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1(UFU - 2020)Número Original: 38Código: 9141198

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Processos históricos entre o fim da escravidão no Brasil e o avanço das imigrações na segunda metade do século XIX
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Questão de Vestibular - UFU 2020
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Os fazendeiros paulistas não se voltaram para o imigrante porque acreditavam nas virtudes ou na maior rentabilidade do trabalho livre, mas porque a alternativa do escravo desaparecia e era preciso dar uma resposta ao problema. Em 1887, menos de um ano da abolição, São Paulo figurava em terceiro lugar na população escrava das províncias, com 107.329 cativos, vindo, em primeiro, Minas Gerais (191.952) e, em segundo, o Rio de Janeiro (162.421). Fausto, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995. p. 203. (Adaptado) Sobre o processo migratório para o Brasil no século XIX, analise as afirmativas abaixo. |. Em um primeiro momento, iniciado em fazendas cafeeiras do interior de São Paulo, foi implementado o sistema de parcerias, no qual o trabalhador cultivava a terra do fazendeiro e parte da produção deveria ser entregue ao proprietário. ll. Foi uma política dos partidos liberal e conservador para atrair mão de obra europeia com o intuito de implementar minifúndios voltados à exportação de produtos agrícolas. Il. Os migrantes europeus saíram de suas terras de origem devido ao avanço do capitalismo industrial, da decomposição da pequena propriedade agrária e da ruína de boa parte do campesinato. IV. AlLeide Terras facilitou o acesso de ex-escravos à posse de terra, dificultou, no entanto, o mesmo acesso aos imigrantes europeus. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas. A) Apenas Ile IV. Apenas | e Il. Apenas | e III. Apenas Ill e IV. Ce” e” a” a” B C D


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2(UFU - 2016)Número Original: 16Código: 7876225

Dois - Primeira Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Proclamação da República
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Questão de Vestibular - UFU 2016
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Enfim, sabemos que a “história nacional” e a “cultura brasileira” não eram entidades naturais. E todo o esforço dos homens de letras foi o de transformar determinados valores, personagens, sentimentos e acontecimentos em tradições que deveriam por sua vez ser experimentadas e guardadas como entidade natural. Se essas tradições correspondiam ou não à verdade dos acontecimentos não importa, nem constitui uma questão, na medida em que elas não visavam a descrever uma realidade, mas sim conferir-lhe um sentido, bem como produzir a solidariedade social e viabilizar um projeto coletivo, de nação e de República. DANTAS, Carolina Vianna. Cultura história, República e o lugar dos descendentes de africanos na nação. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel e GONTIJO, Rebeca (orgs.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 245 (Adaptado). A transição para a República, no Brasil, também foi marcada por “batalhas de memórias e pela criação e recriação de mitos políticos entre os grupos políticos que procuravam afirmar seu poder. Esta dimensão simbólica pode ser ainda exemplificada pela forte expansão do positivismo que pode ser exemplificada pelo grande número de igrejas positivistas na cidade do Rio de Janeiro. pela reabilitação de personagens importantes do período colonial que eram identificados com a causa republicana, como Tiradentes. pelo esvaziamento das forças militares responsáveis pela Proclamação, cada vez mais vistas como retrógradas e incapazes de promover o republicanismo. pelo afastamento ideológico em relação aos países do continente americano, os quais, com exceção dos Estados Unidos, eram vistos como repúblicas frágeis e atravessadas por conflitos internos.


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3(UFU - 2015)Número Original: 17Código: 7876100

Dois - Primeira Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Guerra do Paraguai
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Questão de Vestibular - UFU 2015
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Para os historiadores das décadas de 1960 e 1970, o Brasile a Argentina teriam sido manipulados por interesses da Grã-Betanha, maior potência capitalista da época, para aniquilar o desenvolvimento autônomo paraguaio, abrindo um novo mercado consumidor para os produtos britânicos. A guerra era uma das opções possíveis, que acabou por se concretizar, uma vez que interessava a todos os envolvidos. Seus governantes, tendo por base informações parciais ou falsas do contexto platino e do inimigo em potencial, anteviram um conflito rápido, no qual seus objetivos seriam alcançados com o menor custo possível. Aqui não há “bandidos” ou “mocinhos”, mas interesses. DORATIOTTO, Francisco. Maldita guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 87-96. (Adaptado). A Guerra do Paraguai foi o maior conflito militar no qual o Brasil se envolveu em sua história. Nas novas interpretações dos historiadores para a guerra, A) tem sido destacada a natureza democrática do governo de Solano López, bem como a crescente industrialização do Paraguai. B) tem sido enfatizada a importância do conflito para o fortalecimento do regime monárquico brasileiro. C) tem sido valorizada a dinâmica geopolítica interna do continente sul-americano, em oposição as teorias da responsabilidade externa pela guerra. D) têm sido destacados os interesses expansionistas brasileiros como a principal causa da guerra.


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