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1(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 65Código: 6387802

Primeira Fase - Prova Q e Z

Revoltas e rebeliões coloniais.g República da Espada
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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A aquarela do artista João Teófilo, aqui reproduzida, dialoga com a pintura de Pedro Américo, “Tiradentes esquartejado” (1893) Sobre a obra de João Teófilo, publicada na capa de uma revista em 2015, é possível afirmar que: PD. 2 Esse (http://www revistadehistoria.com brirevistaledicao/118.) a) Trata-se de uma obra baseada em um quadro do gênero da pintura histórica, sendo que no trabalho de Pedro Américo o corpo de Tiradentes no patibulo afasta-se da figura do Cristo, exemplo maior de mártir b) Utilizando-se das mesmas formas do corpo esquartejado de Tiradentes pintado por Pedro Américo, o autor limita o número de sujeitos esquartejados e acentua o tom conservador da aquarela c) A imagem fala sobre seu contexto de produção na atualidade, utilizando-se do simbolismo de Tiradentes, e procura ampliar a presença de negros como sujeitos sociais nas lutas coloniais e antiescravistas. d) Tiradentes consolidou-se como um mártir nacional no quadro de Pedro Américo, daí a necessidade do pintor de retratar seu corpo esquartejado. A obra de João Teófilo mostra que os mártires, embora negros, são um tema do passado.


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2(UNICAMP- SP - 2008)Número Original: 18Código: 4775

Segunda Fase

Governo de D. João VI.g Revolta Pernambucana de 1817
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2008
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Sobre a transferência da Corte de D. João VI para o Brasil, o historiador Kenneth Maxwell afirma: Novas instituições foram criadas pela coroa portuguesa, e a maioria delas foi estabelecida no Rio de Janeiro, que, assim, assumiu um papel centralizador dentro de uma América portuguesa que antes era muito fragmentada no sentido administrativo. Houve resistência a isso, principalmente em Pernambuco, em 1817. Mas, no final, o poder central foi mantido. (Adaptado de Kenneth Maxwell, "Para Maxwell, país não permite leituras convencionais”. Entrevista concedida a Marcos Strecker. Folha de São Paulo, 25/11/2007, Mais, p. 5.) a) Segundo o texto, quais as mudanças suscitadas pela transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808? b) Quais os objetivos do movimento de Pernambuco em 1817?


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3(UNICAMP- SP - 2009)Número Original: 21Código: 4654

Segunda Fase

Iluminismo (História).g Inconfidência Mineira República da Espada intradisciplinar no enunciado
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2009
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Na busca de um herói para a República, quem atendeu as exigências da mitificação foi Tiradentes. O busto de Tiradentes idealizado em 1890 era a própria imagem de Cristo. A simbologia cristá apareceu em várias outras obras de arte da época. Mas Tiradentes não era apenas um herói republicano, era um herói do jacobinismo, dos setores mais radicais do Partido Republicano. Além do republicanismo, atribuía-se a Tiradentes um caráter plebeu, humilde, popular, em contraste com a elite econômica e cultural, aproximando-o assim do florianismo. (Adaptado de José Murilo de Carvalho, A formação das almas: imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 57-69.) a) De acordo com o texto, quais os significados associados à imagem de Tiradentes pela propaganda republicana no Brasil? b) Dê duas características políticas dos primeiros governos da república (Marechal Deodoro e Floriano Peixoto).


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4(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 86Código: 7507793

Primeira Fase - Prova Q e X

Processos e fatos históricos sobre as ações políticas e sociais de D. João VI no contexto da transferência da corte portuguesa para o Brasil .f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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Jean-Baptiste Debret, Retrato de Hyacinthe Rigaud, Retrato de o El Rei Dom Joao VI, 1817. Luís XIV, 1701. Museu do Museu Nacional de Belas Artes, Louvre, Paris. Rio de Janeiro. A partir das fontes visuais reproduzidas e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. a) A Única monarquia americana precisou afirmar a figura do governante e sua memória política, recorrendo à imagética da autoridade real francesa do Antigo Regime. Este mecanismo foi enaltecido pela imprensa do liberalismo constitucional. Debret usou o quadro de Rigaud como referência visual e preparou retratos em seu estúdio no Rio de Janeiro. Isto era importante, pois a autoridade monárquica joanina assentou-se na liturgia política e no pouco uso da violência. O retrato de D. João não foi pintado para ser exposto, embora existisse no Rio de Janeiro da época um circuito expositivo de salões de belas artes, pinacotecas, museus, onde pudesse ser visto. Tais espaços foram renomeados na República. O projeto de europeização da corte do Rio de Janeiro e a necessidade de afirmar a autoridade de D. Joao VI levaram a uma política de fomento à imagética do poder baseada, aqui, na da monarquia francesa.


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5(UNICAMP- SP - 2009)Número Original: 17Código: 4658

Segunda Fase

Revoltas e rebeliões coloniais.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2009
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No quadro das revoltas ocorridas em Minas Gerais na primeira metade do século XVIII — entre 1707 e 1736 =, verificamos, em algumas delas, elementos de marcante originalidade, por contestarem abertamente os direitos do Rei e envolverem participação ativa de segmentos procedentes dos estratos sociais inferiores. (Adaptado de Luciano Raposo de Almeida Figueiredo, “O Império em apuros: notas para o estudo das relações ultramarinas no Império Português, séculos XVII e XVIII”, em Júnia Furtado (org.). Diálogos oceânicos: Minas Gerais e as novas abordagens para uma história do Império Ultramarino Português. Belo Horizonte: UFMG, 2001, p. 236.) a) Segundo o texto, quais eram as características originais apresentadas por algumas revoltas ocorridas na primeira metade do século XVIII? b) Dê duas características da Inconfidência Mineira que a diferenciam das revoltas ocorridas na primeira metade do século XVIII.


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