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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2013)Número Original: 15Código: 34489

Provas Específicas - Meio de Ano

Fotossíntese Germinação e Crescimento Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Em um experimento, um pesquisador plantou uma semente de manjericão em um vaso com terra. Antes do experimento, o peso da semente foi anotado, assim como foi registrado o peso do vaso com a terra seca que nele havia. Ao longo das semanas seguintes, o vaso foi istigado, tomando-se o cuidado para que a água apenas mantivesse a terra úmida e não fosse perdida pelas bordas ou pelo fundo do vaso. O vaso foi mantido em local coberto, bem arejado e com iluminação natural. A semente germinou e deu origem a um viçoso arbusto de manjericão, com muitos ramos e folhas e com cerca de 30 cm de altura. As figuras mostram sementes de manjericão e a planta já crescida no vaso, como a do experimento. (oram pimentas.org) (wwrw.nemurafloreseplantas.com br) Ao final do experimento, o arbusto foi retirado do vaso com todas as suas raízes desprendidas da terra. Tanto o arbusto quanto o vaso com a terra foram dessecados (ou seja, toda a água foi retirada) e, em seguida, pesados. Com relação ao vaso com terra dessecada, ao final do experimento ele estava mais leve, mais pesado, ou tinha aproximadamente o mesmo peso do vaso com terra dessecada do início do experimento? E com relação ao arbusto dessecado, ele estava mais leve, mais pesado, ou tinha aproximadamente o mesmo peso da semente do início do experimento? Justifique suas respostas.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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Fotossíntese - Germinação e Crescimento

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Questões Parecidas

1(PUC - RIO DE JANEIRO - 2016)Número Original: 2Código: 6464818

Vestibular - Segundo Dia - Grupo 5

Produtos do processo de fotossíntese Função das raízes no processo de fotossíntese Função das folhas no processo de fotossíntese Utilização dos produtos da fotossíntese pelos seres vivos Função dos troncos no processo de fotossíntese
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2016
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As Angiospermas são seres fotossintetizantes formados por três partes: raízes, troncos e folhas. a) Qual é o papel de cada parte no processo de fotossintese? b) Quais são os produtos da fotossintese? Qual é a utilidade desses produtos para a planta e para os outros seres vivos?


Veja a resolução para saber se acertou!

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2(UERJ- RJ - 2010)Número Original: 26Código: 9702

Segundo exame de qualificação

Fotossíntese Experimentos (Fotossíntese) Germinação e Crescimento Fatores Limitantes Externos Rec
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Questão de Vestibular - UERJ 2010
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O aumento da concentração de CO, na atmosfera intensifica a ação fertilizante desse gás, o que acelera o crescimento de diversas plantas. Na natureza, no entanto, há fatores limitantes dessa ação. Em um experimento, duas pequenas mudas de milho foram plantadas em solo arenoso, sob idênticas condições de temperatura e de taxa de iluminação, irrigadas diariamente com um pequeno volume de água comum, igual para ambas. As plantas foram mantidas em ar atmosférico contendo CO, nas seguintes proporções: ¢ planta 1: 340 mg.L" * planta 2: 680 mg.L" Escolheram-se duas folhas, uma de cada muda, e suas massas foram medidas durante 30 dias. Observe o gráfico a seguir, no qual duas das curvas representam os resultados dessa medição: E 5 W Ss g x 3s E Y | T T T el 0 10 20 30 dias A curva que representa o desenvolvimento da planta 2 e o fator cuja deficiência limitou a ação fertilizante do CO, são: (A) W- sais minerais (B) X-— oxigênio (C) Y — aminoácidos (D) Z-luz


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3(MACKENZIE - 2017)Número Original: 44Código: 6891341

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Organismos capazes de realizar fotossíntese Características dos processos envolvidos na fotossíntese.t Origem da maior parte do oxigênio na atmosfera Características das reações envolvidas na produção de oxigênio pela fotossíntese
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2017
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Considere as afirmações abaixo: I. A maior parte do gas oxigênio da atmosfera provem da fotossíntese realizada por plantas da floresta amazônica. II. O gás oxigênio produzido na fotossíntese resulta da hidrólise da água e acontece na fase de claro do processo. HI. Todo processo de fotossíntese resulta na produção de açúcar e gás oxigênio. IV. Além das plantas e algas, as cianobactérias e algumas bactérias têm capacidade de realizar a fotossintese. Estão corretas, apenas, a) Tell b Hell o) Ilelv. d) TelV. e) IlelV.


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4(USP- SP - 2013)Número Original: 6Código: 4906

Segunda fase - Terceiro dia

Ponto de Compensação Fótico Fatores Limitantes Internos Fatores Limitantes Externos Rec
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Questão de Vestibular - USP 2013
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A figura abaixo mostra um equipamento que coleta gases produzidos por plantas aquáticas. Nele, são colocados ramos que ficam submersos em líquido; uma válvula controla a saída dos gases. a) b) www_phywe.com/461/pid/21724. Acessado em 2411/2012. Que gás(gases) é(são) coletado(s) de um equipamento como esse, quando a planta é mantida sob mesma temperatura e sob intensidade luminosa ar) inferior ao ponto de compensação fótico? a») superior ao ponto de compensação fótico? Dois equipamentos, preparados com a mesma quantidade de planta e o mesmo volume de líquido, foram mantidos sob as mesmas condições de temperatura e de exposição à luz; apenas um fator diferiu entre as duas preparações. Após duas horas, verificou-se que a quantidade de gases coletada de um dos equipamentos foi 20% maior do que a do outro. Qual fator, que variou entre as preparações, pode explicar essa diferença na quantidade de gases coletada?


Veja o vídeo para saber a resposta!

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5(USP- SP - 2009)Número Original: 4Código: 6020

Segunda Fase

Fotossíntese Experimentos (Fotossíntese) Esboçar (Gráficos) Rec Importância Ecológica
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Questão de Vestibular - USP 2009
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As plantas M e N foram submetidas às mesmas condições ótimas de umidade e temperatura. Foram mantidas com o mesmo suprimento de CO», semelhante ao das condições naturais. A taxa fotossintética de cada uma foi, então, medida em diferentes intensidades luminosas. Os resultados obtidos estão relacionados na tabela abaixo. Taxa de Fotossintese Intensidade luminosa (umol CO? absorvido/m?/s) (umol fotons/m’/s) Planta M Planta N 0 0 0 100 6 5 200 1 9 300 16 12 400 22 16 500 24 18 600 26 20 700 27 21 800 28 21 900 28 21 1000 30 21 a) No sistema de coordenadas, tragado em sua folha de respostas, represente as curvas correspondentes aos resultados obtidos para as plantas M e N, expressos na tabela acima. Taxa de Fotossintese (umol Co: absorvido/mels) Intensidade luminosa (umol fótons/m:/s) > A curva de resposta fotossintética de um organismo do fitoplâncton é semelhante a da planta N. Com base nessa informação, como se explica a contribuição majoritária do fitoplâncton para a produção de O, no planeta?


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