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1(UNESP- SP - 2013)Número Original: 15Código: 34489

Provas Específicas - Meio de Ano

Fotossíntese Germinação e Crescimento Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Em um experimento, um pesquisador plantou uma semente de manjericão em um vaso com terra. Antes do experimento, o peso da semente foi anotado, assim como foi registrado o peso do vaso com a terra seca que nele havia. Ao longo das semanas seguintes, o vaso foi istigado, tomando-se o cuidado para que a água apenas mantivesse a terra úmida e não fosse perdida pelas bordas ou pelo fundo do vaso. O vaso foi mantido em local coberto, bem arejado e com iluminação natural. A semente germinou e deu origem a um viçoso arbusto de manjericão, com muitos ramos e folhas e com cerca de 30 cm de altura. As figuras mostram sementes de manjericão e a planta já crescida no vaso, como a do experimento. (oram pimentas.org) (wwrw.nemurafloreseplantas.com br) Ao final do experimento, o arbusto foi retirado do vaso com todas as suas raízes desprendidas da terra. Tanto o arbusto quanto o vaso com a terra foram dessecados (ou seja, toda a água foi retirada) e, em seguida, pesados. Com relação ao vaso com terra dessecada, ao final do experimento ele estava mais leve, mais pesado, ou tinha aproximadamente o mesmo peso do vaso com terra dessecada do início do experimento? E com relação ao arbusto dessecado, ele estava mais leve, mais pesado, ou tinha aproximadamente o mesmo peso da semente do início do experimento? Justifique suas respostas.


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2(UNESP- SP - 2013)Número Original: 64Código: 13276

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Experimentos (Fotossíntese) Fatores Limitantes Externos Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Um vaso com uma planta de folhas verdes foi colocado so- bre uma mesa, no centro de um quarto totalmente vedado, de modo a impedir a entrada da luz externa, e ali permaneceu por 24 horas. Durante as 12 primeiras horas (período 1), a planta foi ilumina- da com luz verde, de comprimento de onda na faixa de 500 a 550 nm. Nas 12 horas seguintes (período II), a planta foi ilumi- nada com luz laranja-avermelhada, de comprimento de onda na faixa de 650 a 700 nm. Considerando a incidência da luz sobre a planta e a taxa fotos- sintética, é correto afirmar que, aos olhos de um observador não daltônico que estivesse no quarto, as folhas da planta se apresentariam (A) de cor verde no período I e enegrecidas no período II, e a taxa de fotossíntese seria maior no período II e reduzida ou nula no período 1. (B) enegrecidas no período I e de cor vermelha no período II, ea taxa de fotossíntese seria maior no período I e reduzida ou nula no período II. (C) enegrecidas no período I e enegrecidas no período II, e em ambos os períodos a planta não realizaria fotossíntese, mas apenas respiração. (D) de cor verde no período I e de cor vermelha no período II, e a taxa de fotossíntese seria maior no período I do que no período II. (E) de cor verde no período I e de cor verde no período II, e a taxa de fotossíntese seria a mesma em ambos os períodos.


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     C     
     D     
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3(UNESP- SP - 2011)Número Original: 64Código: 13687

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Fotossíntese Luminosidade (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia) Fatores Limitantes Externos Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Suponha a seguinte situação hipotética: Em pleno mês de dezembro, um botânico está em um barco no oceano Atlântico, exatamente no ponto que corresponde à intersecção de duas linhas imaginárias: a linha do equador e o meridiano de Greenwich. Na figura, a seta indica esse ponto. No barco, há dois vasos contendo duas plantas da mesma espé- cie, que foram cultivadas em condições idênticas. Uma delas foi cultivada no litoral do Pará e, a outra, no litoral do Gabão, ambos os locais cortados pela linha do equador. Suponha que as duas plantas apresentam a mesma eficiência fotossintética e que, partindo do ponto de intersecção das linhas, o botânico possa se deslocar ao longo da linha do equador ou do meridia- no de Greenwich. Planisfério. A seta indica a intersecção entre a linha do equador e o meridiano de Greenwich. Com relação à eficiência fotossintética das plantas após o deslo- camento em relação àquela do ponto de origem, e considerando apenas a variação da incidência dos raios solares, é correto afir- mar que (A) a eficiência fotossintética de ambas as plantas não irá se alterar se o botânico navegar para maiores latitudes, em qualquer sentido. (B) a planta do Pará apresentará maior eficiência fotossintéti- ca se o botânico navegar para maiores longitudes, em sen- tido leste, mas a planta do Gabão apresentará eficiência fotossintética diminuída. (C) a planta do Pará apresentará maior eficiência fotossintéti- ca se o botânico navegar para maiores longitudes, em sen- tido oeste, mas a planta do Gabão apresentará eficiência fotossintética diminuída. (D) ambas as plantas manterão, aproximadamente, a mesma eficiência fotossintética se o botânico navegar para maio- res longitudes, tanto em sentido leste quanto para oeste. (E) ambas as plantas terão a eficiência fotossintética aumen- tada se o botânico navegar para maiores latitudes ao norte, mas terão a eficiência fotossintética diminuída se navegar para o sul.


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4(UNESP- SP - 2012)Número Original: 66Código: 13430

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Ponto de Compensação Fótico Respiração (Fisiologia Geral) Fatores Limitantes Externos Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
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Gustavo foi contratado para trabalhar como jardineiro em uma residência na cidade de São Paulo. Os proprietários do imóvel exigiram que Gustavo mantivesse a grama sempre irrigada e aparada a uma altura específica, o que, dependendo da época do ano, exigiu podas mais ou menos frequentes. Considerando que o balanço entre taxa de fotossíntese e taxa de respiração varia ao longo do ano em razão das diferenças de temperatura, intensidade luminosa e períodos de claro e escuro ao longo das 24 horas do dia, pode-se afirmar corretamente que as podas foram (A) mais frequentes entre outubro e dezembro, período no qual a luminosidade intensa determinou o aumento da taxa de fotossíntese, mantendo o gramado no seu ponto de com- pensação fótica. (B) mais frequentes entre dezembro e fevereiro, período no qual o aumento da intensidade luminosa determinou um aumento na taxa de respiração. (C) menos frequentes entre abril e junho, período no qual as baixas temperaturas determinaram o aumento da taxa de respiração e colocaram o gramado acima de seu ponto de compensação fótica. (D) menos frequentes entre junho e agosto, período no qual a diferença entre a taxa de fotossíntese e a taxa de respiração tornou-se menor. (E) menos frequentes entre agosto e outubro, período no qual os dias mais curtos em relação às noites levaram a uma taxa de fotossíntese abaixo da taxa de respiração.


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5(UNESP - 2021)Número Original: 64Código: 9314223

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Características da variação da taxa de fotossíntese de plantas submetidas a diferentes temperaturas .f Identificação (Biologia) Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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A figura mostra um experimento realizado com duas espécies de gramíneas, Ae B. As gramíneas foram inicialmente planta- das em uma curta faixa nos extremos opostos de duas caixas retangulares contendo solo. As caixas foram acondicionas em ambientes separados e submetidas à mesma intensida- de luminosa. Por semanas, ambas as caixas foram regadas igualmente, mas uma delas foi mantida a 10 ºC e a outra, a 40 °C. we o JA solo 10 °C, A solo By 40 ºC O gráfico que melhor representa a variação da taxa de fotos- síntese de ambas as espécies, em relação às temperaturas a que foram submetidas, é: (A) >. Fr A B Taxa de fotossintese | | bo t T Fr 10 40 Temperatura (°C) = WO — >. _ Taxa de fotossintese > T T | 10 40 Temperatura (°C) >. ” (C) Taxa de fotossintese | | bo 10 40 Temperatura (ºC) bo yr (D) Taxa de fotossintese | | >. tT T Fr 10 40 Temperatura (°C) = m — >. yr Taxa de fotossintese > | | bo 10 40 Temperatura (ºC)


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