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81(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 4Código: 6387648

Segunda Fase

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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“(..) E, páginas adiante, o padre se portou ainda mais excelentemente, porque era mesmo uma brava criatura. Tanto assim, que, na despedida, insistiu - Reze e trabalhe, fazendo de conta que esta vida é um dia de capina com sol quente, que às vezes custa muito a passar, mas sempre passa. E você ainda pode ter muito pedaço bom de alegria... Cada um tem a sua hora e a sua vez: você há de ter a sua.” (João Guimarães Rosa, A hora e a vez de Augusto Matraga, em Sagarana. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001, p. 380.) “(..) Então, Augusto Matraga fechou um pouco os olhos, com sorriso intenso nos lábios lambuzados de sangue, e de seu rosto subia um sério contentamento. Daí, mais, olhou, procurando João Lomba, e disse, agora sussurrando, sumido: - Põe a bênção na minha filha..., seja lá onde for que ela esteja... E, Dionóra... Fala com a Dionóra que está tudo em ord Depois morreu” (Idem, p. 413.) a) O segundo excerto, de certo modo, confirma os ditos do padre apresentados no primeiro. Contudo, “a hora e a vez' do protagonista não são asseguradas, segundo a narrativa, pela reza e pelo trabalho. O que lhe garantiu ter “a sua hora e a sua vez"? b) “A hora e a vez" de Nhé Augusto relacionam-se aos encontros que ele tem com outro personagem, Joãozinho Bem-Bem, em dois momentos da narrativa. Em cada um desses momentos, Nhô Augusto precisa realizar uma escolha. Indique quais são essas escolhas que importam para o processo de transformação do personagem protagonista.


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82(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 61Código: 7507843

Primeira Fase - Prova Q e X

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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“Para inaugurar é preciso ter um defunto. Mas, por desgraça, nenhum turista se afoga, nenhuma calamidade se abate sobre a cidade e os moribundos têm o desplante de ressuscitarem. Na ordem estabelecida por Odorico, o bem vira mal e o mal, bem.” (Anatol Rosenfeld, “A obra de Dias Gomes”, em Teatro de Dias Gomes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972, p. xxvii.) A comicidade de O Bem-amado, de Dias Gomes, deriva em grande medida da inversão de valores que a peça encena. Considerando os propósitos satíricos da obra, assinale a alternativa que evidencia tal inversão. a) A destinação de recursos para a construção de um cemitério público confere dignidade aos mortos. b) A hospitalidade dada aos doentes ilustra o uso do orçamento em prol do sistema público de saúde. c) A promoção do pistoleiro a delegado de polícia visa à reinserção social do criminoso. d) A inauguração do cemitério dá oportunidade a que se reverencie a memória do benfeitor da cidade.


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83(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 64Código: 7507833

Primeira Fase - Prova Q e X

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Notícia-Reportagem (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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Texto | Os idiomas e suas regras sao coisas vivas, que vao se modificando de maneira dinamica, de acordo com o momento em que a sociedade vive. Um exemplo disso é a adoção do termo “maratonar”, quando os telespectadores podem assistir a vários ou a todos os episódios de uma série de uma só vez. Contudo, ao que parece, a plataforma Netflix não quer mais estar associada à “maratona” de séries. A maior razão seria a tendência atual que as gigantes da tecnologia têm seguido para evitar o consumo excessivo e melhorar a saúde dos usuários. (Adaptado de Claudio Yuge, “Você notou? Netflix parece estar evitando o termo 'maratonar'.” Disponível em https://www.tecmundo.com.br/ internet/133690-voce-notou-net flix-parece- evitando-termo-maratonar.htm. Acessado em 01/06/2019.) Texto II E NÃO ACABEI DE | [ *MARATONOU! | [SOU DO TEMPO EM| |. MARATONAR HUNF! | QUE MARATONA [E FICARODIA | | SIGNIFICAVA | TODO NO SOFA UMA SERIE, VO! | | | “PROVA DE RESIS- || TÊNCIA E ESFORÇO | | FISICO". 4 (Disponível em http:/Avww willtirando.com.br/anesia-417/. Acessado em 01/06/ 2019.) Embora os dois textos tratem do termo “maratonar” a partir de perspectivas distintas, é possível afirmar que o Texto II retoma aspectos apresentados no Texto | porque a) esclarece o significado do neologismo “maratonar” como esforço físico exaustivo, derivado de “maratona”. b) deprecia a definição de “maratona” como ação contínua de superação de dificuldades e melhoria da saúde. c) reflete sobre o impacto que a falta de exercícios físicos e a permanência em casa provocam na saúde. d) menospreza o uso do termo “maratonar” relacionado a um estilo de vida sedentário, antagônico a maratona.


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84(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 57Código: 7507827

Primeira Fase - Prova Q e X

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Crônicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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“O que é então o verossímil? Para encurtar: tudo aquilo em que a confiança é presumida. Por exemplo, os juízes nem sempre são independentes, os médicos nem sempre capazes, os oradores nem sempre sinceros. Mas presume- se que o sejam; e, se alguém afirmar o contrário, cabe-lhe o ônus da prova. Sem esse tipo de presunção, a vida seria impossível; e é a própria vida que rejeita o ceticismo.” (Olivier Reboul, Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 97-98.) Considerando o segundo “Sermão da Quarta-feira de Cinza” (1673), de Antonio Vieira, é correto afirmar que a presunção de confiança por parte do auditório cristão do século XVII decorre da a) habilidade política do pregador. b) atenção disciplinada dos ouvintes. c) crença na salvação e na danação eternas. d) defesa institucional da Igreja Católica feita pelo clero.


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85(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 59Código: 7507823

Primeira Fase - Prova Q e X

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Linguagem Não-Verbal
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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As palavras organizadas comunicam sempre alguma coisa, que nos toca porque obedece a certa ordem. Quando recebemos o impacto de uma produção literária, oral ou escrita, ele é devido à fusão inextricável da mensagem com a sua organização. Em palavras usuais: o conteúdo de uma obra literária só atua por causa da forma. (Adaptado de Antonio Candido, “O direito à literatura”, em Vários escritos. São Paulo: Ouro sobre azul e Duas Cidades, 2004, p.178.) ARLS Rae mkt Refrigere minha alma e quia-me pelo caminho da justiça ae ea aT _ CUISIUT OU OPURATASSGOS | da sombra e Da morte | nao temerei mal alqum Nar ae crass Cee i) vx; cav.4” A , contracapa Te oor i BS A obra Sobrevivendo no inferno do grupo Racionais Mc's é composta pelas canções e pelo projeto editorial da capa e contracapa do CD. Nesse projeto editorial, encontram-se elementos visuais e verbais que estabelecem um jogo de formas e sentidos. Com base na afirmação de Antonio Candido, é correto afirmar que a organização desses elementos a) produz uma simetria entre som e sentido, sendo que tal simetria indica que os símbolos religiosos são uma resposta à violência. b) configura um sistema de oposições, uma vez que imagens e palavras estabelecem tensões materiais e espirituais, constitutivas do sentido das canções. Cc) configura uma sintaxe poética de ordem espiritual. Essa sintaxe espelha o caos e as injustiças vividos na periferia das grandes cidades. d) produz uma lógica poética racional. Essa lógica se explicita na vitória do crime sobre a visão de mundo presente nos versículos bíblicos transcritos.


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