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96(UNESP- SP - 2007)Número Original: 55Código: 15053

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Expansão marítima portuguesa.g Idade Contemporânea Intradisciplinar
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Questão de Vestibular - UNESP 2007
Questão de Vestibular - UNESP 2007
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No extremo leste da Indonésia, na parte oriental de uma ilha, situa-se um dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Timor Leste, cuja autonomia só recentemente foi assegurada, graças à importante presença de forças da ONU. A existência de um país de língua portuguesa nessa região deve-se (A) à Companhia de Jesus, que disseminou o catolicismo na região e contribuiu para que seu povo adotasse o idioma de Camões. (B) ao imperialismo neocolonialista do final do século XIX, que levou essa região do globo a ser partilhada pelos países europeus. (C) à ação humanitária dos portugueses, que intervieram na região para impedir que sua população cristã fosse subjugada pela maioria budista. (D) aos conflitos originados da Guerra Fria, quando os EUA apoiaram a presença portuguesa na região para defender os interesses ocidentais. (E) à expansão comercial e marítima dos séculos XV e XVI, que levaram as naus portuguesas a essa região, então, incorporada ao império de Lisboa.


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97(UNESP- SP - 2014)Número Original: 32Código: 32265

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Invasões Bárbaras Aspectos e características da economia romana do período imperial
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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Os gastos militares intensificaram-se a partir dos séculos HI eIVdcC., devido (A) ao esforço romano de expandir suas fronteiras para o centro da África. (B) às perseguições contra os cristãos, que, bem sucedidas, permitiram o pleno retorno ao politeísmo. (C) à necessidade de defesa diante de ataques simultâneos de bárbaros em várias partes da fronteira. (D) aos anseios expansionistas, que levaram os romanos a buscar o controle armado e comercial do mar Mediter- rineo. (E) à guerra contra Cartago pelo controle de terras no norte da África e na Península Ibérica.


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98(UNESP- SP - 2008)Número Original: 54Código: 14856

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Descolonização da Ásia e da África Guerra Fria (História)
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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A crise que envolveu a nacionalização do canal de Suez pelo Egito conjugou questões políticas, econômicas e militares numa escala internacional. O coronel Gamal Abdel Nasser. governante egípcio, anunciou a nacionalização em julho de 1956, provocando ataques militares contra o Egito por Israel, Grã-Bretanha e França. Que condições históricas internacio- nais dos anos 50 permitiram a nacionalização do canal de Suez e o fracasso dos movimentos armados contra o Egito? (A) Os Estados Unidos da América iniciavam em 1956 sua escalada militar no Vietnã e o bloco comunista estava cindido pela crescente aproximação da China à política internacional das nações capitalistas. (B) Os países árabes ameaçavam suspender o fornecimento de petróleo para os Estados Unidos, caso as hostilidades militares não cessassem, e o movimento operário inglês era favorável à expansão do islamismo. (C) O desenlace da crise foi condicionado pela divisão inter- nacional de forças entre as potências durante a guerra fria e pela expansão do nacionalismo nas regiões do Oriente Médio e do Norte da Africa. (D) O canal de Suez era pouco importante para a economia do capitalismo europeu e o governo egípcio era uma barreira à expansão do islamismo no Oriente Médio. (E) A Grã-Bretanha e a França, recém-saídas da segunda Guerra Mundial, estavam militarmente enfraquecidas e o Estado de Israel conseguiu estabelecer relações políticas pacíficas com os aliados árabes do Egito.


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99(UNESP- SP - 2007)Número Original: 51Código: 15054

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Antropocentrismo Retorno às Influências da Antiguidade Clássica
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Questão de Vestibular - UNESP 2007
Questão de Vestibular - UNESP 2007
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Todas as coisas humanas têm dois aspectos... para dizer a verdade todo este mundo não é senão uma sombra e uma aparência; mas esta grande e interminável comédia não pode representar-se de um outro modo. Tudo na vida é tão obscuro, tão diverso, tão oposto, que não podemos nos assegurar de nenhuma verdade. (Erasmo de Roterdã, Elogio da loucura.) Erasmo de Roterdã foi um dos primeiros pensadores a con- tribuir para o surgimento da modernidade. Nesse texto, de 1509, pode-se considerar moderno (A) o elogio da loucura, vista como uma forma sofisticada de sensibilidade. (B) o caráter obscuro e sombrio da vida, na qual o homem deve mover-se pela fé. (C) a ausência de verdades absolutas, em contraste com as verdades do clero. (D) a idéia de que o mundo é uma comédia, e nós homens devemos nos divertir. (E) a idéia de que o mundo é aparência, mera representação do plano divino.


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100(UNESP- SP - 2014)Número Original: 33Código: 32258

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Cristandade na Idade Média Cruzadas na Baixa Idade Média
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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Mais ou menos a partir do século XT, os cristãos or- ganizaram expedições em comum contra os muçulmanos, na Palestina, para reconquistar os “lugares santos” onde Cristo tinha morrido e ressuscitado. São as cruzadas [..]. Os homens e as mulheres da Idade Média tiveram então o sentimento de pertencer a um mesmo grupo de instituições, de crenças e de hábitos: a cristandade. (Jacques Le Goff. A Idade Média explicada aos meus filhos, 2007) Segundo o texto, as cruzadas (A) contribuíram para a construção da unidade interna do cristianismo, o que reforçou o poder da Igreja Católica Romana e do Papa. (B) resultaram na conquista definitiva da Palestina pelos cristãos e na decorrente derrota e submissão dos muçul- manos. (C) determinaram o aumento do poder dos reis e dos impe- tadores, uma vez que a derrota dos cristãos debilitou o poder político do Papa. (D) estabeleceram o caráter monoteista do cristianismo me- dieval, o que ajudou a reduzir a influência judaica e mu- culmana na Palestina (E) definiram a separação oficial entre Igreja e Estado, esti- pulando funções e papéis diferentes para os líderes poli- ticos e religiosos.


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