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6(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 1Código: 30877

Segunda Fase

Relações ecológicas Desarmônicas Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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O gráfico abaixo ilustra as curvas de crescimento populacional de duas espécies de mamíferos (A, B) que vivem na savana africana, um pastador e um predador. Analise o gráfico e responda às questões. Número de indivíduos Tempo a) Qual curva representa a população do mamífero predador? Qual das duas espécies tem maior capacidade de suporte (carga biótica máxima)? b) Cite duas adaptações defensivas contra predação apresentadas por mamíferos pastadores da savana


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7(UNICAMP- SP - 2009)Número Original: 20Código: 4705

Segunda Fase

Relações ecológicas Desarmônicas Interpretar (Gráficos) Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2009
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Pesquisadores vinham estudando a variação do número de indivíduos das espécies de peixes A e B em uma lagoa estável. Em um determinado momento (indicado pela seta), foi introduzida acidentalmente a espécie C. Os pesquisadores continuaram acompanhando o número de indivíduos das três espécies e apresentaram os dados na figura abaixo. E== Espécie A EE Espécie B mam Espécie C Número de Indivíduos 4 Tempo a) Que relações ecológicas poderiam explicar a variação do número de indivíduos das espécies A e B a partir da introdução da espécie C? Justifique a sua resposta. b) Os pesquisadores também observaram que uma espécie de ave que visitava a lagoa diariamente para se alimentar não foi mais vista algum tempo depois da introdução da espécie C. Explique o que pode ter provocado esse fato. Que nível(is) trófico(s) essa ave ocupa?


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8(UNICAMP- aa - 2015)Número Original: 46Código: 6435104

Primeira Fase - Prova Q e W

Características das bactérias que participam do ciclo do nitrogênio .f Identificação das relações ecológicas a partir da interação de diferentes espécies .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
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O nitrogênio é um elemento essencial para as plantas, podendo ser obtido do solo ou da atmosfera. No último caso, verifica-se a associação entre plantas e bactérias, que irão captar moléculas de nitrogênio e convertê-las em compostos nitrogenados usados na nutrição das plantas. Em contrapartida, as bactérias se aproveitam dos produtos oriundos da fotossíntese realizada pelas plantas. Essa associação é denominada a) mutualismo. O texto se refere a bactérias do gênero Rhizobium, que produzem amôi b) comensalismo. O texto se refere a bactérias do gênero Rhizobium, que produzem amônio. c) mutualismo. O texto se refere a bactérias do gênero Nitrosomona, que produzem proteínas. d) comensalismo. O texto se refere a bactérias do gênero Nitrosomona, que produzem proteínas.


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     B     
     C     
     D     
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9(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 16Código: 6991630

Segunda Fase

Benefícios da bioinoculação de fungos no solo como alternativa ao uso de fertilizantes.t Características da relação entre raízes de plantas e fungos (micorrizas).t Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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16. Plantas são capazes de absorver nutrientes do solo pelas raízes. Em muitas espécies vegetais, as raízes são infectadas por fungos, estabelecendo uma interação entre organismos denominada micorriza. a) altura da planta (cm) ior . . com micorriza memo ler sem micorriza a 8 e” ° Pd Ed au O: i a j 3 5 10 tempo de crescimento (semanas) B do gás-estufa N,O (kg por hectare) emissões 14 12 10 On +o 0 0 100 200 300 uso de fertilizantes (kg nitrogénio por hectare) C O, (mg/L) Abr Caracteristicas quimicas da agua em lago proximo de area de plantio agricola oxigénio dissolvido fosforo proveniente de fertilizantes (7/6) osoysoy {) | Mai Jun Jul Os efeitos das micorrizas sobre o crescimento vegetal podem ser avaliados a partir da figura A. Utilizando os dados fornecidos na figura, explique as consequéncias da micorriza para a planta. Que tipo de interação ecológica caracteriza a micorriza? Justifique, informando em sua resposta se a interação é positiva, negativa ou neutra para cada organismo envolvido. O Brasil é um dos países que mais consomem fertilizantes sintéticos no mundo. Com base nas figuras A, Be C, explique por que a bioinoculação de fungos no solo pode ser uma alternativa ao uso de fertilizantes. Indique em sua explicação ao menos um efeito para as plantas e um efeito para o ambiente. (Fonte: D. S. Hayman e outros, Plant Growth Responses to Vesicular-Arbuscular Mycorrhiza. Vl. Effect of Light and Temperature. The New Phytologist, Lancaster, v. 73, p. 71-80, jan. 1974.)


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10(UNICAMP- aa - 2015)Número Original: 10Código: 6434717

Segunda Fase

Consequências da eliminação de espécies em uma teia alimentar .f Uso de figuras (Biologia).t Identificação dos organismos envolvidos em diferentes relações ecológicas .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
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A figura abaixo representa relações existentes entre organismos vivos. Pe / SG a! = | ny 2 4 RES SS BAN MLL ie (Adaptado de: http://pseudoartes.blogspot.com.br/2010 12 01 archive.html.) a) O que é representado na figura? Que tipo de organismo é representado por X? b) Qual seria a consequência do desaparecimento das aves mostradas na figura acima? Qual seria a consequência do desaparecimento das plantas mostradas na figura acima?


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