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91(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 8Código: 6441101

Segunda Fase

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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Operário no mar Na rua passa um operário. Como vai firme! Não tem blusa. No conto, no drama, no discurso político, a dor do operário está na sua blusa azul, de pano grosso, nas mãos grossas, nos pés enormes, nos de: enormes. Esse é um homem comum, apenas mais escuro que os outros, e com uma significação estranha no corpo, que carrega desígnios e segredos. Para onde vai ele, pisando assim tão firme? Não sei. A fábrica ficou lá atrás. Adiante é só o campo, com algumas árvores, o grande anúncio de gasolina americana e os fios, os fios, os fios. O operário não lhe sobra tempo de perceber que eles levam e trazem mensagens, que contam da Rússia, do Araguaia, dos Estados Unidos. (...) Para onde vai o operário? Teria vergonha de chamá-lo meu irmão. Ele sabe que não é, nunca foi meu irmão, que não nos entenderemos nunca. E me despreza... Ou talvez seja eu próprio que me despreze a seus olhos (...) (Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p.23.) a) No trecho citado, o eu lírico se pergunta sobre o destino do operário: “Para onde vai ele, pisando assim tão firme?” Tendo em mente a crítica politico-social que estrutura o conjunto do livro, explique a razão da dúvida do eu lírico. b) No fragmento do poema “Operário no mar”, o eu lírico manifesta os sentimentos de vergonha e de desprezo na sua relação com o operário. Qual é a posição do eu lírico no que diz respeito ao papel do artista como agente de transformação da realidade social?


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92(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 3Código: 6441096

Segunda Fase

Verbos Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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TENHO PENA DOS ASTRÔNOMOS. Eles podem ver os objetos de sua afeição — estrelas, galáxias, quasares — apenas remotamente: na forma de imagens e telas de computador ou como ondas luminosas projetadas de espectrógrafos antipáticos. Mas, muitos de nós, que estudam planetas e asteroides, podem acariciar blocos de nossos amados corpos celestes e induzi-los a revelar seus mais íntimos segredos. Quando eu era aluno de graduação em astronomia, passei muitas noites geladas observando por telescópios aglomerados de estrelas e nebulosas e posso garantir que tocar um fragmento de asteroide é mais gratificante emocionalmente: eles oferecem uma conexão tangível com o que, de outra forma, pareceria distante e abstrato. Os fragmentos de asteroides que mais me fascinam são os condritos. Esses meteoritos, que compõem mais de 80% dos que se precipitam do espaço, derivam seu nome dos côndrulos que praticamente todos contém - minúsculas esferas de material fundido, muitas vezes menores do que um grão de arroz. (...) Quando examinamos finas fatias de condritos sob um microscópio, ficamos sensibilizados da mesma maneira como quando contemplamos pinturas de Wassily Kandinsky e outros artistas abstratos. (Alan E. Rubin”, Segredos dos meteoritos primitivos. Scientific American Brasil. março 2013, p. 49.) * Alan E. Rubin é geofísico e leciona na Universidade da Califómia a) Esse trecho, que introduz um artigo científico sobre meteoritos primitivos, apresenta um estilo pouco usual nessa espécie de texto. Indique duas expressões nominais ou verbais do texto que identificam esse estilo. b) Nesse trecho, ocorre uma altemância entre o uso da primeira pessoa do singular e o da primeira pessoa do plural. Dê uma justificativa para o uso dessa alternância na passagem.


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93(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 2Código: 6441095

Segunda Fase

Morfologia Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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E) p= o i Ea o ey [je Epa Fons Epes ‘Wr umes rel (Adaptado de Planeta Sustentável. Disponivel em planetasustentavel abril com briinfográficos/fcontent . Acessado em 29/10/ 2013.) a) Os infográficos apresentam informações de forma sintética, utilizando imagens, cores, organização gráfica, etc. Indique dois exemplos, do infográfico reproduzido acima, em que a informação é apresentada por meio de linguagem não verbal b) Considerando o veículo em que foi publicado, a revista Planeta Sustentável, qual é a finalidade desse infográfico?


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94(UNICAMP - 2015)Número Original: 12Código: 6434937

Primeira Fase - Prova Q e W

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
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Considerando a obra Sentimento do mundo em seu conjunto e tendo em vista que os primeiros versos transcritos pertencem ao poema que abre e dá título ao livro de Drummond, e que o segundo poema, citado integralmente, corresponde ao fechamento do volume, é correto afirmar que a) a oposição de base dos poemas reside nas imagens contrapostas de luz e trevas, manifestando o tema do pessimismo acerca da condição humana. b) o percurso figurativo dos poemas é marcado apenas pelas imagens da noite, associadas às ideias de negatividade e de esperança para a humanidade. c) a unidade de sentido do conjunto dos textos poéticos reside na clássica oposição entre luz e trevas, sendo que o percurso figurativo manifesta o tema da maldade. d) as imagens de luz e trevas significam a luta eterna entre o bem e o mal, o que se confirma no verso “Suicídio, riqueza, ciência”, que sugere o impasse do eu lírico.


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95(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 81Código: 6387772

Primeira Fase - Prova Q e Z

Verbos Figuras de Linguagem
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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Em relação ao trecho “E ainda colocou em uso termos como 'empodimento, após várias vezes ser questionado pelas comunidades: Pode [fazer tal coisa], Tião?” Seguida da resposta certeira: Pode, pode tudo”, é correto afirmar: a) A expressão “Seguida da resposta certeira" indica a elipse de uma outra expressão. b) A criação da palavra “empodimento” é resultado de um processo: sufixação c) Arepetição do verbo no enunciado “Pode, pode tudo” exemplifica o estilo reiterativo do texto. d) O discurso direto presente no trecho tem a função de dar voz às comunidades.


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