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1(UNESP - 2023)Número Original: 40Código: 13030600

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Consequências políticas e econômicas para o Estado Novo de Vargas em relação aos efeitos da Segunda Guerra Mundial Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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O final da Segunda Guerra Mundial em 1945 teve impacto na política brasileira do período, porque expôs a contradição entre (A) o esforço nacional de construção de mercados regionais e a unificação, no plano internacional, do mercado global. (B) a opção industrialista do regime varguista e a aceleração da demanda, no mercado internacional, de exportação de alimentos. (C) o prevalecimento de ideologias de esquerda no cenário mundial e a guinada à direita, no plano interno, do regime ditatorial. (D) a vitória externa da defesa da democracia liberal e a per- sistência, no âmbito interno, de um regime ditatorial. (E) a militarização dos Estados estrangeiros e a defesa intransigente, pelo governo varguista, de uma política externa pacifista.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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2(UNESP - 2018)Número Original: 41Código: 7002544

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Expressões artísticas sobre as relações entre o Brasil e os EUA na década de 1940.f
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Analise o trecho da letra do samba “Brasil pandeiro”, de Assis Valente, composto em 1940. Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor! [...] eu quero ver O Tio Sam tocar pandeiro Para o mundo sambar O Tio Sam esta querendo conhecer a nossa batucada anda dizendo que o molho da baiana melhorou seu prato Vai entrar no cuscuz acarajé e abará Na Casa Branca já dançou a batucada [...] (Assis Valente. “Brasil Pandeiro”, 1940. Apud Antonio Pedro Tota. O imperialismo sedutor, 2000.) Esse samba pode ser considerado um exemplo (A) da falta de criatividade da cultura brasileira, quando com- parada com padrões e ritmos musicais da tradição cultu- ral popular norte-americana. (B) da aproximação cultural entre Brasil e Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial e no âmbito da cha- mada política da boa vizinhança. (C) do esforço de divulgação da música brasileira no exterior durante o Estado Novo e em conformidade com a política varguista de rejeição a produtos culturais estrangeiros. (D) da difusão da música brasileira no exterior, após o suces- so mundial da Bossa Nova e em meio ao esforço norte- -americano de afastar a ameaça comunista da América. (E) do reconhecimento internacional da importância cultural do Brasil no conjunto do Ocidente, no contexto da bipola- ridade estratégica da Guerra Fria.


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     D     
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3(UNESP- SP - 2012)Número Original: 60Código: 13398

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Estado Novo
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Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
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O psicólogo Drew Westen mostrou que, na política, emoções falam mais alto que a lógica. Ele monitorou os cérebros de mi- litantes partidários enquanto viam seus candidatos favoritos caindo em contradição. Como previsto, eles não tiveram dificul- dade para perceber a incongruência do “inimigo”, mas foram bem menos críticos em relação ao “aliado”. Segundo Westen, quando confrontados com informações ameaçadoras às nossas convicções políticas, redes de neurônios associadas ao estresse são ativadas. O cérebro percebe o conflito e tenta desligar a emoção negativa. Circuitos encarregados de regular emoções recrutam, então, crenças capazes de eliminar o estresse. 4 con- tradição é apenas fracamente percebida. (Hélio Schwartsman. Folha de S.Paulo, 07.02.2012.) A tese exposta no texto expõe uma dificuldade em compreen- der a contradição entre convicções pessoais e fatos objetivos. De acordo com o texto, essa contradição está relacionada (A) à capacidade da razão de prevalecer sobre interferências de natureza emocional. (B) às fortes tendências de manipulação do noticiário político pelos meios de comunicação. (C) a estados patológicos que dificultam a tarefa de compreen- são racional da realidade. (D) a mecanismos neurológicos de proteção contra ideias e emoções ameaçadoras. (E) à defasagem entre valores éticos e interesses pessoais no campo político e partidário.


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4(UNESP- SP - 2012)Número Original: 58Código: 13383

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Estado Novo
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Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
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A convite da Confederação Nacional de Seguros, instituição privada, ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e do TST (Tribunal Superior do Trabalho) participaram de seminário em hotel de luxo no Gua- rujá (SP), no início de outubro. O evento, que aconteceu num hotel cinco estrelas, começou numa quinta-feira e prolongou-se até domingo. No período, as diárias variavam de R$ 688,00 a R$ 8.668,00. Além dos ministros, desembargadores e juizes de tribunais estaduais participaram do seminário. Foram discuti- dos assuntos de interesse dos anfitriões, como o julgamento de processos sobre previdência complementar e a boa-fé nos con- tratos de seguros. (Folha de S.Paulo, 14.11.2011. Adaptado.) A relevância jornalística do fato retratado pode ser relacionada a questões (A) técnicas, associadas aos processos jurídicos em questão. (B) éticas, associadas ao comprometimento da neutralidade ju- rídica. (C) políticas, que envolvem a escolha da cidade do Guarujá. (D) econômicas, derivadas da diferença de preço entre as diárias. (E) burocráticas, na relação entre o estado e o capital privado.


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5(UNESP- SP - 2013)Número Original: 4Código: 13182

Provas Específicas - Início de Ano

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Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Getilio Vargas paira entre palavras e imagens. Em um dos quadros, sorridente, ladeado de escolares também sorri- dentes, Getúlio toca o rosto de uma menina; ao seu lado, um menino empunha a bandeira nacional. Os textos são todos conclamativos e supõem sempre uma voz a comandar o leitor infantil e a incitá-lo para a ação. A mesma getulização dos textos escolares se faz presente na ampla literatura encomendada pelo DIP [...]. (Alcir Lenharo. Sacralização da política, 1986.) Explique o que o autor chama de “getulização dos textos escolares” e analise o papel do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) durante o Estado Novo (1937-1945).


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