Busca de Exercícios - UFU - Igreja Católica no Período Colonial.g Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Igreja Católica no Período Colonial.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFU - 2016)Número Original: 1Código: 7876477

Dois - Segunda Fase - Primeiro Dia

Igreja Católica no Período Colonial.g

Questão de Vestibular - UFU 2016
Exibir texto da questão

A realidade religiosa de hoje em dia na América Latina demonstra a evidência o caráter superficial da cristianização autoritária conduzida outrora pelo poder colonial. No Brasil, especialmente, cultos clandestinos subsistiram — e agora afloram novamente — entre os índios e sobretudo entre os negros trazidos da Africa. Os escritores e os viajantes dos séculos XVI-XVIII não puderam deixar de assinalá-los. Ao lê-los, percebe-se que o dia pertencia aos brancos e a noite, aos escravos. Posto o sol, os caminhos do Brasil se fechavam aos brancos que se trancafiavam em suas vastas moradas por temor dos escravos. DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 266-267 (Adaptado). A catequese, indissociável do projeto colonizador português, jamais conseguiu subverter totalmente o diversificado conjunto de crenças e costumes dos indígenas e dos negros. A respeito de tal constatação, faça o que se pede. A) Apresente duas características do sincretismo religioso que marcou a colonização portuguesa no Brasil. B) Caracterize a ambiguidade da posição da Igreja Católica em relação à escravidão de indígenas e negros.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UFU - 2017)Número Original: 30Código: 7818562

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Igreja Católica no Período Colonial.g

Questão de Vestibular - UFU 2017
Exibir texto da questão

Refiro-me à destruição que pudemos fazer da grande (20 x 40 metros) e velha maloca taracuá [...] Sabe V. Rvma. que para o índio a maloca é cozinha, dormitório, refeitório, tenda de trabalho, lugar de reunião na estação de chuvas e sala de dança nas grandes solenidades. [...] A maloca é também, como costumava dizer o zeloso dom Bazola, a “casa do diabo”, pois que ali se fazem as orgias infernais, maquinam-se as mais atrozes vinganças contra os brancos e contra outros índios... Monsenhor Pedro Massa, início século XX. In: ZENUN, K. H. e ADISSI, V. M. A. Ser índio hoje: a tensão territorial. 2.ed. São Paulo: Loyola, 1999, p. 70. (Adaptado). Com a chegada dos europeus ao continente americano, teve início a subjetivação da figura do índio, delineando-se, gradativamente, a imagem do nativo ocioso, preguiçoso, indisciplinado e desorganizado. Esse ponto de vista atravessou séculos e sobrevive em nossos dias. Dessa maneira, de acordo com a citação, derrubar a maloca seria uma ação necessária, pois a moradia indígena representava o(a) A B ) tradição da cultura pagã que contrariava os planos de conversão e domínio espiritual. ) C) símbolo de superioridade da cultura indígena, quando comparada à europeia. ) baluarte de expressão da organização tribal, influência do contato com a cultura africana. D) obstáculo que impedia o trabalho de catequese no espaço conhecido como reduções.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.