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Busca de Exercícios - UNICAMP - Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

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Resultados

16(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 8Código: 6441101

Segunda Fase

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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Operário no mar Na rua passa um operário. Como vai firme! Não tem blusa. No conto, no drama, no discurso político, a dor do operário está na sua blusa azul, de pano grosso, nas mãos grossas, nos pés enormes, nos de: enormes. Esse é um homem comum, apenas mais escuro que os outros, e com uma significação estranha no corpo, que carrega desígnios e segredos. Para onde vai ele, pisando assim tão firme? Não sei. A fábrica ficou lá atrás. Adiante é só o campo, com algumas árvores, o grande anúncio de gasolina americana e os fios, os fios, os fios. O operário não lhe sobra tempo de perceber que eles levam e trazem mensagens, que contam da Rússia, do Araguaia, dos Estados Unidos. (...) Para onde vai o operário? Teria vergonha de chamá-lo meu irmão. Ele sabe que não é, nunca foi meu irmão, que não nos entenderemos nunca. E me despreza... Ou talvez seja eu próprio que me despreze a seus olhos (...) (Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p.23.) a) No trecho citado, o eu lírico se pergunta sobre o destino do operário: “Para onde vai ele, pisando assim tão firme?” Tendo em mente a crítica politico-social que estrutura o conjunto do livro, explique a razão da dúvida do eu lírico. b) No fragmento do poema “Operário no mar”, o eu lírico manifesta os sentimentos de vergonha e de desprezo na sua relação com o operário. Qual é a posição do eu lírico no que diz respeito ao papel do artista como agente de transformação da realidade social?


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17(UNICAMP - 2015)Número Original: 12Código: 6434937

Primeira Fase - Prova Q e W

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
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Considerando a obra Sentimento do mundo em seu conjunto e tendo em vista que os primeiros versos transcritos pertencem ao poema que abre e dá título ao livro de Drummond, e que o segundo poema, citado integralmente, corresponde ao fechamento do volume, é correto afirmar que a) a oposição de base dos poemas reside nas imagens contrapostas de luz e trevas, manifestando o tema do pessimismo acerca da condição humana. b) o percurso figurativo dos poemas é marcado apenas pelas imagens da noite, associadas às ideias de negatividade e de esperança para a humanidade. c) a unidade de sentido do conjunto dos textos poéticos reside na clássica oposição entre luz e trevas, sendo que o percurso figurativo manifesta o tema da maldade. d) as imagens de luz e trevas significam a luta eterna entre o bem e o mal, o que se confirma no verso “Suicídio, riqueza, ciência”, que sugere o impasse do eu lírico.


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18(UNICAMP- SP - 2017)Número Original: 6Código: 6627565

Primeira Fase - Prova Q e Y

Modernismo Crônicas (Interpretação de textos) Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
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No dia 21 de setembro de 2015, Sérgio Rodrigues, crítico literário, comentou que apontar no título do filme Que horas ela volta? um erro de português “revela visão curta sobre como a lingua funciona”. E justifica: “O título do filme, tirado da fala de um personagem, está em registro coloquial. Que ano você nasceu? Que série você estuda? e frases do gênero são familiares a todos os brasileiros, mesmo com alto grau de escolaridade. Será preciso reafirmar a esta altura do século 21 que obras de arte têm liberdade para transgressões muito maiores? Pretender que uma obra de ficção tenha o mesmo grau de formalidade de um editorial de jornal ou relatório de firma revela um jeito autoritário de compreender o funcionamento não só da língua, mas da arte também.” (Adaptado do blog Melhor Dizendo. Post completo disponível em tpw melhordizendo comla-que oras ela voltem que-eno estamos-meemal Acessado em 08/06/2016.) Entre os excertos de estudiosos da linguagem reproduzidos a seguir, assinale aquele que corrobora os comentários do post. a) Numa sociedade estruturada de maneira complexa a linguagem de um dado grupo social reflete-o tão bem como suas outras formas de comportamento. (Mattoso Câmara Jr, 1975, p. 10.) b) A linguagem exigida, especialmente nas aulas de língua portuguesa, corresponde a um modelo próprio das classes dominantes e das categorias sociais a elas vinculadas. (Camacho, 1985, p. 4.) c) Não existe nenhuma justificativa ética, política, pedagógica ou científica para continuar condenando como erros os usos linguísticos que estão firmados no português brasileiro. (Bagno, 2007, p. 161.) d) Aquele que aprendeu a refletir sobre a linguagem é capaz de compreender uma gramática — que nada mais é do que o resultado de uma (longa) reflexão sobre a língua. (Geraldi, 1996, p. 64.)


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19(UNICAMP - 2021)Número Original: 6Código: 9178321

Primeira Fase - Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Ciências Humanas e Artes e Ciências Exatas e Tecnológicas - Prova E e G

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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“Repartimos a vida em idades, em anos, em meses, em dias, em horas, mas todas estas partes são tão duvidosas, e tão incertas, que não há idade tão florente, nem saúde tão robusta, nem vida tão bem regrada, que tenha um só momento seguro.” (Antonio Vieira, “Sermão de Quarta-feira de Cinza — ano de 1673”, em A arte de morrer. São Paulo: Nova Alexandria, 1994, p. 79.) Nesta passagem de um sermão proferido em 1673, Antônio Vieira retomou os argumentos da pregação que fizera no ano anterior e acrescentou novas características a morte. Para comover os ouvintes, recorreu ao uso de anáforas. Assinale a alternativa que corresponde ao efeito produzido pelas repetições no sermão. a) A repetição busca sensibilizar os fiéis para o desengano da passagem do tempo. b) A repetição busca demonstrar aos fiéis o temor de uma vida longeva. c) A repetição busca sensibilizar os fiéis para o valor de cada etapa da vida. d) A repetição busca demonstrar aos fiéis a insegurança de uma vida cristã.


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20(UNICAMP - 2021)Número Original: 3Código: 9178314

Primeira Fase - Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Ciências Humanas e Artes e Ciências Exatas e Tecnológicas - Prova E e G

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiança: Todo o mundo é composto de mudança, Tomando sempre novas qualidades. Continuamente vemos novidades, Diferentes em tudo da esperança: Do mal ficam as mágoas na lembrança, E do bem (se algum houve) as saudades. O tempo cobre o chão de verde manto, Que já coberto foi de neve fria, E em mim converte em choro o doce canto. E afora este mudar-se cada dia, Outra mudança faz de mor espanto, Que não se muda já como soía*. (Luís Vaz de Camões) *soÍa: terceira pessoa do pretérito imperfeito do indicativo do verbo “soer” (costumar, ser de costume). (Luís de Camões, 20 sonetos. Campinas: Editora da Unicamp, p.91.) Indique a afirmação que se aplica ao soneto escrito por Camões. a) O poema retoma o tema renascentista da mudança das coisas, que o poeta sente como motivo de esperança e de fé na vida. b) A ideia de transformação refere-se às coisas do Cc) d) mundo, mas nao afeta o estado de espirito do poeta, em razão de sua crença amorosa. Tudo sempre se renova, diferentemente das esperanças do poeta, que acolhem suas mágoas e saudades. Não apenas o estado de espírito do poeta se altera, mas também a experiência que ele tem da própria mudança.


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