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1(UNESP - 2022)Número Original: 60Código: 11574033

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Categorias e conceitos filosóficos relacionados com a aquisição do conhecimento de indivíduos e grupos na dimensão da realidade concreta .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Muito antes de a farmacologia moderna desvendar cienti- ficamente a ação da cafeína sobre o sistema nervoso central, especialmente seu efeito estimulante, as comunidades indí- genas da Amazônia se beneficiavam das propriedades desta substância no alívio da fadiga, por meio do emprego do gua- raná, sem necessariamente compreender sua composição química ou outras possibilidades terapêuticas. (Ediara R. G. Rios et al. “Senso comum, ciência e filosofia — elo dos saberes necessários à promoção da saúde”. Ciência & Saúde Coletiva, 2007. Adaptado.) O excerto ressalta um aspecto importante para o estudo do conhecimento, segundo o qual (A) o senso comum pode engendrar o desenvolvimento de uma teoria científica. (B) as proposições teóricas se sobrepõem às demonstra- ções empíricas. (C) o poder de convencimento é superior ao efeito dos argu- mentos. (D) os usos de cafeína por indígenas têm cunho essencial- mente religioso. (E) o saber é relevante em uma comunidade quando corro- borado pela ciência.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
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2(UNESP - 2018)Número Original: 55Código: 7002249

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Sou imperfeito, logo existo. Sustento que o ser ou é carência ou não é nada. Sustento que uma pessoa com deficiência intelectual é um ser com carências e imper- feições. Sustento que eu, você e ele somos seres com carências e imperfeições. Portanto, concluo que nós, os seres humanos, pelo fato de existir, somos — TODOS - in- capazes e capazes intelectualmente. A diferença entre um autista severo e eu é o grau de carência, não a diferença entre o que somos. A “razão alterada” é um tipo de ra- cionalidade diferenciada que considera as pessoas como seres únicos e não categorizados em padrões sociais que agrupam as pessoas por níveis, índices ou coeficientes. (Chema Sánchez Alcón. “Crítica de la razón alterada”. http:/losojosdehipatia.com.es, 30.10.2016. Adaptado.) De acordo com o texto, “razão alterada” é (A) uma racionalidade tradicional voltada à pesquisa filo- sófica do ser como entidade metafísica. (B) um conceito científico empregado para legitimar pa- drões de normalidade com base na biologia. (C) um conceito filosófico destinado a criticar a valoriza- ção da diferença no campo intelectual. (D) uma metodologia científica que expressa a diferença entre seres humanos com base no coeficiente inte- lectual. (E) um tipo de racionalidade contestadora de padrões so- ciais e dotada de pretensões universalistas.


Opções de Resposta: 
     A     
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