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1(UNESP- SP - 2014)Número Original: 22Código: 32312

Inicio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Coordenadas Cartesianas
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
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Chegou às mãos do Capitão Jack Sparrow, do Pérola Negra, o mapa da localização de um grande tesouro enterrado em uma ilha do Caribe. Ao aportar na ilha, Jack, examinando o mapa, descobriu que P1 e P2 se referem a duas pedras distantes 10 m em linha reta uma da outra, que o ponto A se refere a uma árvore já não mais existente no local e que (a) ele deve determinar um ponto M1 girando o segmento PLA em um ângulo de 90º no sentido anti-horário, a partir de P1; (b) ele deve determinar um ponto M2 girando o segmento PZA em um ângulo de 90º no sentido horário, a partir de P2; (©) 0 tesouro está enterrado no ponto médio do segmento MIM2. Jack, como excelente navegador, conhecia alguns conceitos matemáticos. Pensou por alguns instantes e introduziu um siste- ma de coordenadas retangulares com origem em P1 e com o eixo das abscissas passando por P2. Fez algumas marcações e encontrou o tesouro. Apartir do plano cartesiano definido por Jack Sparrow, determine as coordenadas do ponto de localização do tesouro e marque no sistema de eixos inserido no campo de Resolução e Resposta o ponto P2 e o ponto do local do tesouro. pil


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2(UNESP- SP - 2013)Número Original: 89Código: 33994

Prova de Conhecimento Gerais - Meio de Ano

Coordenadas Cartesianas no Plano (R2) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Os habitantes de um planeta chamado Jumpspace locomovem-se saltando. Para isto, realizam apenas um número inteiro de saltos de dois tipos, o slow jump (ST) e o quick jump (QN). Ao execu- tarem um SJ saltam sempre 20 u.d. (unidade de distância) para Leste e 30 ud. para Norte. Já no QI saltam sempre 40 u.d. para Oeste e 80 ud. para Sul. Um habitante desse planeta deseja chegar exatamente a um pon- to situado 204 u.d. a Leste e 278 u.d. ao Norte de onde se encon- tra. Nesse caso, é correto afirmar que o habitante (A) conseguirá alcançar seu objetivo, realizando 13 saltos S] e 7Q. (B) conseguirá alcançar seu objetivo, realizando 7 saltos SI e BU (C) conseguirá alcançar seu objetivo, realizando 13 saltos SJ. (D) não conseguirá alcançar seu objetivo, pois não há número inteiro de saltos que lhe permita isso. (E) conseguirá alcançar seu objetivo, realizando 7 saltos QJ.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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3(UNESP - 2015)Número Original: 83Código: 6985303

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Coordenadas Cartesianas
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Questão de Vestibular - UNESP 2015
Questão de Vestibular - UNESP 2015
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Em 2014, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) im- plantou duas faixas para pedestres na diagonal de um cru- zamento de ruas perpendiculares do centro de São Paulo. Juntas, as faixas formam um 'X', como indicado na imagem. Segundo a CET, o objetivo das faixas foi o de encurtar o tem- po e a distância da travessia. (http://ciclovivo.com.br. Adaptado.) Antes da implantação das novas faixas, o tempo necessário para o pedestre ir do ponto A até o ponto C era de 90 segun- dos e distribuía-se do seguinte modo: 40 segundos para atra- vessar AB, com velocidade média v; 20 segundos esperando o sinal verde de pedestres para iniciar a travessia BC; e 30 segundos para atravessar BC, também com velocidade média v. Na nova configuração das faixas, com a mesma ve- locidade média v, a economia de tempo para irde A até C, por meio da faixa AC, em segundos, será igual a (A) 20. (B) 30. (C) 50. (D) 10. (E) 40.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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4(UNESP- SP - 2010)Número Original: 90Código: 13975

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Coordenadas Cartesianas no Plano (R2) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2010
Questão de Vestibular - UNESP 2010
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Em um experimento sobre orientação e navegação de pombos. considerou-se o pombal como a origem O de um sistema de coordenadas cartesianas e os eixos orientados Sul-Norte (SN) e Oeste-Leste (WL). Algumas aves foram liberadas num ponto P que fica 52 km ao leste do eixo SN e a 30 km ao sul do eixo WL. O ângulo azimutal de P é o ângulo. em graus. medido no sentido horário a partir da semirreta ON até a semirreta OP. No experi- mento descrito, a distância do pombal até o ponto de liberação das aves. em km, e o ângulo azimutal, em graus. desse ponto são. respectivamente: Dado: 3604 = 60. (A) 42,5€30. N (B) 42,5 e 120. (C) 60e 30. Ww (D) 60 e 120. (E) 60e 150. g


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     A     
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     C     
     D     
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5(UNESP- SP - 2020)Número Original: 22Código: 7506099

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Cálculo do perímetro de um losângo (Por semelhança de triângulos e/ou Pitágoras) .f Determinação de pontos equidistantes de outros pontos em um plano cartesiano no R2 (em linha reta) .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Um grupo de cientistas estuda os hábitos de uma espécie animal em uma área de preservação. Inicialmente, delimitou-se uma área plana (ABCD, figura 1), na qual deverão ser estabelecidos dois pontos de observação. A figura 2 apresenta um modelo matemático da área delimitada, com dois setores retangulares nos quais serão estabelecidos os pontos de ob- servação, sendo que cada ponto de observação deverá pertencer a apenas um dos setores. Parte do grupo de cientistas ocupar-se-á exclusivamente com os hábitos de reprodução dessa espécie e atuará na região em forma de paralelogramo, indicada na figura 3. FIGURA 1 y FIGURA 2 y FIGURA 3 A B C a F G O E D X 0 o DX 1234567891011121314 151617 A 9 | setor | | | setor ll a) Para a construção dos dois pontos de observação, considere que a localização do ponto do setor | deverá ser equidis- tante dos pontos A e B e que a localização do ponto do setor Il deverá ser equidistante dos pontos Be C. Utilizando as coordenadas do plano cartesiano da figura 2, determine uma possível localização do ponto de observação para cada um dos setores. b) Dado que 1 unidade de distância dos planos cartesianos equivale a 200 metros de distância real, determine o perímetro da região em que serão estudados os hábitos de reprodução da espécie (figura 3).


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