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1(UNESP - 2022)Número Original: 38Código: 11574612

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Questões de identificações (Hist.) África.b Processos e fatos históricos sobre a ocupação europeia na África a partir do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Os únicos países africanos não colonizados por potências europeias no século XIX foram (A) a África do Sul, que vivia sob forte regime de segregação racial, e a Síria, que se manteve livre graças à forte mo- bilização militar dos grupos muçulmanos. (B) a Libéria, criada na metade do século XIX por iniciativa norte-americana, e a Etiópia, que uniu cristãos e islâmi- cos na luta de resistência às investidas armadas italianas. (C) a Argélia, que obteve sua autonomia em troca de acor- dos comerciais com países mediterrânicos, e Gana, onde o poderoso Império Axânti conseguiu impedir o avanço britânico. (D) o Marrocos, ocupado pela França apenas no século XX, e Madagascar, que conseguiu evitar invasões por meio da estruturação de um forte aparato militar marítimo. (E) o Egito, que se valeu de sua tradição histórica de auto- nomia e hegemonia regional, e Angola, que obteve sua independência de Portugal no final do século XVIII.


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2(UNESP - 2021)Número Original: 38Código: 9314185

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Processos e fatos históricos sobre a ocupação europeia na África a partir do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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O reconhecimento do território africano empreendido pelas campanhas de exploração e pelas missões religiosas foi facilitador de uma verdadeira invasão de mercadores europeus nas caravanas e rotas de comércio que ligavam diferentes pontos do continente. Muitos desses mercadores começaram a controlar algumas redes de comércio, criando novos sistemas de autoridade que não passavam mais por líderes africanos. De início, isso não representou nenhum tipo de perigo para as elites africanas, que já estavam acos- tumadas a negociar com árabes, indianos e com os próprios europeus. No entanto, no decorrer do século, os europeus se tornaram senhores das principais rotas comerciais do litoral africano, inclusive as que ligavam as cidades orientais com o continente asiático. (Ynaê Lopes dos Santos. História da África e do Brasil afrodescendente, 2017.) Ao avaliar a presença europeia no continente africano ao longo do século XIX, o texto caracteriza (A) um movimento de intensificação do comércio internacio- nal, realizado a partir da difusão de valores universais como o cristianismo e a democracia. (B) o respeito europeu à multiplicidade de crenças e mani- festações culturais e a insistência africana em manter formas arcaicas de organização política. (C) um esforço consciente e planejado de integração entre os continentes, por meio da constituição de ligações ter- restres e marítimas. (D) um processo de interferência gradual e profunda nos padrões culturais africanos, de organização social e dinã- mica política das sociedades locais. (E) a disposição europeia de colaborar para o progresso de países subdesenvolvidos, ampliando a capacidade pro- dutiva das economias locais.


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3(UNESP - 2021)Número Original: 39Código: 9350711

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Aspectos das teorias raciais no contexto da expansão imperialista dos europeus sobre a África e a Ásia .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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A classificação das raças em “superiores” e “inferiores”, recorrente desde o século XVII, ganha uma falsa legitimida- de baseada no mito iluminista do saber científico, coincidindo com a necessária justificativa de que a dominação e a explo- ração da África, mais do que “naturais” e inevitáveis, eram “necessárias” para desenvolver os “selvagens” africanos, de acordo com as normas e os valores da civilização ocidental. (Leila Leite Hernandez. A África na sala de aula: visita à história contemporânea, 2005.) As teorias raciais utilizadas durante o processo de coloniza- ção da Africa no século XIX eram (A) desdobramentos do pensamento ilustrado, que valori- zava a liberdade e a igualdade social e de natureza. (B) manifestações ideológicas que buscavam justificar a exploração e o domínio europeus sobre o continente africano. (C) baseadas no pensamento lamarckista, que explicava a transmissão genética de características fisiológicas e intelectuais adquiridas. (D) validadas pela defesa darwinista do direito dos superio- res se imporem aos demais seres vivos. (E) sustentadas pelo pensamento antropológico, que tratava as diferenças culturais dos diversos povos como positi- vas e necessárias.


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4(UNESP - 2019)Número Original: 38Código: 6984956

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos da ocupação europeia do continente africano do início da expansão marítima ao imperialismo do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
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= Etiópia id mm Império Alemão L E Terceira República Francesa EE Império Português = Império Espanhol [Ef] Reino da Itália (Lucas Claro Martinez. “África colonizada”. In: Regina Claro. Olhar a África, 2012.) O mapa representa a divisão da África no final do século XIX. Essa divisão (A) persistiu até a vitória dos movimentos de descoloniza- ção da Africa, ocorridos nas duas primeiras décadas do século XX. (B) foi rejeitada pelos países participantes da Conferência de Berlim, em 1885, por considerarem que privilegiava os interesses britânicos. (C) incluiu áreas conquistadas por europeus tanto durante a expansão marítima dos séculos XV-XVI quanto no expansionismo dos séculos XVII-XIX. (D) foi determinada após negociação entre povos africanos e países europeus, durante o Congresso Pan-Africano de Londres, em 1890. (E) restabeleceu a divisão original dos povos africanos, que havia sido desrespeitada durante a colonização europeia dos séculos XV-XVIII.


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5(UNESP- SP - 2009)Número Original: 53Código: 14266

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Partilha da África
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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O mundo está quase todo parcelado e o que dele resta está sendo dividido, conquistado, colonizado. Pense nas estrelas que vemos à noite, esses mundos que jamais poderemos atingir. Eu anexaria os planetas, se pudesse... Sustento que somos a primeira raça do mundo e quanto mais do mundo habitarmos, tanto melhor será para a raça humana ... Se houver um Deus, creio que Ele gostaria que eu pintasse o mapa da África com as cores britânicas. (Cecil Rhodes (1853-1902), O último desejo e testamento de Cecil Rhodes apud Leo Huberman. História da riqueza do homem) O texto refere-se à (A) partilha do continente africano deliberada em 1885, na Conferência de Berlim. que teve por objetivo maior promover a riqueza dos países pobres por meio dos investimentos europeus. (B) expansão europeia, realizada segundo os preceitos mercantis. que visava ao acúmulo de metais preciosos abundantes e pouco valorizados pelos habitantes nativos do continente africano. (C) procura de novos mercados para a produção industrial e os capitais bancários europeus. prejudicados pela instabilidade política da América Latina. que impedia o crescimento das trocas. (D) expansão imperialista na África, liderada pela Inglaterra e França no século XIX, ligada ao capitalismo industrial. evidenciando a ideia de superioridade e de preconceito contra os colonizados. (E) fragmentação do continente africano desde meados do século XIX para garantir a ajuda aos nativos que, inca- pazes de explorar suas próprias riquezas, necessitavam de capitais europeus.


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