Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNESP - Sistema Colonial Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Sistema Colonial
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

6(UNESP - 2022)Número Original: 35Código: 11573886

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Brasil.b Aspectos do sistema administrativo e judicial do Brasil no contexto do século XVI e XVII .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

[O rei D. João Ill] ordenou que se povoasse esta provín- cia, repartindo as terras por pessoas que se lhe ofereceram para as povoarem e conquistarem à custa de sua fazenda, e dando a cada um 50 léguas por costa com todo o seu sertão [...]; são sismeiros das suas terras, e as repartem pelos mo- radores como querem, todavia movendo-se depois alguma dúvida sobre as datas, não são eles os juízes delas, senão o provedor da fazenda, nem os que as recebem de sesmaria têm obrigação de pagar mais que dízimo a Deus dos frutos que colhem [...]. (Frei Vicente do Salvador. História do Brasil (1500-1627). In: www. dominiopublico.gov.br.) O excerto, do século XVII, caracteriza a (A) definição de rigoroso sistema tributário voltado aos inte- resses da Coroa portuguesa. (B) autorização para a instalação de sesmarias destinadas exclusivamente ao cultivo de algodão e tabaco. (C) constituição de um regime fundiário apoiado na pequena propriedade rural. (D) atribuição de poder político, econômico e jurídico aos senhores de engenho. (E) criação das capitanias hereditárias e a atribuição de direi- tos aos donatários.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

7(UNESP - 2022)Número Original: 22Código: 11574149

Segunda fase - Conhecimentos Específicos e Redação

Aspectos dos grupos sociais na região das Minas Gerais no período das explorações auríferas .f Minas Gerais.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

A liberdade pouco valia para o indivíduo pobre que o mundo da produção e os aparelhos de poder esmagavam sem trégua, e no entanto ele era homem livre numa socieda- de escravista. Aproveitado de modo intermitente mas regular pelo Estado e pelos homens bons, a sua utilidade real e em- piricamente detectável era revestida por um ônus que o dei- xava sem razão de ser. A formulação dessa inutilidade justifi- cava o sistema escravista, e o atributo da vadiagem passava a englobar toda uma camada social, desclassificando-a: no meio fluido dos homens livres pobres, todos passavam a ser vadios para a óptica dominante. Vadios e inúteis, era como se não existissem, como se o país não tivesse povo — pois, cati- vo, o escravo não era cidadão. E assim, inexistindo ou sendo identificado à animalidade, o homem livre pobre permaneceu esquecido através do século. (Laura de Mello e Souza. Desclassificados do ouro a pobreza mineira no século XVIII, 2015. Adaptado.) Ao tratar dos “desclassificados” na sociedade das Minas Gerais do século XVIII, o texto caracteriza-os como (A) uma camada marcada pela ambiguidade e que revelava os mecanismos de exclusão sociopolíticos do período. (B) uma classe potencialmente rebelde, que recorria a ações clandestinas e ilegais para subverter a ordem social. (C) um setor improdutivo da economia local, que gerava gastos para os governantes, mas sem produzir ganhos e rendimentos. (D) um grupo à margem da sociedade, que conseguia esca- par dos tributos e dos rigores do trabalho. (E) um segmento de técnicos e profissionais liberais, que era socialmente desprezado, mas fundamental na explora- ção de ouro.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

8(UNESP - 2022)Número Original: 35Código: 11574609

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Sentido social das irmandades religiosas de africanos e seus descendentes no contexto do sistema escravista brasileiro .f Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

[..] as irmandades de negros eram espaços permitidos dentro da legalidade, nos quais o escravo podia manifestar- -se fora de suas relações de trabalho. [...] Em certo sentido, era através da religião católica que o escravo encontrava al- gum lenitivo para sua situação. Tudo indica que a permissão para a criação das irmandades de negros tenha sido dada com o intuito de obter melhores resultados na cristianização dos escravos [...]. Paradoxalmente, os negros utilizaram as irmandades para resguardar valores culturais, em especial suas crenças religiosas. [...] Tudo leva a crer que, a partir da realidade vivi- da naquela época, bem como considerando as dificuldades, o negro recriou e reinterpretou a cultura dominante, adequan- do-a à sua maneira de ser. (Ana Lúcia Valente. “As irmandades de negros: resistência e repressão”. In: Horizonte, v. 9, nº 21, 2011.) Segundo o excerto, as irmandades religiosas de negros, no Brasil colonial, eram (A) organizações culturais destinadas à difusão do catoli- cismo e, paralelamente, à valorização do sincretismo religioso. (B) confrarias em que era proibido, por ordens metropolita- nas, o contato direto entre escravizados. (C) templos em que era permitida, pelas autoridades colo- niais, a realização de cultos religiosos de origem africana. (D) espaços de imposição de princípios europeus aos escra- vizados e, simultaneamente, de manifestação de traços culturais de matriz africana. (E) instituições de apoio e auxílio aos escravizados, cria- das e mantidas por meio da atuação catequizadora dos jesuítas espanhóis.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

9(UNESP - 2021)Número Original: 34Código: 9314179

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Aspectos da alimentação do Brasil colonial no contexto da sociedade patriarcal, monocultora e escravista .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

O consumo dos alimentos nas propriedades de monocul- tura de cana-de-açúcar estava [...] baseado no que se podia produzir nas brechas de um grande sistema subordinado ao mercado externo, resultando em uma grande quantidade de farinha de mandioca, feijões de diversos tipos, batata-doce, milho e cará comidos com pouco rigor, além de uma cultura do doce, cristalizada na mistura das frutas com açúcar refinado e simbolizada, popularmente, pela rapadura. (Paula Pinto e Silva. “Sabores da colônia”. In: Luciano Figueiredo (org). História do Brasil para ocupados, 2013.) O texto caracteriza formas de alimentação no Brasil colonial e revela (A) o esforço metropolitano de diversificar a produção da colônia, com o intuito de ampliar as vendas de alimentos para outros países europeus. (B) a diferença entre a sofisticação da alimentação da popu- lação colonial e o restrito conjunto de alimentos disponií- veis na metrópole. (C) a articulação entre um sistema de produção voltado ao atendimento das necessidades e interesses da metró- pole e as estratégias de subsistência. (D) o interesse dos grandes proprietários de terras na colônia de produzir para o mercado interno, rejeitando a submis- são ao domínio metropolitano. (E) a separação entre as lavouras voltadas ao fornecimento de alimentos para os países vizinhos e as plantações des- tinadas ao consumo interno.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

10(UNESP - 2021)Número Original: 35Código: 9314180

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Questões com causas ou consequências (Hist.) Efeitos políticos, econômicos e sociais na América Portuguesa a partir das explorações de metais preciosos na região das Minas Gerais .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

A exploração do ouro, na região das Minas Gerais durante o século XVIII, implicou um conjunto de transformações no perfil geral da América portuguesa, tais como (A) a redução no emprego da mão de obra escrava e a facili- tação da entrada de imigrantes na colônia. (B) a implementação do regime de intendências e a forma- ção de nova estrutura administrativa na colônia. (C) a concentração das atividades econômicas no interior da colônia e o abandono do comércio agroexportador. (D) o aumento dos intercâmbios comerciais com a América hispânica e a constituição de um mercado aurífero no continente. (E) o contato direto da Inglaterra com as riquezas do território brasileiro e a dificuldade portuguesa de manter o mono- pólio comercial.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?