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1(UNESP- SP - 2009)Número Original: 33Código: 14275

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Urbanização Brasileira Favelização
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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As áreas de riscos são geralmente ocupadas pela população mais pobre que constrói suas casas, muitas vezes. sem inves- timentos em técnicas e tecnologias apropriadas. Nesse tipo de dinâmica de uso e ocupação do solo urbano. ocorre o apare- cimento das favelas, principalmente nas médias e grandes cidades. Esse fato demonstra que (A) aperiferia das cidades é o local de preferência dos pobres. pois lá eles encontram a verdadeira sociabilidade. (B) a concentração da população pobre nessas áreas justifica-se pela facilidade de acesso e pela centralização de bens e serviços públicos. (C) esse tipo de ocupação ocorre nas metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro em razão do esgotamento das áreas urbanas adequadas às construções. (D) a pobreza urbana é a principal causa dos graves impactos ambientais em razão da forma predadora de apropriação do espaço urbano. (E) as favelas construídas em áreas de riscos nas cidades evidenciam as contradições socioespaciais e a exclusão social sofrida por parte da população.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UNESP - 2022)Número Original: 48Código: 11574935

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Urbanização Brasileira
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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No aniversário de 20 anos do Estatuto da Cidade, é fun- damental refletir sobre o seu legado nas cidades brasileiras. Seu grande avanço consiste em definir instrumentos claros para um planejamento urbano com propósito social e calcado na gestão democrática da cidade, viabilizando, na prática, o reconhecimento da função social da propriedade. (https://diplomatique.org.br, 06.07.2021. Adaptado.) Consiste um exemplo de descumprimento da função social da propriedade nas cidades (A) a concentração de linhas de transporte público nas periferias, em detrimento do grande número de traba- lhadores que moram nas áreas centrais. (B) a presença de imóveis ociosos em áreas com boa in- fraestrutura coexistindo com a realidade precária das periferias. (C) a expansão da distribuição do saneamento básico em áreas regularizadas, em contraste com as falhas no acesso a esses serviços em áreas irregulares. (D) a realização da coleta seletiva de lixo em áreas regu- larizadas convivendo com a permanência de lixões em áreas irregulares. (E) a centralização dos empregos em áreas com boa infraes- trutura, em detrimento da população desempregada que reside nas periferias.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNESP - 2022)Número Original: 41Código: 11574011

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Urbanização Brasileira
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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De fato, a própria organização espacial da cidade denota uma elisão de qualquer forma de democracia, com a segre- gação das massas populares, com os traçados apropriados ao automóvel, e com o sistema fabril tendo sido erigido como modelo para o planejamento que visa à produtividade dos espaços com a harmonia social. Nesse sentido, a concepção urbanística de Brasília, cidade que nasceu como forma de controle social, é bas- tante adequada para sediar a cúpula de qualquer Estado autoritário [...]. (José William Vesentini. A capital da geopolítica, 1986.) A caracterização de Brasília pelo excerto apresenta-a como uma cidade (A) projetada a partir de uma perspectiva socialista, para con- ciliar as noções de poder popular e economia planificada. (B) reestruturada no decorrer do regime militar, para eliminar as características democráticas do projeto, tornando-a autoritária. (C) inadequada ao período em que foi edificada, quando o Brasil vivia uma inédita experiência de participação po- lítica direta. (D) concebida num momento de integração nacional, quando o governo brasileiro buscava transferir o comando econô- mico para o centro-sul do país. (E) planejada e construída segundo uma lógica política cen- tralizadora, para abrigar a sede do poder, afastando-a da sociedade.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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4(UNESP- SP - 2009)Número Original: 35Código: 14273

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Urbanização Brasileira Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Nos dias atuais. existe uma verdadeira marcha da urbaniza- ção. Se, em 1940, apenas 30% da população total do país vivia em cidades. em 2007 essa porcentagem avança para 83% (PNAD/IBGE 2007 — ano-base 2006). o que significa dizer que 8. em cada 10 brasileiros, vivem em núcleos ur- banos. Entretanto. essa população vem apresentando novas tendências. Em seus fluxos migratórios. ocorre um “reforço da metropolização juntamente com uma espécie de desme- tropolização”. (Santos, 1993) Analise as afirmações que seguem. I. A população urbana. em grande parte, concentra-se no Sudeste do país. em especial nas metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro. II. Concomitantemente à permanência do peso acentuado das metrópoles. ocorre a desconcentração ou repartição de atividades entre as metrópoles e outros núcleos urbanos. III. Os novos fluxos migratórios representam na atualidade uma nova onda do êxodo rural. o qual interfere direta- mente na proliferação de metrópoles no país. IV. A emergência e a consolidação das cidades médias brasi- leiras acabam atestando a desconcentração das atividades produtivas. o que evidencia uma nova divisão territorial do trabalho no país. V. A desmetropolização aponta o fato de que as metrópoles perdem importância na economia local e global. Assinale a alternativa que reúne apenas os itens relacionados à dinâmica da urbanização brasileira na atualidade. (A) Lei. (B) Lev. (C) LHelv. (D) IL IVev. (E) ILIVeV.


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5(UNESP - 2017)Número Original: 55Código: 6988635

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Urbanização Brasileira
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Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
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Texto 1 O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido de juiz do Rio de Janeiro que reivindica que a Justiça obrigue os funcionários do prédio onde esse juiz mora a chamá-lo de “senhor” ou de “doutor”, sob pena de multa diária. Na ação judicial, o juiz argumenta que foi chamado pelo porteiro do condomínio de “você” e de “cara” e que ouviu a expressão “fala sério!” após ter feito uma reclamação. (Mariana Oliveira. “Ministro do STF nega pedido de juiz que quer ser chamado de 'doutor”. http://g1.globo.com, 22.04.2014. Adaptado.) Texto 2 O “Você sabe com quem está falando?” não parece ser uma expressão nova, mas velha, tradicional, entre nós. Na medida em que as marcas de posição e hierarquização tra- dicional, como a bengala, as roupas de linho branco, o anel de grau e a caneta-tinteiro no bolso de fora do paletó se dis- solvem, incrementa-se imediatamente o uso da expressão separadora de posições sociais para que o igualitarismo for- mal e legal, mas cambaleante na prática social, possa ficar submetido a outras formas de hierarquização social. (Roberto da Matta. Camavais, malandros e heróis, 1983. Adaptado.) Considerando a análise do antropólogo Roberto da Matta, o fato descrito no texto 1 pode ser corretamente interpretado como resultante (A) da contradição entre igualitarismo liberal e autoritarismo cultural. (B) da plena assimilação cultural dos ideais iluministas de cidadania. (C) das tendências estatais de controle totalitário da existên- cia cotidiana. (D) da superação das hierarquias sociais pela universaliza- ção ética. (E) da hegemonia ideológica da classe operária sobre a classe burguesa.


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