Busca de Exercícios - UNESP - Equações e Etapas (Fotossíntese) Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Equações e Etapas (Fotossíntese)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2023)Número Original: 62Código: 13030665

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Equações e Etapas (Fotossíntese)

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

Um professor de Biologia apresentou a seus alunos o seguinte trecho de uma matéria sobre o meio ambiente: “Se a Amazônia é vista como o pulmão do mundo, po- demos dizer que o Pantanal é o 'rim' da porção da América do Sul”, diz Cássio Bernardino, coordenador de Projetos do WWF-Brasil. (https://revistacasaejardim.globo.com) O professor, então, solicitou aos alunos que analisassem a afirmação sobre a Amazônia e o Pantanal possuírem, res- pectivamente, funções análogas à função dos pulmões e à dos rins. Dentre esses alunos, quem realizou corretamente a análise afirmou que: (A) ambas as analogias são adequadas, uma vez que nos pulmões ocorrem as mesmas trocas gasosas que as realizadas pelas plantas da floresta; e que no Pantanal, assim como nos rins, as substâncias tóxicas são diluídas em água e eliminadas no ambiente. (B) assim como os pulmões, as florestas liberam gás carbô- nico para o ambiente, mas não são as responsáveis por repor na atmosfera o oxigênio consumido no planeta; e que, assim como os rins, o Pantanal participa do controle do fluxo de água e da ciclagem de substâncias. (C) ambas as analogias são inadequadas, uma vez que as trocas gasosas na floresta ocorrem por difusão, enquanto que nos pulmões ocorrem por diferença de pressão; e que nos rins o controle do fluxo de água para o ambiente ocorre por reabsorção, enquanto que no Pantanal o volu- me de água é controlado pela evaporação. (D) a Amazônia é o pulmão do mundo, pois retira da atmosfe- ra O gás carbônico, do qual usa o carbono para seu cres- cimento, e devolve o oxigênio da molécula para a atmos- fera; e que o Pantanal pode ser comparado aos rins, uma vez que, assim como esse órgão, filtra a água circulante. (E) as florestas não podem ser comparadas aos pulmões, pois estes lançam na atmosfera gás carbônico e dela re- tiram oxigênio, sendo que as florestas fazem exatamente o contrário; mas o Pantanal pode ser comparado aos rins, pois ambos promovem a retenção e o acúmulo de água.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP- SP - 2009)Número Original: 17Código: 14320

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Equações e Etapas (Fotossíntese) Rec

Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
Exibir texto da questão

Leia o texto. Desenvolver novas rotas de produção de combustíveis reno- váveis como o hidrogênio. tendo como matérias-primas apenas a água e a luz solar, é a meta que tem sido perseguida nos últimos anos pelo professor Stenbjérn Styring e sua equipe na Universida- de de Uppsala, na Suécia. Segundo ele. a fotossíntese artificial não é uma mera imitação da natural. “O objetivo é utilizar os mesmos princípios-chave e não apenas copiar as enzimas naturais para a geração de hidrogênio a partir da luz do sol. Utilizamos apenas as mesmas idéias da natureza”. explicou. “Esses princípios-chave, que são muito difíceis de serem replicados. se resumem em retirar os elétrons da água após a absorção da luz solar. Em vez da clo- rofila, utilizamos. por exemplo. complexos de rutênio. Ligamos as moléculas de rutênio. que absorvem a luz, com os sistemas de manganês que conseguem tirar os elétrons da água”. disse. (Agência FAPESP. 19.02.2009) Os aspectos da fotossíntese artificial destacados no texto são comparáveis. na fotossíntese natural, respectivamente, à (A) fotólise da água e ao ciclo de Calvin. durante os quais ocorre incorporação de fósforo. formando ATP. (B) fotólise da água e ao ciclo de Calvin. com a participação do CO, na formação de carboidratos. (C) fotofosforilação e ao ciclo de Calvin, que ocorrem nos tilacoides do cloroplasto. (D) fotofosforilação e à fotólise da água. que ocorrem nos tilacoides do cloroplasto. (E) fotofosforilação e à fotólise da água. que ocorrem no estroma do cloroplasto.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP- SP - 2010)Número Original: 63Código: 14090

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Sistema Respiratório (Fisiologia Animal e Humana) Equações e Etapas (Fotossíntese) Respiração Aeróbia Rec

Questão de Vestibular - UNESP 2010
Questão de Vestibular - UNESP 2010
Exibir texto da questão

No quadro negro, a professora anotou duas equações químicas que representam dois importantes processos biológicos, e pediu aos alunos que fizessem algumas afirmações sobre elas. Equações: L12H0+6C0, > CH,0,+60,+6H0 ILCH,0,+60, — 6H,0+6C0, Pedro afirmou que, na equação I, o oxigênio do gás carbônico será liberado para a atmosfera na forma de O.. João afirmou que a equação 1 está errada, pois o processo em questão não forma água. Mariana afirmou que o processo representado pela equação II ocorre nos seres autótrofos e nos heterótrofos. Felipe afirmou que o processo representado pela equação I ocor- re apenas em um dos cinco reinos: Plantae. Patrícia afirmou que o processo representado pela equação II fornece, à maioria dos organismos, a energia necessária para suas atividades metabólicas. Pode-se dizer que (A) todos os alunos erraram em suas afirmações. (B) todos os alunos fizeram afirmações corretas. (C) apenas as meninas fizeram afirmações corretas. (D) apenas os meninos fizeram afirmações corretas. (E) apenas dois meninos e uma menina fizeram afirmações cor- retas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.