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1(UNESP - 2018)Número Original: 40Código: 7002542

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos do processo político, social e econômico que culminou com a proclamação da república no final do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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A Proclamação da República, em 1889, (A) expressou a interferência norte-americana e reduziu a influência britânica nos assuntos internos do país. (B) teve forte participação dos sindicatos operários da capital e ampliou os direitos de cidadania no Brasil. (C) representou o fim da hegemonia das elites cafeeiras e açucareiras na condução da política brasileira. (D) foi rejeitada e combatida militarmente pelos principais clérigos católicos no Brasil e no exterior. (E) resultou da ação de um setor das forças armadas e con- tou com o apoio de grupos políticos da capital.


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2(UNESP- SP - 2008)Número Original: 59Código: 14848

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Proclamação da República
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Com a proclamação da República no Brasil, as antigas pro- víncias receberam a denominação de estados. A mudança de província no Império para estado na primeira República não foi somente questão de nomenclatura, considerando que (A) os presidentes das províncias indicavam o primeiro ministro no parlamentarismo brasileiro e os estados eram administrados por interventores nomeados pelo presidente. (B) os governantes das províncias eram membros das fami- lias tradicionais da sociedade local e os presidentes dos estados atendiam aos interesses gerais da nação. (C) os presidentes das províncias exerciam um mandato de quatro anos, enquanto na presidência dos estados havia grande rotatividade política provocada por lutas partidárias. (D) as províncias substituíam o poder central na manutenção da integridade territorial do país, enquanto os estados delegavam essa função ao presidente da república. (E) os presidentes das províncias eram indicados pelo poder central, enquanto os presidentes dos estados eram eleitos pelas situações políticas e sociais regionais.


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     B     
     C     
     D     
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3(UNESP- SP - 2011)Número Original: 36Código: 13797

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Proclamação da República
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
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(...) “Confeitaria do Custódio”. Muita gente certamente lhe não conhecia a casa por outra designação. Um nome, o pró- prio nome do dono, não tinha significação política ou figura- ção histórica, ódio nem amor; nada que chamasse a atenção dos dois regimes, e conseguintemente que pusesse em perigo os seus pastéis de Santa Clara, menos ainda a vida do proprie- tário e dos empregados. Por que é que não adotava esse al- vitre? Gastava alguma coisa com a troca de uma palavra por outra, Custódio em vez de Império, mas as revoluções trazem sempre despesas. (Machado de Assis. Esaú e Jacó. Obra completa, 1904.) O fragmento, extraído do romance Esaú e Jacó, de Machado de Assis, narra a desventura de Custódio, dono de uma con- feitaria no Rio de Janeiro, que, às vésperas da proclamação da República, mandou fazer uma placa com o nome “Confeitaria do Império” e agora temia desagradar ao novo regime. A ironia com que as dúvidas de Custódio são narradas representa o (A) desconsolo popular com o fim da monarquia e a queda do imperador, uma personagem política idolatrada. (B) respaldo da sociedade com que a proclamação da Repú- blica contou e que a transformou numa revolução social. (C) alheamento de parte da sociedade brasileira diante do conteúdo ideológico da mudança política. (D) reconhecimento, pelos cidadãos brasileiros, da ampliação dos direitos de cidadania trazidos pela República. (E) impacto profundo da transformação política no cotidiano da população, que imediatamente apoiou o novo regime.


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