Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2009)Número Original: 5Código: 14181

Provas Específicas - Ciências Biológicas - Meio de Ano

Controle Biológico (Ecologia) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
Exibir texto da questão

No Brasil. o milho é uma das principais culturas agrícolas. A lagarta-do-cartucho. Spodoptera frugiperda. é a principal praga da cultura do milho. Um trabalho desenvolvido na Embrapa Milho e Sorgo. em Sete Lagoas. MG. teve como ob- jetivo quantificar as perdas na cultura do milho em decorrência do ataque de S. frugiperda, na ausência e presença de seus inimigos naturais. em diferentes fases do desenvolvimento larval da praga. No experimento, um grupo de plantas ficou exposto para que as pragas ficassem sujeitas à ação de seus inimigos naturais: em outro grupo. as plantas foram protegidas com gaiolas para evitar a ação de inimigos naturais sobre as lagartas da praga. Os danos causados pelas lagartas nas plantas foram avaliados e receberam notas de O a 5, em uma escala crescente de dano. As figuras apresentadas a seguir mostram as frequências de notas de danos da praga nas plantas estudadas. em função da ausência de proteção ou da proteção total. em relação aos seus inimigos naturais. Sem proteção 507 = 404 3 § 39] 2° O dia É 204 104 A , a 4 | 0 1 2 3 4 5 nota de dano Com proteção 504 #40 3 & go 1 16 dias É 204 105 y oa 4 4 | 0 1 2 3 4 5 nota de dano (Pesquisa Agropecuária Brasileira. 12.2006. Adaptado) Quala conclusão a extrair desses experimentos. com base nos dados obtidos pelos pesquisadores?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 20

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Controle Biológico (Ecologia)

Exibir Questões - UNESP

Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2013)Número Original: 90Código: 32974

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Controle Biológico (Ecologia) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
Exibir texto da questão

Apesar de belos e impressionantes, corais exóticos encontrados na Ilha Grande podem ser uma ameaça ao equilíbrio dos ecossistemas do litoral do Rio de Janeiro. Originários do Oceano Pacífico, esses organismos foram trazidos por plataformas de petróleo e outras embarcações, provavelmente na década de 1980, e disputam com as espécies nativas elementos primordiais para a sobrevivência, como espaço e alimento. Organismos invasores são a segunda maior causa de perda de biodiversidade, superados somente pela destruição ireta de hábitats pela ação do homem. As populações de espécies invasoras crescem indefinidamente e ocupam o espaço de organismos nativos. LEVO 1 Disponivel om: pianciancio uol comb Acesso em: dez 201! (adaptado). As populações de espécies invasoras crescem bastante por terem a vantagem de O não apresentarem genes deletérios no seu pool génico. O não possuírem parasitas e predadores naturais presentes no ambiente exótico. O apresentarem características genéticas para se o adaptarem a qualquer clima ou condição ambiental. apresentarem capacidade de consumir toda a variedade de alimentos disponibilizados no ambiente exótico. O apresentarem características fisiológicas que lhes conferem maior tamanho corporal que o das espécies nativas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(ENEM- BR - 2008)Número Original: 20Código: 4042

Prova amarela

Controle Biológico (Ecologia) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2008
Questão de Vestibular - ENEM 2008
Exibir texto da questão

Usada para dar estabilidade aos navios, a água de lastro acarreta grave problema ambiental: ela introduz indevidamente, no país, espécies indesejáveis do ponto de vista ecológico e sanitário, a exemplo do mexilhão dourado, molusco originário da China. Trazido para o Brasil pelos navios mercantes, o mexilhão dourado foi encontrado na bacia Paraná-Paraguai em 1991. Adisseminação desse molusco e a ausência de predadores para conter o crescimento da população de moluscos causaram vários problemas, como o que ocorreu na hidrelétrica de Itaipu, onde o mexilhão alterou a rotina de manutenção das turbinas, acarretando prejuízo de US$ 1 milhão por dia, devido à paralisação do sistema. Uma das estratégias utilizadas para diminuir o problema é acrescentar gás cloro à água, o que reduz em cerca de 50% a taxa de reprodução da espécie. GTAGUAS, MPF, 4° CCR, ano 1,n°2, msi!2007 (com adaptações) De acordo com as informações acima, o despejo da água de lastro O é ambientalmente benéfico por contribuir para a seleção natural das espécies e, consequentemente, para a evolução delas. © trouxe da China um molusco, que passou a compor a flora aquática nativa do lago da hidrelétrica de Itaipu. & causou, na usina de Itaipu, por meio do microrganismo invasor, uma redução do suprimento de água para as turbinas. O introduziu uma espécie exógena na bacia Paraná- Paraguai, que se disseminou até ser controlada por seus predadores naturais. & motivou a utilização de um agente químico na água como uma das estratégias para diminuir a reprodução do mexilhão dourado.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ENEM- BR - 2010)Número Original: 82Código: 3401

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Controle Biológico (Ecologia) Ambiental Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
Exibir texto da questão

Os corais que formam o banco dos Abrolhos, na Bahia, podem estar extintos até 2050 devido a uma epidemia. Por exemplo, os corais-cérebro já tiveram cerca de 10% de sua população afetada pela praga-branca, a mais prevalente das seis doenças identificadas em Abrolhos, causada provavelmente por uma bactéria. Os cientistas atribuem a proliferação das patologias ao aquecimento global e à poluição marinha. O aquecimento global reduziria a imunidade dos corais ou estimularia os patógenos causadores desses males, trazendo novos agentes infecciosos. FURTADO, F Peste branca no mar Ciência hoj. de Janio, ‘4, 1.25, ago 208 (datado A fim de combater a praga-branca, a medida mais apropriada, segura e de efeitos mais duradouros seria O aplicar antibióticos nas águas litorâneas de Abrolhos. O substituir os aterros sanitários por centros de reciclagem de lixo. O introduzir nas águas de Abrolhos espécies que se alimentem da bactéria causadora da doença. O aumentar, mundialmente, o uso de transportes coletivos e diminuir a queima de derivados de petróleo. O criar uma lei que proteja os corais, impedindo que mergulhadores e turistas se aproximem deles e os contaminem.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNESP- SP - 2011)Número Original: 62Código: 13691

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Controle Biológico (Ecologia) Tecnologia do DNA-recombinante Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
Exibir texto da questão

Uma novidade dos cientistas: Combate à dengue com a ajuda do próprio mosquito transmissor Para os animais, o ato sexual é o caminho para a per- petuação da espécie. Um objetivo primordial que está se invertendo — pelo menos para o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Por meio de manipulação genética, uma população de machos criada em laboratório recebeu um gene modificado que codifica uma proteina letal à prole. Quando esses machos cruzam com fêmeas normais existentes em qualquer ambiente, transmitem o gene à prole, que morre ainda no estágio larval. A primeira liberação na natureza des- ses animais geneticamente modificados no Brasil foi aprova- da em dezembro de 2010 pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A linhagem deverá ser liberada no município de Juazeiro, no estado da Bahia. (Evanildo da Silveira. Pesquisa FAPESP, fevereiro de 2011. Adaptado.) Sobre a notícia, pode-se afirmar corretamente que os mosquitos (A) transgênicos liberados no ambiente irão se reproduzir e aumentar em número, substituindo a população original. (B) criados em laboratório, quando liberados no ambiente, irão contribuir com a redução do tamanho populacional das gerações seguintes. (C) geneticamente modificados são resistentes à infecção pelo vírus causador da dengue, o que reduz a probabilidade de transmissão da doença. (D) são portadores de uma mutação em um gene relacionado à reprodução, tornando-os estéreis e incapazes de se repro- duzirem e transmitirem a dengue. (E) modificados produzem prole viável somente se cruzarem com fêmeas, também modificadas, portadoras do mesmo gene.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UFPB- PB - 2009)Número Original: 60Código: 8226

Terceira série

Controle Biológico (Ecologia) Rec Populações (Ecologia) (Biologia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2009
Exibir texto da questão

Considere a situação a seguir: Após a desapropriação da Fazenda Santa Ana, foi criada a Reserva Biológica Sapa Verde com uma [3150 área de 120 hectares, onde biólogos realizaram estudos com duas espécies de tatus em uma subárea de 60 hectares. Os estudos com 120 no coe Ro is = 90 a espécie A iniciaram-se no primeiro ano de criação da reserva; já os estudos com a espécie B tiveram início dois anos depois, 60) Numero de Individuos quando a espécie foi reintroduzida na area. Ao final de cinco anos de estudo, os pesquisadores obtiveram os resultados que se 30 encontram ilustrados no grafico ao lado. Período de tempo (anos) A partir da análise do gráfico, identifique as afirmativas corretas relativas às possíveis explicações para os resultados do estud. 1. As duas curvas representadas no gráfico indicam as curvas de potencial biótico das espécies. II. A diminuição da população da espécie A ocorreu, provavelmente, em consequência da competição entre as espécies. III. O aumento da população da espécie A, nos dois primeiros anos de estudo, deveu-se, em grande parte, à diminuição da mortalidade e ao aumento da natalidade. IV. A pouca variação no tamanho das duas populações, observada a partir do quarto ano de estudo, deveu-se ao equilíbrio entre o potencial biótico de cada espécie e a resistência do meio. V. A densidade populacional da espécie B, ao final do quarto ano de estudo, correspondeu a 1 indivíduo /hectare.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?