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36(UNESP - 2014)Número Original: 21Código: 6984349

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Circuitos elétricos Gerador-Resistor
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
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O circuito representado na figura é utilizado para obter diferentes intensidades luminosas com a mesma lâmpada L. A chave Ch pode ser ligada ao ponto A ou ao ponto B do circuito. Quando ligada em B, a lâmpada L dissipa uma potência de 60 W e o amperímetro ideal À indica uma corrente elétrica de intensidade 2 A. E = 100 V Considerando que o gerador tenha força eletromotriz constante E — 100 V e resistência interna desprezível, que os resis- tores e a lâmpada tenham resistências constantes e que os fios de ligação e as conexões sejam ideais, calcule o valor da resistência R, da lâmpada, em ohms, e a energia dissipada pelo circuito, em joules, se ele permanecer ligado durante dois minutos com a chave na posição A.


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37(UNESP- SP - 2016)Número Original: 83Código: 6388081

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Energia e Potência Elétricas
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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As companhias de energia elétrica nos cobram pela energia que consumimos. Essa energia é dada pela expressão E = V-i- At, em que V é a tensão que alimenta nossa residência, i a intensidade de corrente que circula por determinado aparelho, At é o tempo em que ele fica ligado e a expressão Vi é a potência P necessária para dado aparelho funcionar. Assim, em um aparelho que suporta o dobro da ten- são e consome a mesma potência P, a corrente necessá- ria para seu funcionamento será a metade. Mas as perdas de energia que ocorrem por efeito joule (aquecimento em virtude da resistência R) são medidas por AE = R-?-at. Então, para um mesmo valor de R e At, quando i diminui, essa perda também será reduzida. Além disso, sendo menor a corrente, podemos utilizar condutores de menor área de secção transversal, o que implicará, ainda, economia de material usado na confec- ção dos condutores. (Regina Pinto de Carvalho. Física do dia a dia, 2003. Adaptado.) Baseando-se nas informações contidas no texto, é correto afirmar que: (A) se a resistência elétrica de um condutor é constante, em um mesmo intervalo de tempo, as perdas por efei- to joule em um condutor são inversamente proporcio- nais à corrente que o atravessa. (B) é mais econômico usarmos em nossas residências correntes elétricas sob tensão de 110 V do que de 2204. (C) em um mesmo intervalo de tempo, a energia elétri- ca consumida por um aparelho elétrico varia inversa- mente com a potência desse aparelho. (D) uma possível unidade de medida de energia elétrica é 0 kV-A (quilovolt - ampére), que pode, portanto, ser convertida para a unidade correspondente do Siste- ma Internacional, o joule. (E) para um valor constante de tensão elétrica, a inten- sidade de corrente que atravessa um condutor será tanto maior quanto maior for a área de sua secção transversal.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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38(UNESP- SP - 2016)Número Original: 21Código: 6387955

Inicio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Circuitos elétricos Gerador-Resistor
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Um estudante pretendia construir o tetraedro regular BCDE, representado na figura 1, com seis fios idênticos, cada um com resistência elétrica constante de 80 O, no intuito de verificar experimentalmente as leis de Ohm em circuitos de corrente contínua. Figura 1 B é Acidentalmente, o fio DE rompeu-se; com os cinco fios restantes e um gerador de 12 V, um amperímetro e um voltimetro, todos ideais, o estudante montou o circuito representado na figura 2, de modo que o fio BC permane- ceu com o mesmo comprimento que tinha na figura 1. Figura 2 Desprezando a resistência dos fios de ligação dos instrumentos ao circuito e das conexões utilizadas, calcule as indicações do amperimetro, em A, e do voltimetro, em V, na situação representada na figura 2.


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39(UNESP- SP - 2014)Número Original: 21Código: 32309

Inicio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Resistência Elétrica
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
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Dois resistores ôhmicos, R, e R,, podem ser associados em série ou em paralelo. A resistência equivalente quando são asso- ciados em série é R, e quando são associados em paralelo é R,. No gráfico, a curva S representa a variação da diferença de potencial elétrico entre os extremos da associação dos dois resisto- res em série, em função da intensidade de corrente elétrica que atravessa a associação de resistência equivalente R, , e a curva P representa a variação da diferença de potencial elétrico entre os extremos da associação dos dois resistores em paralelo, em função da intensidade da corrente elétrica que atravessa a associação de resistência equivalente R,, u(y) o 5 6 9 ERR Considere a associação seguinte, constituída por dois resistores R, e dois resistores R., Ry De acordo com as informações e desprezando a resistência elétrica dos fios de ligação, calcule a resistência equivalente da associação representada na figura e os valores de R, e R,, ambos em ohms.


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40(UNESP- SP - 2013)Número Original: 9Código: 13195

Provas Específicas - Início de Ano

Eletromagnetismo Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Um feixe é formado por íons de massa m, e íons de massa m,, com cargas elétricas q, e q,. respectivamente, de mesmo mó- dulo e de sinais opostos. O feixe penetra com velocidade V, por uma fenda F, em uma região onde atua um campo magnético uniforme B, cujas linhas de campo emergem na vertical perpendicularmente ao plano que contém a figura e com sentido para fora. Depois de atravessarem a região por trajetórias tracejadas circulares de raios Re R,=2 - R,, desviados pelas forças magnéticas que atuam sobre eles, os fons de massa m, atingem a chapa fotográfica C, e os de massa m, a chapa C,. Considere que a intensidade da força magnética que atua sobre uma partícula de carga q, movendo-se com velocidade v, per- pendicularmente a um campo magnético uniforme de módulo B, é dada por Fy,ç=Iqgl: vB. Indique e justifique sobre qual chapa, €, ou €,, incidiram os íons de carga positiva e os de carga negativa. =. m : Calcule a relação —1 entre as massas desses íons. My


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