuta, abafada pelo requebrar das vagas. Tuahir está deitado, olhando a água a chegar. Agora, já o barquinho balouça. Aos poucos se vai tornando leve como mulher ao sabor de carícia e se solta do colo da terra, já livre, navegável. Começa então a viagem de Tuahir para um mar cheio de infinitas fantasias. Nas ondas estão escritas mil estórias, dessas de embalar as crianças do inteiro mundo. COUTO, Mia. Terra sonâmbula. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p.189. A) Levando-se em consideração o texto | e a leitura da obra, explique, em um parágrafo, o porquê de somente Muidinga ver as mudanças da paisagem. B) Levando-se em consideração a leitura da obra, explique, em um parágrafo, uma ideia sugerida pelo último período do texto Il.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(UFU - 2019)Número Original: 44Código: 7818860

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Realismo
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2019
Exibir texto da questão

O excerto abaixo, retirado da obra Terra sonâmbula de Mia Couto, é a reprodução do diálogo entre Kindzu e Surendra. Antoninho, o ajudante, escutava com absurdez. Para ele eu era um traidor da raça, negro fugido das tradições africanas. Passou por entre nós dois, desdelicado provocador, só para mostrar seus desdéns. No passeio, gargalhou-se alto e mau som. Me vieram à lembrança as hienas. Surendra disse, então: — Não gosto de pretos, Kindzu. — Como? Entao gosta de quem? Dos brancos? — Tambem nao. — Já sei: gosta de indianos, gosta da sua raça. — Não. Eu gosto de homens que não têm raça. É por isso que eu gosto de si, Kindzu. COUTO, Mia. Terra sonâmbula, São Paulo: Companhia das Letras, 2016. p. 15. Com base no diálogo transcrito e no enredo do romance, é correto afirmar que A) a conversa ocorre ainda no início da guerra quando Kindzu havia impedido a destruição da loja do indiano por parte de alguns negros moçambicanos. B) o romance mostra como o racismo que atravessa a sociedade moçambicana, devastada pelas guerras, é consequência imediata da colonização portuguesa. C) o romance pretende apresentar os dilemas que geraram os conflitos entre negros e indianos, povos de etnias distintas que lutam pelo território moçambicano. D) a fala de Surendra revela um desejo radical de convívio harmônico entre os diferentes, capaz de superar noções de identidade baseadas só na raça.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?