Busca de Exercícios - UNESP - Anatomia Comparada (Evidências da Evolução Biológica) - Características Gerais e Classificação (Vertebrados) - Taxonomia Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Anatomia Comparada (Evidências da Evolução Biológica)
  • Características Gerais e Classificação (Vertebrados)
  • Taxonomia
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP- SP - 2009)Número Original: 21Código: 14329

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Anatomia Comparada (Evidências da Evolução Biológica) Características Gerais e Classificação (Vertebrados) Taxonomia Rec

Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
Exibir texto da questão

Observe o cladograma. que representa a evolução dos Tetrapoda. Lagartos, Crocodilos, aves, - serpentes, Mamíferos dinossauros, etc. ete Tartan A ssauros, etc. ete. artarugas Anahi nfíbios (www.tolweb.org. Acessado em 08.03.2009. Adaptado) Características que surgiram durante a evolução dos Tetra- poda: 1. ovo com casca e anexos embrionários: 2. patas para locomoção: 3. epiderme espessa e queratinizada: 4. olhos com pálpebras: 5. desenvolvimento direto sem fase larval. Assinale a alternativa que relaciona corretamente as caracte- rísticas com os locais a e b no cladograma, onde elas surgiram pela primeira vez. (A) 2.4ema: 1.3.5 emb. (B) 3.4.5ema: 1.2emb. (C) 1,2.4ema:3.5 emb. (D) 4.5ema: 1.2.3 emb. (E) 2.3ema:1.4.5emb.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2019)Número Original: 15Código: 6988737

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Evidências da divergência evolutiva entre espécies dadas pela comparação de suas estruturas .f Uso de figuras (Biologia).t Características do processo de formação de espécies por meio de mudanças geográficas .f Classificação dos órgãos de diferentes animais quanto à origem embrionária. .f

Questão de Vestibular - UNESP 2019
Exibir texto da questão

O Pezosiren portelli foi um mamífero quadrúpede terrestre, ancestral das espécies de peixe-boi atuais, que viveu há 50 milhões de anos. Há 23 milhões de anos, havia na Amazônia um braço de mar, o Lago Pebas, habitado por peixes- -boi de água salgada. Há 8 milhões de anos, este braço de mar fechou-se e confinou os animais em um ambiente de água doce. Ao longo da evolução, estes animais originaram o atual peixe-boi-da-amazônia. “Taupe Fa ea ay i Pezosiren portelli = e Peixe-boi-da-amazônia a * Peixes-boi de 1 água salgada Oceano Atlântico Braço AMÉRICA de mar DO SUL Agua salgada aN Nova Pa espécie a Peixes-boi não adaptados à água doce ' Grandes a e lagos e rios Peixes-boi- -da-amazonia Peixes-boide 3 agua salgada (http://revistaepoca.globo.com. Adaptado.) a) Comparando-se os esqueletos do P portelli e do peixe-boi-da-amazônia, há semelhança na organização anatômica dos membros anteriores. Como são classificados estes órgãos quanto à origem embrionária? Por que esta comparação evidencia a divergência evolutiva entre o P portelli e as espécies de peixe-boi atuais? b) Justifique como o fechamento do braço de mar e o novo ambiente de água doce levaram à formação da espécie de peixe-boi na bacia do Rio Amazonas.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP- SP - 2008)Número Original: 7Código: 14573

Provas Específicas - Ciências Biológicas - Meio de Ano

Anatomia Comparada (Evidências da Evolução Biológica) Paleontologia (Evidências da Evolução Biológica) Características Gerais e Classificação (Vertebrados) Rec

Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
Exibir texto da questão

Em maio de 2006, o Dr. Alexander Kellner, em sua coluna “Caçadores de fósseis”, relatou a descoberta de Tiktaalik roseae em rochas com idade em torno de 368 milhões de anos, do Devoniano Superior do Canadá. O corpo desse animal media entre 85 e 150 cm, apresentava nadadeiras pélvicas pequenas, todos os membros com nadadeiras com raios, arcos branquiais bem desenvolvidos, brânquias e escamas. Além disso, a região opercular era pequena, sem opérculo; a cabeça e o restante do corpo eram achatados, com os olhos no topo do crânio, e possuía um pescoço. Esse animal fóssil foi considerado um “elo perdido” entre dois grupos de vertebrados. (cienciahoje.uol.com.br/materia) Cite quais são os grupos de vertebrados conectados por esse fóssil e a qual aspecto importante da evolução dos vertebrados esse fato está relacionado.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP - 2021)Número Original: 67Código: 9363674

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Uso de figuras (Biologia).t Classificação dos órgãos de diferentes animais quanto à origem embrionária. .f

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

Analise os desenhos. — | em é a q 1 E to ps 7 (iy ) NV) A nos «og PN (www.leonardodavinci.net) Neste trabalho de Leonardo da Vinci, transparece a sua dedicação alicerçada no racionalismo, no experimentalismo científico e no antropocentrismo, características do movi- mento — que, maisde três séculos depois, também influenciaram os ideais evolucionistas de Char- les Darwin. A análise desta brilhante investigação científica evidencia a relação evolutiva entre órgãos e de. origemembrionária. As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por: A) iluminista — análogos — diferente. B) iluminista — homólogos — mesma. ( ( (C) renascentista — homólogos — mesma. (D) renascentista — análogos — mesma. ( E) iluminista — homólogos — diferente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP - 2023)Número Original: 45Código: 13030742

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Anatomia Comparada (Evidências da Evolução Biológica)

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

Disfarçada de beija-flor, mariposa pode evitar virar almoço Felipe Amorim / Unesp Mariposa Aellopos fadus bebendo néctar das flores de Palicourea rígida na chapada dos Veadeiros, em Goiás. “Essas mariposas se parecem com animais que não fazem parte da dieta de seus predadores, que são aves insetívoras”, explica o biólogo Felipe Amorim, do Instituto de Biociências do câmpus de Botucatu da Unesp. São do gêne- ro Aellopos, ocorrem no Cerrado, e possuem semelhanças com o beija-flor que vão além do comportamento peculiar. Quando sugam néctar, as línguas (ou probóscides) desses insetos lembram os bicos das aves com as quais se asse- melham. Elas também têm uma cauda semelhante às dos colibris, que lhes permite fazer manobras acrobáticas durante o voo, e uma listra branca no dorso como os beija-flores do gênero Lophornis. (https://revistapesquisa.fapesp.br. 24.08.2020. Adaptado.) O texto remete a conceitos ecológicos e evolutivos bem esta- belecidos. São eles: (A) mimetismo, órgãos análogos e convergência adaptativa. (B) camuflagem, órgãos análogos e irradiação adaptativa. (C) camuflagem, órgãos homólogos e convergência adap- tativa. (D) camuflagem, órgãos homólogos e irradiação adaptativa. (E) mimetismo, órgãos homólogos e irradiação adaptativa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.