Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNESP - Controle Biológico (Ecologia) Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Controle Biológico (Ecologia)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2014)Número Original: 66Código: 6984259

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características dos diferentes métodos utilizados no controle da praga das plantações de soja.t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
Exibir texto da questão

Leia os três excertos que tratam de diferentes métodos para o controle da lagarta da espécie Helicoverpa armigera, praga das plantações de soja. Texto | Produtores de soja das regiões da BA e MT começam os trabalhos de combate à praga. Um dos instrumentos para isso é a captura das mariposas. O trabalho é feito com uma armadilha. As mariposas são atraídas pela luz, entram na armadilha e ficam presas em uma rede. (Lagarta helicoverpa atrapalha produção de soja no MT e na BA. http://gl globo.com) Texto 2 À INTACTA RR2 PRO, nova soja patenteada pela mul- tinacional Monsanto, passa a ser comercializada na safra 2013/2014 no país. À inovação da nova semente é a resistên- cia às principais lagartas que atacam o cultivo. Um gene in- serido faz a soja produzir uma proteina, que funciona como inseticida, matando a lagarta quando tenta se alimentar da folha. (www.abrasem.com.br. Adaptado.) Texto 3 Á lagarta que está causando mais de um bilhão de pre- juízo nas lavouras no país pode ser controlada por minús- culas vespas do gênero Trichogramma, segundo pesquisa- dor da Embrapa. (Pesquisador da Embrapa aposta no controle biológico contra lagarta helicoverpa. www.epochtimes.com.br) Sobre os três métodos apresentados de controle da praga, é correto afirmar que o método referido pelo texto (A) 2, conhecido como transgenia, tem a desvantagem de trazer riscos à população humana, uma vez que a soja re- sistente é obtida utilizando-se elementos radioativos que induzem as mutações desejadas na plantação. (B) 2 baseia-se na utilização de grandes quantidades de inse- ticida resultando, em curto prazo, na diminuição da po- pulação de lagartas, porém faz com que, em longo prazo, as lagartas adquiram resistência, o que exigirá a aplica- ção de mais inseticida. (C) 1, conhecido como controle biológico de pragas, utiliza procedimentos mecânicos para diminuir a população de lagartas na plantação e, deste modo, além de promover o rápido extermínio da praga, não traz prejuízos à saúde. (D) 3 baseia-se nas relações tróficas, utilizando um consumi- dor secundário que, ao controlar a população do consu- midor primário, garante a manutenção da população que ocupa o primeiro nível trófico. (E) 3 é ecologicamente correto, pois permite o crescimento do tamanho populacional de todos os organismos envol- vidos, assegurando ainda que as vespas soltas na lavou- ra promovam a polinização necessária à produção dos grãos de soja.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP- SP - 2009)Número Original: 5Código: 14181

Provas Específicas - Ciências Biológicas - Meio de Ano

Controle Biológico (Ecologia) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
Exibir texto da questão

No Brasil. o milho é uma das principais culturas agrícolas. A lagarta-do-cartucho. Spodoptera frugiperda. é a principal praga da cultura do milho. Um trabalho desenvolvido na Embrapa Milho e Sorgo. em Sete Lagoas. MG. teve como ob- jetivo quantificar as perdas na cultura do milho em decorrência do ataque de S. frugiperda, na ausência e presença de seus inimigos naturais. em diferentes fases do desenvolvimento larval da praga. No experimento, um grupo de plantas ficou exposto para que as pragas ficassem sujeitas à ação de seus inimigos naturais: em outro grupo. as plantas foram protegidas com gaiolas para evitar a ação de inimigos naturais sobre as lagartas da praga. Os danos causados pelas lagartas nas plantas foram avaliados e receberam notas de O a 5, em uma escala crescente de dano. As figuras apresentadas a seguir mostram as frequências de notas de danos da praga nas plantas estudadas. em função da ausência de proteção ou da proteção total. em relação aos seus inimigos naturais. Sem proteção 507 = 404 3 § 39] 2° O dia É 204 104 A , a 4 | 0 1 2 3 4 5 nota de dano Com proteção 504 #40 3 & go 1 16 dias É 204 105 y oa 4 4 | 0 1 2 3 4 5 nota de dano (Pesquisa Agropecuária Brasileira. 12.2006. Adaptado) Quala conclusão a extrair desses experimentos. com base nos dados obtidos pelos pesquisadores?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP- SP - 2011)Número Original: 62Código: 13691

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Controle Biológico (Ecologia) Tecnologia do DNA-recombinante Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
Exibir texto da questão

Uma novidade dos cientistas: Combate à dengue com a ajuda do próprio mosquito transmissor Para os animais, o ato sexual é o caminho para a per- petuação da espécie. Um objetivo primordial que está se invertendo — pelo menos para o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Por meio de manipulação genética, uma população de machos criada em laboratório recebeu um gene modificado que codifica uma proteina letal à prole. Quando esses machos cruzam com fêmeas normais existentes em qualquer ambiente, transmitem o gene à prole, que morre ainda no estágio larval. A primeira liberação na natureza des- ses animais geneticamente modificados no Brasil foi aprova- da em dezembro de 2010 pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A linhagem deverá ser liberada no município de Juazeiro, no estado da Bahia. (Evanildo da Silveira. Pesquisa FAPESP, fevereiro de 2011. Adaptado.) Sobre a notícia, pode-se afirmar corretamente que os mosquitos (A) transgênicos liberados no ambiente irão se reproduzir e aumentar em número, substituindo a população original. (B) criados em laboratório, quando liberados no ambiente, irão contribuir com a redução do tamanho populacional das gerações seguintes. (C) geneticamente modificados são resistentes à infecção pelo vírus causador da dengue, o que reduz a probabilidade de transmissão da doença. (D) são portadores de uma mutação em um gene relacionado à reprodução, tornando-os estéreis e incapazes de se repro- duzirem e transmitirem a dengue. (E) modificados produzem prole viável somente se cruzarem com fêmeas, também modificadas, portadoras do mesmo gene.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP- SP - 2009)Número Original: 17Código: 14519

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Controle Biológico (Ecologia) Darwinismo (Teorias da evolução) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
Exibir texto da questão

Suponha que em determinado lugar haja oito casais de pás- saros e apenas quatro pares deles procriem, por ano, somente quatro descendentes, e que estes continuem procriando a sua prole na mesma proporção; então, ao final de sete anos (uma vida curta, excluindo mortes violentas, para qualquer pássaro) haverá 2048 pássaros ao invés dos dezesseis originais. Como este aumento é quase impossível, devemos concluir que ou esses pássaros não criam nem metade da sua prole, ou a média de vida de um pássaro não chega, devido a acidentes, a sete anos. Ambas as formas de controle provavelmente ocorrem. Esse texto está nas páginas iniciais do manuscrito de Charles Darwin. 4 Respeito da Variação de Seres Orgânicos na Na- tureza, lido em reunião da Sociedade Lineana, em Londres. no dia 1.º de julho de 1858. No texto, Darwin utiliza-se da hipótese de (A) Malthus sobre a velocidade de crescimento das popula- ções, e demonstra que esta hipótese está errada, pois nas populações de animais silvestres a seleção natural impede o crescimento populacional. (B) Malthus sobre a velocidade de crescimento das popu- lações, e conclui que a tendência ao crescimento expo- nencial das populações não se aplica às populações de animais silvestres. (C) Malthus sobre a velocidade de crescimento das popula- ções e conclui que, apesar da tendência ao crescimento exponencial, fatores que causam a morte de filhotes e adultos controlam o crescimento populacional. (D) Hardy e Weinberg, segundo a qual o tamanho da popu- lação mantém-se constante ao longo das gerações, uma vez que é controlado por fatores como a morte acidental ou não sobrevivência da prole. (E) Hardy e Weinberg, segundo a qual, na ausência de fatores como seleção e mutação, a população manter-se-á em equilíbrio, uma vez que a taxa de natalidade será igual à de mortalidade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP- SP - 2013)Número Original: 61Código: 34012

Prova de Conhecimento Gerais - Meio de Ano

Viroses Controle Biológico (Ecologia) Relações ecológicas Desarmônicas Relações Ecológicas (Biologia) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
Exibir texto da questão

Bactéria pode atuar como “vacina” para dengue Pesquisadores anunciaram que a bactéria Wolbachia pipientis pode atuar como uma “vacina” para o Aedes aegypti, bloqueando a multiplicação do vírus dentro do inseto. “Quando inoculamos a bactéria no Aedes aegypti, ficamos surpresos ao ver que ela, além de diminuir o tempo de vida do mosquito, também fazia com que o virus não se desenvolvesse”. À Wolbachia pipientis sd pode ser transmitida verticalmente (de mãe para filho), por meio do ovo da fêmea do mosquito. Fêmeas com Wolbachia pipientis sempre geram filhotes com a bactéria no processo de reprodução. “Por isso, uma vez estabelecido o método em campo, os mosquitos continuam a transmitir a bactéria naturalmente para seus descendentes”, disseram os pesquisadores. (www jb.com br. Adaptado.) De acordo com a notícia, conclui-se corretamente que (A) as fêmeas de Aedes aegypti transmitirão aos seus descen- dentes a resistência ao vírus da dengue, mas os machos de Aedes aegypti. filhos de fêmeas não resistentes, continuarão transmitindo o vírus da doença. (B) a infecção das pessoas pelo vírus da dengue pode diminuir com o aumento, no ambiente, de Aedes aegypti infectados pela Wolbachia pipientis. (C) os sintomas da doença poderão não se manifestar em pa- cientes com dengue, pois a Wolbachia pipientis diminui o tempo de vida dos mosquitos e não permite que o vírus se desenvolva. (D) a dengue pode ser erradicada se as pessoas forem vacinadas “com uma vacina produzida a partir da Wolbachia pipientis. (E) asesistência ao vírus é geneticamente determinada dentre os mosquitos Aedes aegypti, uma vez que só pode ser transmi- tida verticalmente, de mãe para filho.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?