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1(UNESP - 2014)Número Original: 1Código: 6984373

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Questões de identificações (Hist.) Errata (Tamanho) Processos e fatos históricos das revoluções industriais e seus impactos nas formas tradicionais de sociedade e de produção .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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Sob qualquer aspecto, este [a Revolução Industrial] foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha. É evidente que isto não foi acidental. (Eric Hobsbawm. 4 era das revoluções: 1789-1848, 1986.) Aponte dois fatores que justifiquem a importância dada pelo texto à Revolução Industrial e indique dois motivos do pio- neirismo britânico.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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2(UNESP - 2023)Número Original: 38Código: 13030596

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos da ação imperialista da Inglaterra no mundo ao longo do século XIX .f Questões com imagens (Hist.) Inglaterra.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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Observe o anúncio do sabonete Pears, difundido em 1887. RM ca TELS LAR (In: Eric J. Hobsbawm. A era dos impérios: 1875-1914, 2008. Adaptado.) O anúncio revela (A) o esforço britânico de obter apoio político, por meio da oferta de alimentos às populações africanas carentes. (B) a exploração imperialista britânica, que retirava minérios e frutas tropicais das possessões coloniais na Africa e na Ásia. (C) a ausência de recursos sanitários nas áreas mais afasta- das do Império britânico, o qual promoveu ações de esti- mulo à higiene pessoal. (D) o sentido religioso impresso na conquista britânica da Africa, gerado pela crença nativa de que os colonizado- res teriam origem divina. (E) a dimensão mercantil da expansão imperialista britânica, que implicava a expansão do comércio com regiões da Asia e da Africa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNESP - 2022)Número Original: 36Código: 11573887

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Aspectos das fábricas e do trabalho no interior delas no contexto da Revolução Industrial .f Inglaterra.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Entrar numa fábrica pela primeira vez podia ser uma ex- periência aterrorizante: o ruído e o movimento do maquiná- rio; o ar sufocante, cheio de pó de algodão, muitas vezes, mantido opressivamente quente para reduzir a quebra; o fe- dor penetrante de óleo de baleia e de gordura animal usados para lubrificar as máquinas (antes da disponibilidade de pro- dutos petrolíferos) e do suor de centenas de trabalhadores; os semblantes pálidos e os corpos doentios dos operários; o comportamento feroz dos supervisores, alguns dos quais car- regavam cintos ou chicotes para impor disciplina. Nas salas de tecelagem, o barulho ensurdecedor de dezenas de teares, cada um com uma lançadeira recebendo pancadas de mar- telo umas sessenta vezes por minuto, impossibilitava que os trabalhadores se ouvissem. (Joshua B. Freeman. Mastodontes: a história da fábrica e a construção do mundo modemo, 2019.) O trabalho nas primeiras fábricas inglesas é caracterizado no excerto (A) pela insalubridade e opressão no ambiente de trabalho. (B) pela apropriação do tempo e do excedente do trabalho pelo capitalista. (C) pelo aumento da produtividade e da otimização do ritmo de trabalho. (D) pelo desenvolvimento da tecnologia e da divisão de tarefas. (E) pelo aproveitamento de energia de origem mineral.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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4(UNESP - 2022)Número Original: 38Código: 11574612

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Questões de identificações (Hist.) África.b Processos e fatos históricos sobre a ocupação europeia na África a partir do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Os únicos países africanos não colonizados por potências europeias no século XIX foram (A) a África do Sul, que vivia sob forte regime de segregação racial, e a Síria, que se manteve livre graças à forte mo- bilização militar dos grupos muçulmanos. (B) a Libéria, criada na metade do século XIX por iniciativa norte-americana, e a Etiópia, que uniu cristãos e islâmi- cos na luta de resistência às investidas armadas italianas. (C) a Argélia, que obteve sua autonomia em troca de acor- dos comerciais com países mediterrânicos, e Gana, onde o poderoso Império Axânti conseguiu impedir o avanço britânico. (D) o Marrocos, ocupado pela França apenas no século XX, e Madagascar, que conseguiu evitar invasões por meio da estruturação de um forte aparato militar marítimo. (E) o Egito, que se valeu de sua tradição histórica de auto- nomia e hegemonia regional, e Angola, que obteve sua independência de Portugal no final do século XVIII.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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5(UNESP - 2021)Número Original: 36Código: 9314181

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Aspectos da primeira revolução industrial ocorrida na Inglaterra do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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O importante trabalho de fazer um alfinete é dividido em mais ou menos dezoito operações distintas. Vi uma pequena fábrica que só empregava dez operários e onde, em conse- quência, alguns deles eram encarregados de duas ou três operações. Mas, embora a fábrica fosse muito pobre e, por isso, mal aparelhada, quando em atividade, eles conseguiam fazer cerca de doze libras de alfinetes por dia: ora, cada libra contém mais de quatro mil alfinetes de tamanho médio. Assim, esses dez operários podiam fazer mais de quarenta e oito mil alfinetes por dia de trabalho; logo, se cada ope- rário fez um décimo desse produto, podemos dizer que fez, num dia de trabalho, mais de quatro mil e oitocentos alfinetes. Mas, se todos tivessem trabalhado à parte e independente- mente uns dos outros, e se eles não tivessem sido moldados a essa tarefa particular, cada um deles não teria feito, com certeza, vinte alfinetes. (Adam Smith. A riqueza das nações (1776). Apud: André Gorz. Crítica da divisão do trabalho, 1980. Adaptado.) Considerando que uma libra equivale a aproximadamente 450 gramas, o texto indica que (A) o modelo de fábrica ampliou imensamente a capacidade de produção de alfinetes, pois as máquinas substituíram o trabalho humano com evidente melhoria na qualidade da mercadoria final. (B) a mecanização e o parcelamento de tarefas reduziram a capacidade de produção de alfinetes, pois criaram difi- culdades para que o conjunto dos operários operasse as máquinas. (C) a massa de um alfinete de tamanho médio equivale a 10% de uma libra e, em decorrência, a produção diária da fábrica gerava cerca de 4,5 kg de mercadorias. (D) o trabalho individual de cada operário envolvia o manejo diário de quatro mil e oitocentos alfinetes, que represen- tavam, em massa, cerca de 540 gramas. (E) a divisão de tarefas na fábrica homogeneizou a capaci- dade produtiva individual dos trabalhadores e eliminou a necessidade de controle patronal sobre a produção.


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