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1(UNICAMP- SP - 2012)Número Original: 8Código: 4289

Segunda Fase

Processos e fatos históricos envolvendo as transformações nos meios de comunicação do Brasil no contexto do enrijecimento da ditadura .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2012
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No dia 14 de dezembro de 1968, os leitores mais atentos do Jornal do Brasil puderam perceber que o jornal apresentava mudanças. Apesar do sol de dezembro, por exemplo, a previsão meteorológica anunciava no alto da primeira página, à esquerda: “Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos”. Pela primeira vez, no lugar dos editoriais, eram publicadas fotos: na maior, um lutador de judô, gigante, dominando um garoto. O título da foto: “Força hercúlea”. (Adaptado de Zuenir Ventura, 1968: o ano que não terminou. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988, p. 288-289.) a) Por que o Jornal do Brasil apresentava alterações no dia seguinte à edição do Ato Institucional 5 (AI-5), de 13/12/1968? b) Que relação o jornal quis estabelecer entre o contexto político e a foto do lutador e o garoto?


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2(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 89Código: 7507871

Primeira Fase - Prova Q e X

Aspectos do contexto político e cultural brasileiros histórico relacionados com a produção cinematográfica das pornochanchadas durante o período do regime civil-militar.
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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A partir da segunda metade da década de 1960, a produção de um gênero cinematográfico extravagante ganha força no Brasil: a pornochanchada. Num primeiro momento esta se mostrou como uma comédia leve, apesar de algumas cenas de nudez parcial, mas logo evoluiu para o que já era praticado pelo resto do mundo: a exploração do erotismo e da sensualidade no Cinema para atender a um crescente mercado de consumo. (Adaptado de Ildembergue Leite de Souza e André Luiz Maranhão de Souza Leão, A transposição de mitos na intertextualidade entre Cinema e Publicidade. Intercom, Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 242-262, dez. 2014.) Sobre a vida cultural no Brasil das décadas de 1960 e 1970, é correto afirmar que: a) O período ficou marcado pelo esvaziamento da cena cultural, com baixo dinamismo nos campos da produção teatral, musical e cinematográfica. Apenas os gêneros ligados ao erotismo se expandiram, por não serem considerados transgressores. b) A pornochanchada foi financiada pelo capital estrangeiro no Brasil durante o regime militar, pois a indústria cinematográfica, em razão dos seus altos custos, passou a ser fomentada sobretudo por empresas norte-americanas. c) O gênero pornochanchada pode ser considerado um movimento de contracultura por seu caráter de contestação política, através da linguagem chula, e por suas estreitas conexões com produtores culturais ligados à Tropicália. d) A explosão dos filmes do ciclo da pornochanchada e seu sucesso de público ocorreram em um contexto marcado, de um lado, pela revolução sexual, e, de outro, pela censura ao conteúdo veiculado no cinema e na TV.


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3(UNICAMP - 2024)Número Original: 13Código: 14068226

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Humanas e Artes (Sem Matemática)

Manifestações na ditadura civil-militar.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2024

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4(UNICAMP- aa - 2017)Número Original: 54Código: 6627621

Primeira Fase - Prova Q e Y

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Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
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“O tropicalismo buscava revolucionar a linguagem e o comportamento na vida cotidiana, — incorporando-se simultaneamente à sociedade de massa e aos mecanismos do mercado de produção cultural. Criticava ao mesmo tempo a ditadura e uma estética de esquerda acusada de menosprezar a forma artística. Articulava aspectos modemos e arcaicos, buscava retomar criticamente a tradição brasileira e absorver influências estrangeiras de modo ‘antropofagico’.” (Marcelo Rident, “Cultura”, em Daniel Aarão Reis (org), Modemização, ditadura e democracia: 1964-2010. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014, p. 256.) O tropicalismo, no contexto cultural brasileiro dos anos 1960 e 1970, a) foi influenciado pelo manifesto antropotágico e propunha digerir aspectos da cultura mundial — como a guitarra elétrica e a televisão — para difundir o ideal de uma sociedade alinhada com os interesses da modemização econômica da ditadura. b) era um movimento que criticava a ditadura, associada à Jovem Guarda, e a esquerda, identificada com a Bossa Nova, propondo uma leitura imparcial para a cultura, como se observa na música popular e na dramaturgia do Teatro Oficina. c) criticava o Cinema Novo e a glamorização da “estética da fome”, preferindo abrir-se para os movimentos internacionais, como fizeram o modernismo em relação ao futurismo e a vanguarda do grupo do Teatro Opinião. d) usava referências eruditas e populares, incorporava aspectos da música pop mesclada a aspectos regionais e expressava críticas à ditadura e ao patrulhamento praticado por alguns fãs das canções de protesto.


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5(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 17Código: 6991601

Segunda Fase

Aspectos e características do messianismo na resistência das populações pobres sobre a exploração na Primeira República.g Sentido político e cultural do surgimento do Cinema Novo no contexto da década de 60 no Brasil.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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17. O cineasta Orlando Senna conta a experiência de ver a primeira exibição do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol de Glauber Rocha em 1964: “era uma plateia pequena e nós vimos pela primeira vez, pronto, o Deus e o Diabo na Terra do Sol, e foi aquele impacto pra vida inteira. Eu me lembro que quando o filme terminou de ser exibido, foi um silêncio enorme. Teve um silêncio, e depois de um tempo enorme, toda essa plateia chorando.” (Adaptado do filme O Guarani. Direção de Cláudio Marques e Marília Hughes. Salvador, 2008.) A partir do relato acima e de seus conhecimentos históricos, responda às questões. a) O filme de Glauber Rocha trata da figura do sertanejo, privilegiando o messianismo. Cite e explique dois elementos fundamentais do messianismo no Nordeste brasileiro entre as décadas de 1890 e 1930. b) O depoimento registra o impacto produzido pelo filme em sua primeira exibição, no dia 17 de março de 1964. Explique o significado cultural e político do Cinema Novo no Brasil dos anos 60.


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