Busca de Exercícios - UNESP - Textos Científicos (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Textos Científicos (Interpretação de textos)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP- SP - 2012)Número Original: 19Código: 13487

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Textos Científicos (Interpretação de textos)


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Exibir texto da questão

No segundo parágrafo do fragmento apresentado, Todorov afirma que Todos os “métodos” são bons, desde que conti- nuem a ser meios, em vez de se tornarem fins em si mesmos. O autor defende, com essa afirmação, o argumento segundo o qual o verdadeiro valor de um método de análise literária (A) consiste em ser exato e perfeito, superior a todos os de- mais. (B) está em ser completo: quando terminar a análise, nada mais deve restar a explicar. (C) consiste em servir de instrumento adequado à análise e interpretação da obra. (D) reside no fato de que. depois de aplicado, deve ser substi- tuído por outro melhor. (E) é mostrar mais suas próprias virtudes que as da obra foca- lizada.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP- SP - 2012)Número Original: 17Código: 13488

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Textos Científicos (Interpretação de textos)


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Exibir texto da questão

Ter como professores Shakespeare e Sófocles, Dostoievski e Proust não é tirar proveito de um ensino excepcional? Esta questão levantada por Todorov. no contexto do terceiro parágrafo, significa: (A) (B) (©) (D) (E) O conhecimento enciclopédico desses autores, manifesta- do em suas obras, equivale a um verdadeiro curso univer- sitário. Por se tratar de autores de nacionalidades e épocas dife- rentes, a leitura de suas obras traz conhecimentos impor- tantes sobre seus respectivos países. Esses autores escreveram com a intenção fundamental de passar ensinamentos para seus contemporâneos e a poste- ridade. A leitura das obras desses autores, que focalizam admi- ravelmente o homem e o humano, seria de excepcional utilidade para os estudantes de relações humanas. A leitura desses autores não acrescenta nada de excepcio- nal ao ensino.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP- SP - 2012)Número Original: 16Código: 13494

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Textos Científicos (Interpretação de textos)


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Exibir texto da questão

Observe as seguintes opiniões referentes ao ensino de litera- tura. I O estudo de obras literárias na escola tem como objetivo fundamental ensinar os fundamentos da Linguística. II. A análise das obras feita na escola deve levar o estudante a ter acesso ao sentido dessas obras. III. O objetivo do ensino da literatura na escola não é formar teóricos da literatura. IV. De nada adianta a leitura das obras literárias sem a prévia fundamentação das teorias literárias. Das quatro opiniões, as que se enquadram na argumentação manifestada por Todorov em seu texto estão contidas apenas em: (A) Tell (B) Ie Ill. (C) Well (D) Le. (E) I, Welv.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP- SP - 2012)Número Original: 18Código: 13490

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Metáfora Textos Científicos (Interpretação de textos)


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Exibir texto da questão

Que melhor introdução à compreensão das paixões e dos com- portamentos humanos do que uma imersão na obra dos gran- des escritores que se dedicam a essa tarefa há milênios? Com base no fato de que a palavra “imersão”, usada na expres- são uma imersão na obra, caracteriza uma metáfora, indique a alternativa que elimina essa metáfora sem perda relevante de sentido: (A) uma imitação da obra. (B) uma paráfrase da obra. (C) uma censura da obra. (D) uma transformação da obra. (E) uma leitura da obra.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP- SP - 2012)Número Original: 20Código: 13503

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Textos Científicos (Interpretação de textos) Anáfora (Coesão textual)


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Exibir texto da questão

Considerando que o pronome o, usado na sequência que o deve conduzir, tem valor anafórico, isto é. faz referência a um termo já enunciado no último parágrafo, identifique esse termo. (A) Ensino literário. (B) Professores de Letras. (C) Acordo. (D) Espírito. (E) Grande diálogo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.