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6(UNICAMP - 2021)Número Original: 57Código: 9157470

Primeira Fase - Segundo Dia - Conhecimentos Gerais - Ciências Biológicas e Saúde - Prova Q e Z

Significados da arquitetura romana relacionados aos aspectos políticos, culturais e econômicos da sua civilização.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Os aposentos comuns são aqueles aos quais o povo pode ir, como os vestíbulos e pátios. Assim, magníficos vestíbulos, aposentos e átrios não são necessários para as pessoas de fortuna comum, pois visitam, mas não são visitados. As casas de banqueiros deveriam ser mais espaçosas e vistosas, protegidas contra ladrões. Advogados e retóricos deveriam morar com elegância. Para aqueles que ocupam cargos e magistraturas, deveriam ser feitos vestíbulos reais, amplos e devidamente decorados com grandeza. (Adaptado de Vitrúvio, “Sobre a Arquitetura”, em Pedro Paulo Funari, Antiguidade Clássica. Campinas: Editora da Unicamp, 2003, p. 81.) O arquiteto romano Vitrúvio expressa, em seu texto clássico sobre os princípios da Arquitetura, a) a naturalização das diferenças sociais impressas na vida material, já que as habitações ditas comuns deveriam ser simples e as dos enriquecidos deveriam ser espaçosas e vistosas. b) a resistência contra as diferenças sociais impressas na vida material, já que as habitações de pessoas de fortuna comum, magistrados e funcionários públicos deveriam ser iguais. c) a percepção das diferenças sociais durante todo o Império Romano, materializadas nas habitações, e a busca por moradias mais belas e espaçosas para todos. d) a determinação em conservar as diferenças sociais no Império Romano, a partir de políticas públicas de construção de moradias amplas para pessoas de fortuna comum.


Opções de Resposta: 
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     B     
     C     
     D     
     E     




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7(UNICAMP - 2021)Número Original: 57Código: 9178404

Primeira Fase - Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Ciências Humanas e Artes e Ciências Exatas e Tecnológicas - Prova E e G

Representações artísticas sobre o significado da beleza na Grécia Antiga.f Interdisciplinar
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Leia o trecho do poema da poetisa grega Safo acerca da beleza de uma jovem chamada Anactória. uns dizem que é uma hoste de cavalaria, outros de infantaria; outros dizem ser uma frota de naus, na terra negra, a coisa mais bela: mas eu digo ser aquilo que se ama. (Adaptado de Luísa de Nazaré Ferreira, “Turismo e património na antiguidade clássica: o texto atribuído a Fílon de Bizâncio sobre as Sete Maravilhas”, em Espaços e Paisagens: Antiguidade Clássica e heranças contemporâneas. 2012. V. 1. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra e Annablume, p. 73.) A partir da leitura do poema, assinale a alternativa correta sobre o conceito de beleza na Grécia Antiga. a) Safo reconhece a beleza como conceito universal e destaca a sua independência em relação ao amor. b) Safo exemplifica o conceito de belo e o define como inerente às conquistas militares e territoriais. c) Safo constata a diversidade dos gostos humanos e evidencia o valor do amor para o conceito de beleza. d) Safo exemplifica os gostos humanos a partir do conceito de amor e o define como inerente as conquistas militares.


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8(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 82Código: 7507785

Primeira Fase - Prova Q e X

Processos e fatos históricos sobre a formação e expansão do Império Romano .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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Os imperadores romanos que reinaram no século |l administraram um vasto império. Eles se tornaram mais abertamente monárquicos e dinásticos, particularmente fora de Roma, onde não precisavam se preocupar com os humores do Senado. Emergiu uma corte itinerante que competia por influência. Comunidades provinciais enviavam um embaixador atrás do outro para acompanhar o imperador onde quer que ele pudesse estar. Poderiam encontrar Adriano às margens do Nilo ou supervisionando a construção da grande muralha que cruzava o norte da Britânia; ajudando a projetar seu templo de Vênus diante do Coliseu; fazendo um discurso para soldados na África. O império era governado de onde o imperador estivesse. (Adaptado de Greg Woolf, Roma. São Paulo: Cultrix, 2017, p. 204.) A partir da leitura do texto, assinale a alternativa correta. a) O Senado, composto por notáveis, fazia oposição à centralização do poder do Imperador e garantia a centralidade do governo em Roma e a democratização das decisões governamentais. b) O Império romano foi marcado pelas disputas de poder entre o Imperador e o Senado. Os conflitos entre eles acabaram por resultar na diminuição do poder do Senado no que diz respeito à administração pública. c) O Senado, composto por notáveis, apoiava a centralização do poder nas mãos do Imperador. A nova estrutura política do Império permitia a mobilidade da administração pública representada pelo Imperador. d) O Império, governado por militares, opunha-se às comunidades provinciais. Isso levou ao desaparecimento do Senado como | instituição responsável pela administração pública.


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9(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 16Código: 7507944

Segunda Fase

História da Grécia
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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16. Pode parecer inconcebível que um crime de proporções gigantescas como o Holocausto, que também é um dos crimes mais bem documentados, estudados e testemunhados da história, possa ser negado, especialmente hoje, quando são numerosos os meios de informação sobre o tema. (Adaptado de Bruno Leal Pastor de Carvalho, “O negacionismo do Holocausto na internet”. Faces da História, Assis, v. 3, n.1, jan.- jun. 2016, p. 6.) A partir do excerto e de seus conhecimentos, a) apresente dois aspectos do negacionismo histórico; b) analise o impacto da internet nos debates sobre o Holocausto no mundo contemporâneo.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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10(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 10Código: 4432

Segunda Fase

História da Grécia
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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À Ilíada, epopeia guerreira, sucede a Odisseia, pacífica coletânea de lendas e aventuras marítimas. Esse contraste corresponde a uma mudança, quando os povos da região renunciam às lutas em territórios muito estreitos e se voltam para os países longínquos. Os poemas homéricos são contemporâneos da grande expansão marítima dos fenícios e a Odisseia está cheia de violências e rapinas de todo tipo praticadas pelos fenícios, apresentados como mercadores descarados e bandidos sem escrúpulos; mas devemos levar em conta, nessas narrativas, as rivalidades comerciais. (Adaptado de J. Gabriel-Leroux. 4s primeiras civilizações do Mediterrâneo. São Paulo: Martins Fontes. 1989. p. 67-68.) a) Segundo o texto, quais seriam as razões históricas da diferença entre a Ilíada e a Odisseia? b) Como a organização política de fenícios e gregos os diferenciava da civilização egípcia?


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