Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNESP - Filosofia Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Filosofia
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

36(UNESP - 2022)Número Original: 60Código: 11574983

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Objeto de estudo da filosofia sobre a estética e sua importância para a produção do conhecimento .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

À primeira vista, porém, a arte do cinema aparenta ser demasiado simples e até mesmo estúpida. Vê-se o Rei dan- do um aperto de mão a um time de futebol; eis o iate de Sir Thomas Lipton; eis, enfim, Jack Horner vencendo o Grand National. Os olhos consomem tudo isso instantaneamente e o cérebro, agradavelmente excitado, põe-se a observar as coisas acontecerem sem se atarefar com nada. Mas qual é, pois, a sua surpresa ao ser, de repente, despertado em meio à sua agradável sonolência e chamado a prestar socorro? O olho está em apuros. Necessita de ajuda. Diz, então, ao cé- rebro: “Está ocorrendo algo que de modo algum posso enten- der. Tu me és necessário”. Juntos olham para o Rei, o barco, o cavalo e o cérebro; de imediato, vê que eles se revestiram de uma qualidade que não pertence à mera fotografia da vida mesma. (Virginia Woolf. “O cinema”. Rapsódia, 2006. Adaptado.) Com o surgimento da disciplina estética, no século XVIII, entendeu-se que a arte é capaz de produzir ajuizamentos. O texto aborda o tema por meio da constatação da autora de que (A) se estabeleceu maior relevância aos temas representa- dos pelas artes. (B) se reconheceu a importância da sensibilidade no proces- so do conhecimento. (C) ocorreu um intenso diálogo entre os artistas, tais como cineastas e literários. (D) houve a evolução das linguagens artísticas em relação às suas técnicas. (E) se proliferaram novas manifestações artísticas com pos- turas críticas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

37(UNESP- SP - 2020)Número Original: 55Código: 7505979

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos do conceito filosófico da arché desenvolvido pelos filósofos pré-socráticos .f Grécia.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
Exibir texto da questão

Em 4 de julho de 2012, foi detectada uma nova partícula, que pode ser o bóson de Higgs. Trata-se de uma partícula elementar proposta pelo físico teórico Peter Higgs, e que va- lidaria a teoria do modelo padrão, segundo a qual o bóson de Higgs seria a partícula elementar responsável pela origem da massa de todas as outras partículas elementares. (Jean Júnio M. Pimenta et al. “O bóson de Higgs”. In: Revista brasileira de ensino de física, vol. 35, nº 2, 2013. Adaptado.) O que se descreve no texto possui relação com o conceito de arqué, desenvolvido pelos primeiros pensadores pré-socráti- cos da Jônia. A arqué diz respeito (A) à retórica utilizada pelos sofistas para convencimento dos cidadãos na pólis. (B) a uma explicação da origem do cosmos fundamentada em pressupostos mitológicos. (C) à investigação sobre a constituição do cosmos por meio de um princípio fundamental da natureza. (D) ao desenvolvimento da lógica formal como habilidade de raciocínio. (E) à justificação ética das ações na busca pelo entendimen- to sobre o bem.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

38(UNESP- SP - 2020)Número Original: 11Código: 7506091

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Objeto de estudo da filosofia sobre a estética e sua importância para a produção do conhecimento .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2020
Exibir texto da questão

TEXTO 1 A Estética sob o aspecto de mera “ciência da sensibilidade” chega ao seu fim no século XX e é progressivamente subs- tituída por um discurso que conjuga racionalidade e afetividade. Agora será preciso tentar compreender aisthesis não mais através da dicotomia tradicional entre senso (razão) e sensível (afetividade), mas como uma experiência simultânea de percepção sensível e percepção de sentido (racional). (Charles Feitosa. Explicando a filosofia com arte, 2004. Adaptado.) TEXTO 2 Inicialmente Kant opera com o termo estética na Crítica da razão pura segundo o significado de conhecimento sensível, no campo da teoria do conhecimento. Nessa obra, a estética designa uma importante parte da teoria do conhecimento. Segundo Kant, “sem sensibilidade nenhum objeto nos seria dado, e sem entendimento nenhum objeto seria pensado. Pen- samentos sem conteúdo são vazios, intuições sem conceito são cegas”. O conhecimento possui duas partes. (Marco Aurélio Werle. “O lugar de Kant na fundamentação da estética como disciplina filosófica”. In: Doispontos, vol. 2, nº 2, outubro de 2005. Adaptado.) a) Qualo principal objeto de investigação filosófica da disciplina Estética? Por que a Estética é tradicionalmente associada a sensibilidade? b) De acordo com o texto 2, quais são as “duas partes” do conhecimento? Qual a importância da estética na produção do conhecimento?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

39(UNESP - 2019)Número Original: 58Código: 6985000

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Interdisciplinar Processos biotecnológicos e éticos sobre a natureza humana e suas possibilidades no século XXI .f Mundo.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
Exibir texto da questão

Nosso conhecimento científico “está começando a nos capacitar a interferir diretamente nas bases biológicas ou psicológicas da motivação humana, por meio de drogas ou por seleção ou engenharia genética, ou usando dispositi- vos externos que interferem no cérebro ou nos processos de aprendizagem”, escreveram recentemente os filósofos Julian Savulescu e Ingmar Persson. [...] James Hughes, es- pecialista em bioética [...], defendeu o aprimoramento moral, afirmando que ele deve ser voluntário e não coercitivo. “Com a ajuda da ciência, poderemos descobrir nossos caminhos para a felicidade e virtude proporcionadas pela tecnologia”. (Hillary Rosner. “Seria bom viver para sempre?” www.sciam.com.br, outubro de 2016.) As possibilidades tecnologicas descritas no texto permitem afirmar que (A) o aprimoramento visado pelos pesquisadores desvalori- za O progresso técnico no campo neurocientífico. (B) tais interferências técnicas somente seriam possibilitadas sob um regime político totalitário. (C) ideais espiritualistas de meditação permitem concen- tração intensa da mente. (D) o caráter voluntário dos experimentos elimina a existên- cia de controvérsias de natureza ética. (E) os recursos científicos estão direcionados ao aperfeiçoa- mento técnico da espécie humana.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

40(UNESP- SP - 2020)Número Original: 58Código: 7505985

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Conceitos filosóficos sobre arte e sua prática no mundo contemporâneo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
Exibir texto da questão

TEXTO 1 Com a falta de evidência do conceito de arte, e com a evidência de sua historicidade, ficam em questão não só a criação artística produzida no presente e a herança cultural clássica ou moderna, mas também a relação problemática entre a arte e as várias modalidades de produção de ima- gens e de ofertas de entretenimento que surgiram a partir do século XX. (Pedro Sússekind. Teoria do fim da arte, 2017. Adaptado.) TEXTO 2 A discussão sobre o grafite como arte ou como vandalis- mo reflete o modo como cada gestão pública entende essas intervenções urbanas. Até 2011, o grafite em edifícios públi- cos era considerado crime ambiental e vandalismo em São Paulo. A partir daquele ano, somente a pichação continuou sendo crime. De um modo geral, a pichação é considerada uma intervenção agressiva e que degrada a paisagem da ci- dade. O grafite, por sua vez, é considerado arte urbana. (Lais Modelli. “De crime a arte: a história do grafite nas ruas de São Paulo”. www.bbc.com, 28.01.2017. Adaptado.) No contexto filosófico sobre o conceito de arte, os dois textos concordam em relação à (A) necessidade de engajamento político no processo autoral. (B) ausência de critério consensual na legitimação artística. (C) carência de investimento privado na formação artística. (D) atuação de legislação pública no cenário criativo. (E) exigência de embasamento tradicional na produção cultural.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?