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Busca de Exercícios - UNICAMP - Primeira República - Tensões políticas e sociais na Primeira República - Processos e fatos históricos sobre o exercício da cidadania na Primeira República .f Aprenda a usar!

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1(UNICAMP- SP - 2008)Número Original: 2Código: 4842

Primeira Fase

Revolta da Vacina Processos e fatos históricos sobre o exercício da cidadania na Primeira República .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2008
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A partir da leitura do texto 3 da coletânea e de seus conhecimentos, responda às questões abaixo: a) De que maneira as medidas sanitárias, no Rio de Janeiro do início do século XX, “mexeram com a vida de todo mundo, sobretudo dos pobres"? b) Indique dois fatores que restringiam a participação política dos trabalhadores na Primeira República.


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2(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 36Código: 4461

Primeira Fase - Prova Q e Z

Processos e fatos históricos sobre a República Oligárquica no Brasil da primeira metade do século XX .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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A denominação de república oligárquica é frequentemente atribuída aos primeiros 40 anos da República no Brasil. Coronelismo, oligarquia e política dos governadores fazem parte do vocabulário político necessário ao entendimento desse período. (Adaptado de Maria Efigênia Lage de Resende, “O processo político na Primeira República e o liberalismo oligárquico”, em Jorge Ferreira e Lucilia de Almeida Neves Delgado (orgs.), O tempo do liberalismo excludente — da Proclamação da República à Revolução de 1930. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, p. 91.) Relacionando os termos do enunciado, a chamada “república oligárquica” pode ser explicada da seguinte maneira: a) Os governadores representavam as oligarquias estaduais e controlavam as eleições, realizadas com voto aberto. Isso sustentava a República da Espada, na qual vários coronéis governaram o país, retribuindo o apoio político dos governadores. b) Diante das revoltas populares do período, que ameaçavam as oligarquias estaduais, os governadores se aliaram aos coronéis, para que chefiassem as expedições militares contra as revoltas, garantindo a ordem, em troca de maior poder político. c) As oligarquias estaduais se aliavam aos coronéis, que detinham o poder político nos municípios, e estes fraudavam as eleições. Assim, os governadores elegiam candidatos que apoiariam o presidente da República, e este retribuía com recursos aos estados. d) Os governadores excluídos da política do "café com leite” se aliaram às oligarquias nordestinas, a fim de superar São Paulo e Minas Gerais. Essas alianças favoreceram uma série de revoltas chefiadas por coronéis, que comandavam bandos de jagunços.


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3(UNICAMP - 2023)Número Original: 61Código: 12877642

Primeira fase - Conhecimentos Gerais - Prova Q e Z

Brasil.b Aspectos políticos, econômicos e sociais do movimento operário brasileiro no contexto da greve geral de 1917 .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
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Na Greve de 1917 em São Paulo, os conflitos propagaram-se a partir do Cotonifício* Crespi, com cerca de 2 mil trabalhadores; em pouco tempo, congregaram 50 mil pessoas numa cidade de 400 mil habitantes. Entre sociedades de classes, as quais eram combativas, políticas e de identidade étnica, havia sido organi- zado em março daquele ano, pouco antes da eclosão da greve, o Comitê Popular de Agitação contra a exploração das crianças. Por meio de enquetes, reuniões e palestras, o Comitê procura- va revelar as relações de trabalho a que os menores estavam sujeitos: jornadas extenuantes e graves acidentes. Nas notícias de jornais, era comum encontrar casos como o de José, de 12 anos, que teve o braço esmagado por uma máquina amassa- deira da fábrica de biscoitos “A Fidelidade”, e Henrique Guido, de 8 anos, que teve os dedos decepados numa oficina da Barra Funda. (Adaptado de FRACCARO, Glaucia. Mulheres, sindicato e organização política nas greves de 1917 em São Paulo. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 37, n. 76, p. 76-77, 2017.) *Cotonifício: algodoaria. Com base no excerto e em seus conhecimentos sobre a história do trabalho no Brasil, é correto afirmar que a) as mobilizações da greve de 1917 tinham por objetivo im- plementar a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), base legal da igualdade salarial entre homens, mulheres e crian- ças, reconhecida nos anos de 1990. b) em resposta à greve de 1917, o presidente Venceslau Brás institui, no ano seguinte, para a indústria brasileira, a igual- dade de salário entre homens e mulheres e torna ilegal o trabalho infantil no setor têxtil de todo o país. c) a greve de 1917 foi impulsionada, entre outros fatores, pe- los baixos salários (não obstante o cenário de alta inflação), multas contra os trabalhadores, acidentes, jornadas extenu- antes, e falta de regulamentação do trabalho de menores. d) na época da greve de 1917, o trabalho das crianças nas fábricas era considerado ilegal; o trabalho infantil foi regu- lamentado posteriormente por Getúlio Vargas por meio das leis trabalhistas.


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4(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 62Código: 6387799

Primeira Fase - Prova Q e Z

Processos e fatos históricos sobre a Belle Époque brasileira no período da Primeira República .f Rio de Janeiro.b
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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“O Rio civiliza-sel” eis a exclamação que irrompe de todos os peitos cariocas. Temos a Avenida Central, a Avenida Beira Mar (os nossos Campos Elíseos), estátuas em toda a parte, cafés e confeitarias (...), um assassinato por dia, um escândalo por semana, cartomante, médiuns, automóveis, autobus, autores dramáticos, grandmonde, demi-monde, enfim todos os apetrechos das grandes capitais. (O Chat Noir, em Fon-Fon! Nº 41, 1907. Extraido de wwrw.objdigital bn briacervo, digitalldiv, periodicos/fonfonffonfon 1907.) A partir do excerto, que se refere ao período da Belle Époque no Brasil, no início do século XX, é correto afirmar que a) O Rio de Janeiro procurava apagar aspectos da época do Império e impulsionar a cultura francesa, renegada por D. Pedro II b) A cidade expressava as contradições de um processo de transformações urbanas, sociais e políticas nas primeiras décadas da República. c) Os costumes franceses eram elementos incorporados pela sociedade carioca como sinônimo da modernização republicana obtida pelo tenentismo. d) A modemização representou um processo de exclusão social e cultural, patrocinado pelo governo francês, que financiava obras públicas e impunha os produtos franceses à população brasileira.


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5(UNICAMP - 2022)Número Original: 1Código: 11674940

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Biológicas e Saúde

São Paulo.b Questões com imagens (Hist.) Questões com gráficos e tabelas (Hist.).g Sentido político, econômico e cultural das manifestações e obras artísticas do modernismo brasileiro na década de 1920 .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2022
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Na virada do século XIX para o XX, o Modernismo se constrói com base em um conjunto de ideias que vinha transformando a cultura e a sensibilidade europeias. Predominava o imaginário de ruptura e de libertação do passado, visto como um fardo a ser abandonado. Essa percepção do modernismo como urgência de uma demanda de tornar-se novo foi particularmente experimentada no Brasil. Realizada no Teatro Municipal de São Paulo, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, a Semana de Arte Moderna assumiu o papel de acontecimento fundador do moderno Brasileiro. Desde o início do século XX, porém, movimentos culturais relacionados ao advento de uma sensibilidade modernista vinham acontecendo em diversas cidades brasileiras. Ocorre que as dinâmicas e os ritmos culturais desses lugares não necessariamente condiziam com o perfil urbano e industrial-tecnológico de São Paulo. A coexistência do arcaico e do moderno, marcando distintas temporalidades, era uma realidade na vida cultural brasileira. (...) Assim, criar o “novo” significava construir vínculos de pertencimento com o repertório das tradições populares. O novo jamais é inteiramente novo. (Adaptado de M. Velloso, História e Modernismo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, pp. 20, 21, 28.) a) As interpretações sobre o modernismo enquanto movimento cultural e artístico não raro se concentram em pares de conceitos polarizados como tradicional/moderno ou local/internacional. Identifique, para cada conceito indicado na tabela (que aparece no espaço da resposta), um elemento presente na imagem. Não repita elementos nas células. Ismael Nery (Belém 1909 — Rio de Janeiro 1934), Autorretrato, óleo sobre tela, 129 x 84 cm, 1927, coleção particular. b) A obra de Ismael Nery é representativa do modernismo no Brasil. Com base na leitura do texto e na análise da imagem, identifique e analise a distinção entre o modernismo na Europa e no Brasil. Resolução (será considerado apenas o que estiver escrito com caneta dentro deste espaço). a) Tradicional Local Moderno Internacional


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