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Resultados

1(UNESP - 2024)Número Original: 19Código: 14096748

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Energia Mecânica
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Questão de Vestibular - UNESP 2024

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2(UNESP - 2021)Número Original: 81Código: 9314230

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Energia Mecânica
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Desenvolvida em 1935 por Charles F. Richter, com a colabo- ração de Beno Gutenberg, a escala Richter permite determi- nar a magnitude (M) de um terremoto, fenômeno que libera uma grande quantidade de energia (E) que se propaga pela Terra em todas as direções. A magnitude e a energia de um terremoto podem ser relacionadas pela expressão a seguir, em que E é expressa em erg, uma unidade de medida de energia do sistema CGS. logE = 11,8 + 1,5M A tabela apresenta os efeitos gerados por um terremoto, de acordo com sua magnitude na escala Richter: Magnitude Efeitos Às vezes é sentido, mas raramente Entre 3,5 e 5,4 causa danos. Pode danificar seriamente casas mal Entre 5,0 e 6,0 | construídas em regiões próximas ao epicentro. Pode ser destrutivo em áreas a até 100 km do epicentro. Grande terremoto. Pode causar sérios danos em uma grande faixa. Enorme terremoto. Pode causar graves danos em muitas áreas, mesmo que estejam a centenas de quilômetros do epicentro. 8,0 ou mais (http://ecalculo.if.usp.br. Adaptado.) No dia 6 de janeiro de 2020, o sul de Porto Rico foi atingi- do por um terremoto que liberou uma quantidade de energia E = 10138 J. Considerando a tabela e que 1 erg = 10'J, esse terremoto (A) foi destrutivo em áreas até 100 km do epicentro. (B) danificou casas mal construídas em regiões próximas ao epicentro. (C) não foi sentido e não causou danos. (D) causou sérios danos em uma grande faixa, sendo consi- derado um grande terremoto. (E) causou graves danos em áreas a centenas de quilôme- tros do epicentro, sendo considerado um enorme terre- moto.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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3(UNESP - 2021)Número Original: 79Código: 9314210

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Energia Mecânica
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Para analisar a queda dos corpos, um estudante abandona, simultaneamente, duas esferas maciças, uma de madeira e outra de aço, de uma mesma altura em relação ao solo horizontal. Se a massa da esfera de aço fosse maior do que a massa da esfera de madeira e não houvesse resistência do ar, nesse experimento (A) a esfera de madeira chegaria ao solo com menor veloci- dade do que a de aço. (B) as duas esferas chegariam ao solo com a mesma energia mecânica. (C) a esfera de madeira cairia com aceleração escalar menor do que a de aço. (D) a esfera de aço chegaria ao solo com mais energia ciné- tica do que a de madeira. (E) a esfera de aço chegaria primeiro ao solo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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4(UNESP - 2016)Número Original: 76Código: 6985227

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Energia Mecânica
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Em um parque de diversões, existe uma atração na qual o participante tenta acertar bolas de borracha na boca da figura de um palhaço que, presa a uma mola ideal, oscila em mo- vimento harmônico simples entre os pontos extremos Ae E, passando por B, C e D, de modo que em C, ponto médio do segmento AE, a mola apresenta seu comprimento natural, sem deformação. Uma pessoa, ao fazer suas tentativas, acertou a primeira bola quando a boca passou por uma posição em que o mó- dulo de sua aceleração é máximo e acertou a segunda bola quando a boca passou por uma posição onde o módulo de sua velocidade é máximo. Dos pontos indicados na figura, essas duas bolas podem ter acertado a boca da figura do palhaço, respectivamente, nos pontos (A) Ae Cc. (B) Be E. (C) Ce D. (D) Ee B. (E) Be C.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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5(UNESP - 2017)Número Original: 78Código: 6988685

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Energia Mecânica
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Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
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Observe o poema visual de E. M. de Melo e Castro. Pp Pp PE pEN O Do EN sy / e ™ / P O Ss Pp E . a LT po E (www.antoniomiranda.com.br. Adaptado.) Suponha que o poema representa as posições de um pêndu- lo simples em movimento, dadas pelas sequências de letras iguais. Na linha em que está escrita a palavra pêndulo, indi- cada pelo traço vermelho, cada letra corresponde a uma lo- calização da massa do pêndulo durante a oscilação, e a letra P indica a posição mais baixa do movimento, tomada como ponto de referência da energia potencial. Considerando as letras da linha da palavra pêndulo, é correto afirmar que (A) a energia cinética do pêndulo é máxima em P. B) a energia potencial do pêndulo é maior em É que em D. ) ) C) a energia cinética do pêndulo é maior em L que em N. D) a energia cinética do pêndulo é máxima em O. ) ( ( ( ( E) a energia potencial do pêndulo é máxima em P.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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