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1(UNESP- SP - 2012)Número Original: 64Código: 13551

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Transgênicos Mutações Gênicas Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
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Considere o cartum. NO RESTAURANTE... ROR 0) NAS De nor. q COXINHA pe Po CAMBARI ADAS - FLANBADAS! ADÃO ITURRUSCARAL De maneira bem humorada e com certo exagero, a figura faz referência aos (A) (B) (©) (D) (E) organismos transgênicos, nos quais genes de uma espécie são transferidos para outra espécie de modo que esta últi- ma expresse características da primeira. organismos geneticamente modificados, nos quais técni- cas de engenharia genética permitem que se manipulem genes da própria espécie, fazendo-os expressar caracteris- ticas desejáveis. animais híbridos, obtidos a partir do cruzamento entre indivíduos de espécies diferentes, o que permite que ca- racterísticas de uma espécie sejam expressas por espécies não aparentadas. animais obtidos por seleção artificial, a partir da varia- bilidade obtida por acasalamentos direcionados, processo que permite ao homem desenvolver em espécies domésti- cas características de interesse comercial. animais resultantes de mutação gênica, mecanismo a par- tir do qual os indivíduos da espécie produzem novas ca- racterísticas, em resposta às necessidades impostas pelo ambiente.


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2(UNESP - 2021)Número Original: 61Código: 9314237

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Consequências das mutações genicas de proteínas que compõe receptores hormonais .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Uma comunidade de equatorianos com nanismo apre- senta a rara Síndrome de Laron, também observada em populações judias do Mediterrâneo. Pessoas com essa siín- drome carregam uma mutação no gene que determina a pro- dução de uma proteína que compõe o receptor do hormô- nio de crescimento (GH). O hormônio circula no sangue da pessoa, mas o organismo não reage a ele, o que impede o desenvolvimento pleno de seus corpos. (Hugo Aguilaniu. https://cienciafundamental.blogfolha.uol.com.br, 02.04.2020. Adaptado.) A mutação responsável pela Síndrome de Laron compromete (A) o equilíbrio do pH do meio intracelular, provocando a des- naturação das proteínas do receptor do hormônio. (B) a formação de vesículas de secreção no complexo golgiense, que contêm as proteínas do receptor do hormônio. (C) a polimerização adequada dos aminoácidos das proteí- nas do receptor do hormônio, realizada pelos ribossomos. (D) a transcrição do RNA mensageiro, responsável pela informação da produção das proteínas do receptor do hormônio. (E) a conformação estrutural das proteínas do receptor do hormônio, presente na membrana plasmática da célula.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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3(UNESP - 2022)Número Original: 65Código: 11574995

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Transgênicos
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Para obtenção de plantas transgênicas em laboratório, um dos vetores utilizados é um plasmídeo, chamado Ti, presente na bactéria do solo Agrobacterium tumefaciens. Os pesqui- sadores inserem nesse plasmídeo um segmento de DNA de uma espécie que tem o gene de interesse (DNA exógeno), e utilizam esse plasmídeo como vetor para inserir o gene de interesse no genoma da espécie vegetal que se deseja mo- dificar. Esse processo, de forma simplificada, está represen- tado a seguir. Agrobacterium tumefaciens DNA exógeno Célula “R o com o gene de vegetal f interesse « | es e o! he rae. O O E | Planta com o novo gene incorporado (http://transgeniaemvegetais. blogspot.com. Adaptado.) Na figura, as etapas em que ocorrem a indução da diferen- ciação celular, a aplicação das enzimas de restrição e a re- combinação entre o gene de interesse e o DNA vegetal estão indicadas, respectivamente, pelos números (A) 3,261. (B)3,1e2. (C)1,3€2. (D) 2,1e3. (E) 1,2¢3.


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4(UNESP- SP - 2011)Número Original: 14Código: 13752

Provas Específicas - Início de Ano

Herança (Genética) Mutações Gênicas e Cromossômicas Mutações Gênicas Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Nova esperança contra a anemia falciforme A anemia falciforme é uma doença genética na qual a hemoglobina A, que é produzida pelo organismo após o nascimento, tem sua estrutura alterada, comprometendo sua função no transporte de oxigênio. Acura só é possível por meio do transplante de medula óssea, um procedimento pouco realizado devido à dificuldade de encon- trar doadores compatíveis. A esperança vem da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP de Araraquara, onde um grupo de pesquisadores está desenvolvendo um novo medicamento que aumenta a taxa de hemoglobina fetal na corrente sanguínea. A hemoglobina fetal não tem sua estrutura alterada, e poderia suprir as necessidades do paciente no transporte de oxigênio, contudo só é produzida em abun- dância pelo organismo na idade fetal. O novo medicamento induz sua produção pelo organismo, sem os efeitos colaterais de outros medicamentos já existentes. (Jornal da UNESP, abril de 2010. Adaptado.) A reportagem foi lida em sala de aula, e dois alunos, Marcos e Paulo, deram suas interpretações. Segundo Marcos, o novo medicamento, além de promover a cura do paciente, permitirá que as pessoas portadoras de anemia falci- forme tenham filhos normais, ou seja, a doença, até então transmitida hereditariamente, deixará de sê-lo. Paulo discordou de Marcos e afirmou que a única possibilidade de cura continua sendo o transplante de medula óssea, situação na qual o indivíduo que recebeu o transplante, além de se apresentar curado, não corre o risco de ter filhos portadores da anemia. Qual interpretação está errada, a de Marcos, a de Paulo, ambas, ou ambas as interpretações estão corretas? Justifique sua resposta.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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5(UNESP- SP - 2012)Número Original: 64Código: 13416

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Carboidratos (Bioquímica Celular) Proteínas (Bioquímica Celular) Mutações Gênicas Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
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“HOMEM DE GELO” ERA INTOLERANTE À LACTOSE E POUCO SAUDÁVEL. Ótzi, o “homem de gelo” que viveu na Idade do Bronze e cujo corpo foi encontrado nos Alpes italianos em 1991, tinha olhos e cabelos castanhos e era intolerante à lactose [...]. Essas caracteristicas surgiram da análise do DNA da múmia [...]. Mu- tações do gene MCM6 indicam que ele não conseguia digerir a proteina da lactose encontrada no leite. (www.folha uol.com.br, 28.02.2012.) Considere as afirmações: I. O texto apresenta uma incorreção biológica, pois a lactose não é uma proteína. II. A mutação a qual o texto se refere deve impedir que o indiví- duo intolerante à lactose produza uma enzima funcional que a quebre em unidades menores, passíveis de serem absorvi- das pelo intestino. HI. A mutação que torna o indivíduo intolerante à lactose é pro- vocada pela presença de leite na dieta, o que indica que Otzi era membro de uma tribo que tinha por hábito o consumo de leite na idade adulta. Assinale a alternativa correta. (A) As três afirmações estão erradas. (B) As três afirmações estão corretas. (C) Apenas a afirmação 1 está errada. (D) Apenas a afirmação II está errada. (E) Apenas a afirmação III está errada.


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