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1(UNESP - 2021)Número Original: 36Código: 9350704

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Questões com imagens (Hist.) Conflitos políticos, econômicos e culturais que contribuíram para a eclosão da Revolução Francesa no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Observe a gravura de Isidore-Stanislas Helman (1743-1806). 7 (“Abertura dos Estados Gerais em Versalhes, 5 de maio de 1789”. https://revistapesquisafapesp.br, maio de 2018.) O evento representado na imagem mostra (A) o poder legislativo, composto por representantes de todas as classes sociais e responsável pela proposição e criação das leis federais. (B) uma assembleia popular, reunida em caráter permanente e aberta à participação direta de todos os cidadãos. (C) o poder moderador, composto por representantes de organismos sociais e políticos e responsável pelo con- trole sobre as decisões do rei. (D) o poder executivo, composto pelos membros da nobreza e do clero e responsável pelas decisões relativas à polií- tica exterior. (E) uma assembleia consultiva, convocada esporadicamente pelo rei e formada por representantes das três ordens sociais.


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     C     
     D     
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2(UNESP- SP - 2020)Número Original: 2Código: 7506118

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Conflitos políticos, econômicos e culturais que contribuíram para a eclosão da Revolução Francesa no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Leia os dois textos, escritos no final do século XVIII. TEXTO 1 O grande dia, resultado da libertação, começava a me despertar; respirava livremente, quando vi diante de mim uma multidão em tumulto. Não fiquei surpreso... Aproximo-me e... oh! espetáculo de horror! Vejo duas cabeças na ponta de uma lança!... Aterrorizado, informo-me... “São”, diz-me um açougueiro, “as cabeças de Flesselles e de De Launay... Ouvindo isso, estremeço! Vejo uma nuvem de males pairar sobre a infeliz capital dos franceses... Mas a informação não estava inteira- mente correta: a cabeça de Flesselles, o rosto desfigurado pelo tiro de pistola que há pouco acabara com sua vida, rolava nas águas do Sena. Eram De Launay e seu major que eu via ultrajados! Prossigo: mil vozes de arauto para a Novidade... [...] Não acreditei e fui ver o cerco de perto... No meio da Greve, en- contro um corpo sem a cabeça estendido no meio do riacho, rodeado por cinco ou seis indiferentes. Faço perguntas... É O governador da Bastilha... Que pensamentos!... Esse homem, outrora impassível diante do desespero dos infelizes enterrados vivos sob sua guarda, por ordem de execráveis ministros, ei-lo!... (Restif de la Bretonne. As noites revolucionárias, 1989.) TEXTO 2 Oh! Aquela alegria me deu náuseas. Sentia-me ao mesmo tempo satisfeito e descontente. E eu disse, tanto melhor e tanto pior. Eu entendia que o povo comum estava tomando a justiça em suas mãos. Aprovo essa justiça [...] mas poderia não ser cruel? Castigos de todos os tipos, arrastamento e esquartejamento, tortura, a roda, o cavalete, a fogueira, verdugos proliferando por toda parte trouxeram tanto prejuízo aos nossos costumes! Nossos senhores [...] colherão o que semearam. (Graco Babeuf apud Robert Darnton. O beijo de Lamourette: midia, cultura e revolução, 1990.) a) Cite o evento histórico a que o texto 1 se refere e a situação sociopolítica e econômica a que esse evento se opôs. b) Identifique o elemento comum aos dois textos e explique a última frase do texto 2.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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3(UNESP- SP - 2009)Número Original: 4Código: 14199

Provas Específicas - Ciências Humanas - Meio de Ano

Questões de identificações (Hist.) França.b Medidas políticas inovadoras instituídas pelo governo jacobino no período de terror revolucionário .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Com a aliança entre jacobinos e sans-culottes, a revolução dava um passo à frente, à esquerda, ganhando uma nova forma política e um novo conteúdo social. (Modesto Florenzano, As revoluções burguesas) No contexto da Revolução Francesa. explique duas medidas que revelam o caráter inovador do governo jacobino (1792-1794).


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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4(UNESP - 2018)Número Original: 37Código: 7002534

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Processos e fatos históricos sobre a participação da mulher na Revolução Francesa e na luta por direitos .f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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(www.fafich.ufmg.br) A gravura representa a marcha de mulheres revolucionárias até o palácio real de Versalhes em 5 de outubro de 1789. A participação das mulheres na Revolução Francesa (A) levou à conquista do direito de voto, porém não do direito de exercer cargos executivos no novo governo francês. (B) teve ressonância parcial nas decisões políticas, pois ape- nas as mulheres da alta burguesia envolveram-se nos protestos políticos e civis. (C) foi notável nas manifestações e clubes políticos, porém seus direitos políticos e sociais não foram ampliados significativamente. (D) originou a igualdade de direitos civis em relação aos ho- mens após a proclamação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. (E) diminuiu bastante após os conflitos e a violência genera- lizada que marcaram a tomada da Bastilha.


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5(UNESP - 2016)Número Original: 37Código: 6985141

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos ideológicos do movimento de independência dos Estados Unidos no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Todos os homens são criados iguais, dotados pelo Cria- dor de certos direitos inalienáveis, entre os quais figuram a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Para assegurar es- ses direitos, entre os homens se instituem governos, que de- rivam seus justos poderes do consentimento dos governados. Sempre que uma forma de governo se dispõe a destruir essas finalidades, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la, e instituir um novo governo, assentando seu fundamento sobre tais princípios e organizando seus poderes de tal forma que a ele pareça ter maior probabilidade de alcançar-lhe a seguran- ça e a felicidade. (Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776). In: Harold Syrett (org.). Documentos históricos dos Estados Unidos, 1988.) O documento expõe o vínculo da luta pela independência das treze colônias com os princípios (A) liberais, que defendem a necessidade de impor regras rígidas de protecionismo fiscal. (B) mercantilistas, que determinam os interesses de expan- são do comércio externo. (C) iluministas, que enfatizam os direitos de cidadania e de rebelião contra governos tirânicos. (D) luteranos, que obrigam as mulheres e os homens a lutar pela própria salvação. (E) católicos, que justificam a ação humana apenas em fun- ção da vontade e do direito divinos.


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