Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNESP - Teorias da Evolução Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Teorias da Evolução
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP- SP - 2013)Número Original: 2Código: 13202

Provas Específicas - Início de Ano

Darwinismo (Teorias da evolução) Lamarckismo (Teorias da evolução) Adaptações ao Meio Ambiente (Evidências da Evolução Biológica) Rec Neodarwinismo (Teoria Sintética da Evolução)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2013
Exibir texto da questão

O tuco-tuco (Ctenomys brasiliensis) é um animal curioso, que se pode, em linhas gerais, descrever como roedor com hábitos de toupeira. [...] São animais noturnos, e alimentam-se especialmente de raizes de plantas, o que explica os túneis longos e superficiais que cavam. [...] O homem que mos trouxe afirmou que muito comumente os tuco-tucos são encontrados cegos. O exemplar que eu conservava no álcool achava-se nesse estado. [...] Lamarck rejubilar-se-ia com este fato, se acaso o tivesse conhecido. (Charles Darwin. Diário das investigações sobre a História Natural e Geologia dos países visitados durante a viagem ao redor do mundo pelo navio de Sua Majestade “Beagle”, sob o comando do Capt. Fitz Roy, R. A, 1871.) Tuco-tuco brasileiro (Ctenomys brasiliensis), Blainville, 1826. (mamiferosdomundo.blogspot.com.br) O texto foi escrito por Charles Darwin, em seu diário de bordo, em 26 de julho de 1832, à época com 23 anos de idade, quando de sua passagem pelo Brasil e Uruguai. Escrito antes que construísse sua Teoria da Evolução, o texto revela que Darwin conhecia a obra de Lamarck. Como Lamarck explicaria as observações de Darwin sobre o tuco-tuco brasileiro, e qual é a explicação apresentada pela Teo- ria da Evolução na biologia moderna?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2019)Número Original: 68Código: 6985022

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Influência dos conceitos da teleologia nas teorias de evolução quanto as características adaptativas dos organismos.t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
Exibir texto da questão

Aristóteles procurou explicar os fenômenos naturais a partir de argumentos teleológicos. A palavra teleologia pro- vém de dois termos gregos, telos (fim, meta, propósito) e logos (razão, explicação), ou seja, uma “razão de algo em função de seus fins” ou uma “explicação que se serve de pro- pósitos ou de fins”. Na explicação teleológica, se algo existe e tem uma finalidade, é porque existe uma razão para essa finalidade. Neste sentido, uma explicação teleológica estará centralizada na finalidade de alguma coisa. Por exemplo, na explicação teleológica, nossos dedos são articulados para que possamos manipular objetos, ao contrário da explicação não teleológica, que afirma que manipulamos objetos porque nossos dedos são articulados. (Matheus de M. Silveira et al. Argumentos — Revista de Filosofia, julho/dezembro de 2016. Adaptado.) Considerando as características adaptativas dos organis- mos, a teleologia (A) refuta a proposta de Lamarck, no que concerne à trans- missão dos caracteres adquiridos. (B) contribui para a explicação da origem da variabilidade a partir da ocorrência de mutações. (C) contraria as fundamentações teóricas propostas pela Teoria Sintética da Evolução. (D) fortalece as explicações da Teoria Sintética da Evolução, quanto ao resultado da ação da Seleção Natural. (E) sustenta tanto as ideias evolucionistas de Lamarck como as de Charles Darwin e da Teoria Sintética da Evolução.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP - 2023)Número Original: 44Código: 13030741

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Especiação (Teorias da evolução)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

ipé: CONHECA TODOS OS TIPOS E CORES Ipê é a denominação de uma grande variedade de espé- cies do gênero Handroanthus, da família Bignoniaceae. São árvores de grande porte conhecidas por sua beleza, exube- rância das flores, ampla distribuição em todas as regiões do Brasil e que gostam de calor e sol pleno. As espécies de ipê diferem na coloração das flores e no período de floração. Flo- rescem entre junho e novembro, quando perdem suas folhas, que são substituídas por cachos de flores de cores intensas, começando pelo ipê-roxo e ipê-rosa, depois o ipê-amarelo e por último o ipê-branco. As flores caem no decorrer de uma semana, cobrindo o chão com a sua cor. (www.ibflorestas.org.br. Adaptado.) Muitas cidades brasileiras incluem as diferentes espécies de ipês em seus projetos de arborização urbana. Nessas cida- des, é comum que uma mesma rua ou avenida se enfeite de rosa com a floração dessa espécie de ipê, algumas sema- nas depois se enfeite de amarelo com a floração dessa outra espécie, e logo depois de branco. O mesmo acontece nas matas onde essas espécies ocorrem. Na perspectiva da biologia evolutiva, o breve período de flo- ração dos ipês e a floração das espécies em períodos não coincidentes (A) atenuam o impacto da ação de insetos fitófagos sobre as flores, o que resulta em maior sucesso reprodutivo e maior produção de sementes. (B) contribuem para o isolamento reprodutivo entre as espé- cies, o que ajuda a evitar a formação de híbridos. (C) ampliam o período reprodutivo das espécies do gênero Handroanthus, o que assegura a formação de sementes por um maior período ao longo do ano. (D) minimizam a competição interespecífica, o que permite que um maior número de árvores explore o mesmo nicho ecológico. (E) favorecem a constante presença de polinizadores que promovem o fluxo gênico entre as espécies, o que leva ao aumento da variabilidade genética e à adaptação.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP - 2022)Número Original: 45Código: 11574223

Segunda fase - Conhecimentos Específicos e Redação

Especiação (Teorias da evolução)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

Leia o trecho extraído do livro O maior espetáculo da Terra, do biólogo evolutivo e escritor britânico Richard Dawkins. “... imaginemos que toda a terra firme fosse reunida em um imenso continente no meio de um mar sem outros aci- dentes geográficos. Não há ilhas perto da costa, nem lagos ou cordilheiras em terra: nada para quebrar a monótona, uni- forme vastidão. Em um mundo assim, um animal pode ir fa- cilmente de uma parte a qualquer outra, limitado apenas pela distância, jamais tolhido por barreiras inóspitas. Esse não é um mundo favorável à evolução. A vida na Terra seria uma tremenda chatice se não houvesse ilhas.” (O maior espetáculo da Terra. 2009.) A afirmação de que “esse não é um mundo favorável à evo- lução” baseia-se na premissa de que, em um mundo assim, onde animais de reprodução sexuada podem ir facilmente de uma parte a qualquer outra, pode ocorrer (A) especiação alopátrica, mas não divergência adaptativa. (B) divergência adaptativa, mas não migração. (C) deriva genética, mas não seleção natural. (D) especiação simpátrica, mas não seleção natural. (E) seleção natural, mas não especiação alopátrica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP - 2014)Número Original: 67Código: 6984261

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características da transmissão hereditária proposta por Darwin .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
Exibir texto da questão

Considere a afirmação feita por Charles Darwin em seu livro publicado em 1859, 4 origem das espécies, sobre a transmis- são hereditária das características biológicas: Os fatos citados no primeiro capítulo não permitem, creio eu, dúvida alguma sobre este ponto: que o uso, nos animais domésticos, reforça e desenvolve certas partes, en- quanto o não uso as diminui; e, além disso, que estas modifi- cações são hereditárias. E correto afirmar que, à época da publicação do livro, Darwin (A) estava convencido de que as ideias de Lamarck sobre hereditariedade estavam erradas, e não aceitava a expli- cação deste sobre a transmissão hereditária das caracte- rísticas adaptativas. (B) concordava com Lamarck sobre a explicação da trans- missão hereditária das características biológicas, embora discordasse deste quanto ao mecanismo da evolução. (C) havia realizado experimentos que comprovavam a Lei do Uso e Desuso e a Lei da Transmissão Hereditária dos Caracteres Adquiridos, conhecimento esse posterior- mente incorporado por Lamarck à sua teoria sobre a evo- lução das espécies. (D) já propunha as bases da explicação moderna sobre a he- reditariedade, explicação essa posteriormente confirma- da pelos experimentos de Mendel. (E) conhecia as explicações de Mendel sobre o mecanismo da hereditariedade, incorporando essas explicações à sua teoria sobre a evolução das espécies por meio da seleção natural.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?