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1(UNESP- SP - 2013)Número Original: 64Código: 13276

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Experimentos (Fotossíntese) Fatores Limitantes Externos Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Um vaso com uma planta de folhas verdes foi colocado so- bre uma mesa, no centro de um quarto totalmente vedado, de modo a impedir a entrada da luz externa, e ali permaneceu por 24 horas. Durante as 12 primeiras horas (período 1), a planta foi ilumina- da com luz verde, de comprimento de onda na faixa de 500 a 550 nm. Nas 12 horas seguintes (período II), a planta foi ilumi- nada com luz laranja-avermelhada, de comprimento de onda na faixa de 650 a 700 nm. Considerando a incidência da luz sobre a planta e a taxa fotos- sintética, é correto afirmar que, aos olhos de um observador não daltônico que estivesse no quarto, as folhas da planta se apresentariam (A) de cor verde no período I e enegrecidas no período II, e a taxa de fotossíntese seria maior no período II e reduzida ou nula no período 1. (B) enegrecidas no período I e de cor vermelha no período II, ea taxa de fotossíntese seria maior no período I e reduzida ou nula no período II. (C) enegrecidas no período I e enegrecidas no período II, e em ambos os períodos a planta não realizaria fotossíntese, mas apenas respiração. (D) de cor verde no período I e de cor vermelha no período II, e a taxa de fotossíntese seria maior no período I do que no período II. (E) de cor verde no período I e de cor verde no período II, e a taxa de fotossíntese seria a mesma em ambos os períodos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UNESP- SP - 2011)Número Original: 64Código: 13687

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Fotossíntese Luminosidade (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia) Fatores Limitantes Externos Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Suponha a seguinte situação hipotética: Em pleno mês de dezembro, um botânico está em um barco no oceano Atlântico, exatamente no ponto que corresponde à intersecção de duas linhas imaginárias: a linha do equador e o meridiano de Greenwich. Na figura, a seta indica esse ponto. No barco, há dois vasos contendo duas plantas da mesma espé- cie, que foram cultivadas em condições idênticas. Uma delas foi cultivada no litoral do Pará e, a outra, no litoral do Gabão, ambos os locais cortados pela linha do equador. Suponha que as duas plantas apresentam a mesma eficiência fotossintética e que, partindo do ponto de intersecção das linhas, o botânico possa se deslocar ao longo da linha do equador ou do meridia- no de Greenwich. Planisfério. A seta indica a intersecção entre a linha do equador e o meridiano de Greenwich. Com relação à eficiência fotossintética das plantas após o deslo- camento em relação àquela do ponto de origem, e considerando apenas a variação da incidência dos raios solares, é correto afir- mar que (A) a eficiência fotossintética de ambas as plantas não irá se alterar se o botânico navegar para maiores latitudes, em qualquer sentido. (B) a planta do Pará apresentará maior eficiência fotossintéti- ca se o botânico navegar para maiores longitudes, em sen- tido leste, mas a planta do Gabão apresentará eficiência fotossintética diminuída. (C) a planta do Pará apresentará maior eficiência fotossintéti- ca se o botânico navegar para maiores longitudes, em sen- tido oeste, mas a planta do Gabão apresentará eficiência fotossintética diminuída. (D) ambas as plantas manterão, aproximadamente, a mesma eficiência fotossintética se o botânico navegar para maio- res longitudes, tanto em sentido leste quanto para oeste. (E) ambas as plantas terão a eficiência fotossintética aumen- tada se o botânico navegar para maiores latitudes ao norte, mas terão a eficiência fotossintética diminuída se navegar para o sul.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNESP- SP - 2012)Número Original: 66Código: 13430

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Ponto de Compensação Fótico Respiração (Fisiologia Geral) Fatores Limitantes Externos Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
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Gustavo foi contratado para trabalhar como jardineiro em uma residência na cidade de São Paulo. Os proprietários do imóvel exigiram que Gustavo mantivesse a grama sempre irrigada e aparada a uma altura específica, o que, dependendo da época do ano, exigiu podas mais ou menos frequentes. Considerando que o balanço entre taxa de fotossíntese e taxa de respiração varia ao longo do ano em razão das diferenças de temperatura, intensidade luminosa e períodos de claro e escuro ao longo das 24 horas do dia, pode-se afirmar corretamente que as podas foram (A) mais frequentes entre outubro e dezembro, período no qual a luminosidade intensa determinou o aumento da taxa de fotossíntese, mantendo o gramado no seu ponto de com- pensação fótica. (B) mais frequentes entre dezembro e fevereiro, período no qual o aumento da intensidade luminosa determinou um aumento na taxa de respiração. (C) menos frequentes entre abril e junho, período no qual as baixas temperaturas determinaram o aumento da taxa de respiração e colocaram o gramado acima de seu ponto de compensação fótica. (D) menos frequentes entre junho e agosto, período no qual a diferença entre a taxa de fotossíntese e a taxa de respiração tornou-se menor. (E) menos frequentes entre agosto e outubro, período no qual os dias mais curtos em relação às noites levaram a uma taxa de fotossíntese abaixo da taxa de respiração.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
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4(UNESP - 2021)Número Original: 64Código: 9314223

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Características da variação da taxa de fotossíntese de plantas submetidas a diferentes temperaturas .f Identificação (Biologia) Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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A figura mostra um experimento realizado com duas espécies de gramíneas, Ae B. As gramíneas foram inicialmente planta- das em uma curta faixa nos extremos opostos de duas caixas retangulares contendo solo. As caixas foram acondicionas em ambientes separados e submetidas à mesma intensida- de luminosa. Por semanas, ambas as caixas foram regadas igualmente, mas uma delas foi mantida a 10 ºC e a outra, a 40 °C. we o JA solo 10 °C, A solo By 40 ºC O gráfico que melhor representa a variação da taxa de fotos- síntese de ambas as espécies, em relação às temperaturas a que foram submetidas, é: (A) >. Fr A B Taxa de fotossintese | | bo t T Fr 10 40 Temperatura (°C) = WO — >. _ Taxa de fotossintese > T T | 10 40 Temperatura (°C) >. ” (C) Taxa de fotossintese | | bo 10 40 Temperatura (ºC) bo yr (D) Taxa de fotossintese | | >. tT T Fr 10 40 Temperatura (°C) = m — >. yr Taxa de fotossintese > | | bo 10 40 Temperatura (ºC)


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5(UNESP - 2023)Número Original: 62Código: 13030665

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Equações e Etapas (Fotossíntese)
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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Um professor de Biologia apresentou a seus alunos o seguinte trecho de uma matéria sobre o meio ambiente: “Se a Amazônia é vista como o pulmão do mundo, po- demos dizer que o Pantanal é o 'rim' da porção da América do Sul”, diz Cássio Bernardino, coordenador de Projetos do WWF-Brasil. (https://revistacasaejardim.globo.com) O professor, então, solicitou aos alunos que analisassem a afirmação sobre a Amazônia e o Pantanal possuírem, res- pectivamente, funções análogas à função dos pulmões e à dos rins. Dentre esses alunos, quem realizou corretamente a análise afirmou que: (A) ambas as analogias são adequadas, uma vez que nos pulmões ocorrem as mesmas trocas gasosas que as realizadas pelas plantas da floresta; e que no Pantanal, assim como nos rins, as substâncias tóxicas são diluídas em água e eliminadas no ambiente. (B) assim como os pulmões, as florestas liberam gás carbô- nico para o ambiente, mas não são as responsáveis por repor na atmosfera o oxigênio consumido no planeta; e que, assim como os rins, o Pantanal participa do controle do fluxo de água e da ciclagem de substâncias. (C) ambas as analogias são inadequadas, uma vez que as trocas gasosas na floresta ocorrem por difusão, enquanto que nos pulmões ocorrem por diferença de pressão; e que nos rins o controle do fluxo de água para o ambiente ocorre por reabsorção, enquanto que no Pantanal o volu- me de água é controlado pela evaporação. (D) a Amazônia é o pulmão do mundo, pois retira da atmosfe- ra O gás carbônico, do qual usa o carbono para seu cres- cimento, e devolve o oxigênio da molécula para a atmos- fera; e que o Pantanal pode ser comparado aos rins, uma vez que, assim como esse órgão, filtra a água circulante. (E) as florestas não podem ser comparadas aos pulmões, pois estes lançam na atmosfera gás carbônico e dela re- tiram oxigênio, sendo que as florestas fazem exatamente o contrário; mas o Pantanal pode ser comparado aos rins, pois ambos promovem a retenção e o acúmulo de água.


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