Em 2014, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) im-
plantou duas faixas para pedestres na diagonal de um cru-
zamento de ruas perpendiculares do centro de São Paulo.
Juntas, as faixas formam um 'X', como indicado na imagem.
Segundo a CET, o objetivo das faixas foi o de encurtar o tem-
po e a distância da travessia.
(http://ciclovivo.com.br. Adaptado.)
Antes da implantação das novas faixas, o tempo necessário
para o pedestre ir do ponto A até o ponto C era de 90 segun-
dos e distribuía-se do seguinte modo: 40 segundos para atra-
vessar AB, com velocidade média v; 20 segundos esperando
o sinal verde de pedestres para iniciar a travessia BC; e
30 segundos para atravessar BC, também com velocidade
média v. Na nova configuração das faixas, com a mesma ve-
locidade média v, a economia de tempo para irde A até C, por
meio da faixa AC, em segundos, será igual a
(A) 20.
(B) 30.
(C) 50.
(D) 10.
(E) 40.