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1(UNESP - 2019)Número Original: 1Código: 6988725

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Aspectos da condição política, social e econômica da mulher ateniense na Grécia antiga .f Representações artísticas no século XX referentes à sociedade ateniense da Grécia antiga.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
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Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Vivem pros seus maridos, orgulho e raça de Atenas Quando amadas, se perfumam Se banham com leite, se arrumam Suas melenas Quando fustigadas não choram Se ajoelham, pedem, imploram Mais duras penas Cadenas Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Sofrem pros seus maridos, poder e força de Atenas Quando eles embarcam, soldados Elas tecem longos bordados Mil quarentenas E quando eles voltam sedentos Querem arrancar violentos Carícias plenas Obscenas Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Despem-se pros maridos, bravos guerreiros de Atenas Quando eles se entopem de vinho Costumam buscar o carinho De outras falenas Mas no fim da noite, aos pedaços Quase sempre voltam pros braços De suas pequenas Helenas Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Geram pros seus maridos os novos filhos de Atenas Elas não têm gosto ou vontade Nem defeito nem qualidade Têm medo apenas Não têm sonhos, só têm presságios O seu homem, mares, naufrágios Lindas sirenas Morenas [...] Cite duas referências míticas presentes na canção. (Chico Buarque, letra e música, 1989.) Identifique duas características da condição da mulher na Atenas antiga, citando o trecho da canção que as menciona.


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2(UNESP- SP - 2013)Número Original: 31Código: 13266

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Grécia.b Aspectos e características da democracia ateniense consolidada no século V .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Quando sua influência [de Péricles] estava no auge, ele poderia esperar a constante aprovação de suas políticas, ex- pressa no voto popular na Assembleia, mas suas propostas eram submetidas à Assembleia semanalmente, visões alterna- tivas eram apresentadas às dele, e a Assembleia sempre podia abandoná-lo, bem como suas políticas, e ocasionalmente as- sim procedeu. A decisão era dos membros da Assembleia, não dele, ou de qualquer outro líder; o reconhecimento da neces- sidade de liderança não era acompanhado por uma renúncia ao poder decisório. E ele sabia disso. (Moses I. Finley. Democracia antiga e moderna, 1988.) Ao caracterizar o funcionamento da democracia ateniense, no século V a.C., o texto afirma que (A) os líderes políticos detinham o poder decisório, embora ouvissem às vezes as opiniões da Assembleia. (B) a eleição de líderes e representantes políticos dos cidadãos na Assembleia demonstrava o caráter indireto da demo- cracia. (C) a Assembleia era o espaço dos debates e das decisões, o que revelava a participação direta dos cidadãos na condu- ção política da cidade. (D) os membros da Assembleia escolhiam os líderes políticos, submetendo-se a partir de então ao seu poder e às suas decisões. (E) os cidadãos evitavam apresentar suas discordâncias na Assembleia, pois poderiam assim provocar impasses po- líticos.


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3(UNESP- SP - 2008)Número Original: 49Código: 14847

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Surgimento da Democracia (Grécia Clássica)
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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É preciso dizer que, com a superioridade excessiva que proporcionam a força, a riqueza, [...] [os muito ricos] não sabem e nem mesmo querem obedecer aos magistrados [...] Ao contrário, aqueles que vivem em extrema penúria desses beneficios tornam-se demasiados humildes e rasteiros. Disso resulta que uns, incapazes de mandar, só sabem mostrar uma obediência servil e que outros, incapazes de se submeter a qualquer poder legítimo, só sabem exercer uma autoridade despótica. (Aristóteles, 4 Política.) Segundo Aristóteles (384-322 a.C.), que viveu em Atenas e em outras cidades gregas, o bom exercício do poder político pressupõe (A) o confronto social entre ricos e pobres. (B) a coragem e a bondade dos cidadãos. (C) uma eficiente organização militar do Estado. (D) a atenuação das desigualdades entre cidadãos. (E) um pequeno número de habitantes na cidade.


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4(UNESP- SP - 2008)Número Original: 50Código: 14661

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Guerra do Peloponeso Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História)
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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O mapa mostra a área ocupada por cidades e territórios coloni- zados pelos gregos. GRÉCIA ANTIGA — PRINCIPAIS CIDADES E TERRITÓRIOS COLONIZADOS (SÉCULOS VIII A VI A.C.) L— Em A Vat —F . nas . — ra EB Cidades da Grécia antiga no Oceano ao Territórios colonizados Atlântico a \ 2 SN Ur Ds YU Mar Negro > / E - ç Í l os y Mar > Tirreno NAL — y \ SL ns ~ SB ~ ) Fenicia 2 ( / ane [ ESCALA ce Mar meaitet® ° J 0 270 540km a er ——— NOS Egito (Gislaine Azevedo e Reinaldo Seriacopi, História. Adaptado.) A constituição dessa área de colonização deveu-se (A) aos conflitos entre Atenas e Esparta, denominados Guerra do Peloponeso. (B) aos conflitos entre gregos e persas, denominados Guerras Médicas. (C) aos problemas derivados do crescimento demográfico e da escassez de terras. (D) ao expansionismo resultante da aliança militar chamada Liga de Delos. (E) ao fim da escravidão por dívidas, estabelecido por Drácon na Lei das Doze Tábuas.


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5(UNESP- SP - 2016)Número Original: 31Código: 6388037

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Cidades-Estado no período clássico
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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A cidade tira de seu império uma parte da honra, da qual todos vós vos gloriais, e que deveis legitimamente apoiar, não vos esquíveis às provas, se não renunciais também a buscar as honras; e não penseis que se trata apenas, nesta questão, de ser escravos em vez de livres: trata-se da perda de um império, e do risco ligado ao ódio que ai contraistes. (Péxcles apud Pie Cabanes. Introdução à história da Antiguidede, 2009.) O discurso de Péricles, no século V a.C., convoca os ate- nienses para lutar na Guerra do Peloponeso e enfatiza (A) a rejeição à escravidão em Atenas e a defesa do tra- balho livre como base de toda sociedade democrática. (B) a defesa da democracia, por Atenas, diante das amea- ças aristocráticas de Roma. (C) a rejeição à tirania como forma de governo e a cele- bração da república ateniense. (D) a defesa do território ateniense, frente à investida mi- litar das tropas cartaginesas. (E) a defesa do poder de Atenas e a sua disposição de manter-se à frente de uma confederação de cidades.


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