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41(UNESP- SP - 2008)Número Original: 52Código: 14657

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Revoluções Inglesas.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Arevolução inglesa de 1640 (...) destruiu o antigo aparelho de Estado, impondo limites ao poder real, submetendo-o ao poder do Parlamento (...) Eliminou a autonomia financeira do poder real, confiscando-lhe as propriedades e transformando o próprio conceito de propriedade individual e absoluta (...) O poder mudou de mãos... agora passava aos domínios da pequena nobreza rural, a gentry, identificada com a burguesia mercantil. (José Jobson de Andrade Arruda, 4 revolução inglesa.) Segundo o texto, a revolução inglesa (A) reforçou o antigo aparelho de Estado e manteve intacta a propriedade real identificada com os privilégios da nobreza. (B) submeteu o rei ao poder do parlamento, composto pela gentry e pela burguesia, cujos interesses privilegiavam a propriedade real. (C) destruiu o antigo aparelho de Estado e transferiu a proprie- dade real para as mãos do Parlamento, isto é, para a alta aristocracia. (D) limitou o poder do Parlamento, que agora passa a ser exercido também pelo rei, cujo interesse maior é privile- giar a gentry e a burguesia. (E) transformou a propriedade real em propriedade privada e legitimou o poder do Parlamento, representante da gentry e da burguesia.


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42(UNESP- SP - 2014)Número Original: 34Código: 32259

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Expansão marítima portuguesa.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor: Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu. (Fernando Pessoa Mar Português. Obra poética, 1960. Adaptado ) Entre outros aspectos da expansão marítima portuguesa a partir do século XV, o poema menciona (A) o sucesso da empreitada, que transformou Portugal na principal potência europeia por quatro séculos. (B) o reconhecimento do papel determinante da Coroa no estímulo às navegações e no apoio financeiro aos fami- liares dos navegadores. (C) a crença religiosa como principal motor das navegações, o que justifica o reconhecimento da grandeza da alma dos portugueses. (D) a percepção das perdas e dos ganhos individuais e coleti- vos provocados pelas navegações e pelos riscos que elas comportavam. (E) a dificuldade dos navegadores de reconhecer as diferen- gas entre os oceanos, que os levou a confundir a América com as Índias.


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43(UNESP- SP - 2008)Número Original: 51Código: 14853

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Reforma e Contrarreforma
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Galileu, talvez mais que qualquer outra pessoa, foi o respon- sável pelo surgimento da ciência moderna. O famoso conflito com a Igreja católica se demonstrou fundamental para sua filosofia; é dele a argumentação pioneira de que o homem pode ter expectativas de compreensão do funcionamento do universo e que pode atingi-la através da observação do mundo real. (Stephen Hawking. Uma breve história do tempo.) O “famoso conflito com a Igreja católica” a que se refere o autor corresponde (A) à decisão de Galileu de seguir as idéias da Reforma Protestante, favoráveis ao desenvolvimento das ciências modernas. (B) ao julgamento de Galileu pela Inquisição, obrigando-o a renunciar publicamente às idéias de Copérnico. (C) à opção de Galileu de combater a autoridade política do Papa e a venda de indulgências pela Igreja. (D) à crítica de Galileu à livre interpretação da Bíblia, ao racionalismo moderno e à observação da natureza. (E) à defesa da superioridade da cultura grega da antigúi- dade, feita por Galileu, sobre os princípios das ciências naturais.


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44(UNESP- SP - 2007)Número Original: 56Código: 15052

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Tráfico de escravos no mercantilismo (Sistemas Coloniais)
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Questão de Vestibular - UNESP 2007
Questão de Vestibular - UNESP 2007
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Aidéia exposta neste livro é diferente e relativamente simples: a colonização portuguesa, fundada no escravismo, deu lugar a um espaço econômico e social bipolar; englobando uma zona de produção escravista situada no litoral da América do Sul e uma zona de reprodução de escravos centrada em Angola. (Luis Felipe de Alencastro, O trato dos viventes.) A partir do texto, pode-se concluir que (A) (B) (©) (D) (E) as duas regiões de colonização no Atlântico Sul eram independentes, unidas somente pela subordinação à metrópole. a presença dos colonizadores portugueses assegurou a produção agroexportadora no continente africano, do século XVI ao XVIII as duas regiões unidas pelo oceano formaram um só sistema de exploração colonial criado pelos portugueses nos séculos XVI e XVII. a Coroa portuguesa privilegiava a porção africana, isto é, a reprodução de escravos, dentro do império colonial, nos séculos XVI e XVII. nossa história não coincide com o nosso território colo- nial, isto é, a colônia portuguesa da América do Sul era simples prolongamento da Europa.


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45(UNESP- SP - 2014)Número Original: 35Código: 32256

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Práticas do sistema mercantilista (História)
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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O comércio foi de fato o nervo da colonização do Antigo Regime, isto é, para incrementar as atividades mercantis pro- cessava-se a ocupação, povoamento e valorização das novas áreas. E aqui ressalta de novo o sentido da colonização da época Moderna; indo em curso na Europa a expansão da economia de mercado, com a mercantilização crescente dos vários setores produtivos antes à margem da circulação de mercadorias — a produção colonial era uma produção mer- cantil, ligada às grandes linhas do tráfico internacional. (Femando A. Novais. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808), 1981. Adaptado) O mecanismo principal da colonização foi o comércio entre colônia e metrópole, fato que se manifesta (A) na ampliação do movimento de integração econômica europeia por meio do amplo acesso de outras potências aos mercados coloniais (B) na ausência de preocupações capitalistas por parte dos colonos, que preferiam manter o modelo feudal e a hege- monia dos senhores de terras. (C) nas críticas das autoridades metropolitanas à persistên- cia do escravismo, que impedia a ampliação do mercado consumidor na colônia (D) no desinteresse metropolitano de ocupar as novas terras conquistadas, limitando-se à exploração imediatista das riquezas encontradas. (E) no condicionamento político, demográfico e econômico dos espaços coloniais, que deveriam gerar lucros para as economias metropolitanas.


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