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1(UNICAMP - 2015)Número Original: 49Código: 6435016

Primeira Fase - Prova Q e W

Estado Novo

Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
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Sinto no meu corpo A dor que angustia A lei ao meu redor A lei que eu não queria Estado violência Estado hipocrisia A lei que não é minha A lei que eu não queria (“Estado Violência”, Charles Gavin, em Titás, Cabeça Dinossauro, WEA, 1989.) A letra dessa música, gravada pelos Titãs, a critica a noção de Estado e sua ausência de controle, aspectos comuns ao liberalismo e ao marxismo. b constata que o corpo físico e o corpo político se relacionam em sociedades de controle. c critica o autoritarismo policial e o modelo de regulação proposto pelo anarquismo. d constata que o Estado autoritário, mesmo com boas leis, é sabotado pela figura do policial.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 6Código: 30913

Segunda Fase

Estado Novo

Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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Na Lei Orgânica do Ensino Secundário de 9 de abril de 1942, podemos ler: 1. É recomendável que a educação secundária das mulheres se faça em estabelecimentos de ensino de exclusiva presença feminina 2. Incluir-se-á nas terceira e quarta séries do curso ginasial é em todas as séries dos cursos clássico e científico a disciplina de economia doméstica. 3. A orientação metodológica dos programas terá em mira a natureza da personalidade feminina, bem como a missão da mulher dentro do lar (Adaptado de Carla Bassanezi Pinsky e Joana Maria Pedro (orgs.), Nova História das Mulheres. São Paulo: Contexto, 2012, p. 337.) a) Cite duas mudanças na legislação que afetaram a condição feminina no Brasil nas décadas de 1930 e 1940. b) Qual o papel desejado para a mulher durante o Estado Novo (1937-1945)?


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3(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 2Código: 7507899

Segunda Fase

Decreto-lei que regulamentou os direitos trabalhistas na Era Vargas Significados da participação política dos trabalhadores para o desenvolvimento das democracias do século XIX aos dias atuais.g Aspectos das mudanças estruturais na economia brasileira nas duas primeiras décadas do século XXI

Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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2. Até hoje, a formação das classes médias esteve ligada à expansão da indústria e à elevação de seus níveis de produtividade. Historicamente, a indústria permitiu estruturar a representação política e sindical das categorias mais desfavorecidas da população em torno dos interesses que afetavam as grandes massas de trabalhadores. Já no contexto atual, marcado por um mundo menos industrializado e orientado para uma economia em que os serviços tendem a ser mais fragmentados e frequentemente artesanais ou informais, os interesses comuns dos trabalhadores são evidentemente muito mais difíceis de emergir. Considerando este quadro, a desindustrialização prematura dos países do Hemisfério Sul (com exceção do Leste Asiático) não é muito favorável a uma consolidação democrática. (Adaptado de Pierre Veltz, La société hyper-industrielle. Le nouveau capitalisme productif. Paris: Editions du Seuil, 2017, p. 16.) Com base no texto e em seus conhecimentos, responda às questões. a) Que decreto-lei garantiu os principais direitos trabalhistas na Era Vargas e por que a menor presença de uma classe trabalhadora na indústria enfraquece os processos democráticos na contemporaneidade? b) Indique e explique qual foi a principal mudança estrutural ocorrida na economia brasileira nas duas Últimas décadas.


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4(UNICAMP- SP - 2009)Número Original: 12Código: 4726

Primeira Fase

Estado Novo Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História) Estado-Nação e Nacionalismo Influência dos EUA na América Latina.g

Questão de Vestibular - UNICAMP 2009
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Os animais humanizados de Walt Disney serviam à glorificação do estilo de vida americano. Quando os desenhos de Disney já eram famosos no Brasil, o criador de Mickey chegou aqui como um dos embaixadores da Política da Boa Vizinhança. Em 1942, no filme Alô, amigos, um símbolo das piadas brasileiras, o papagaio, vestido de malandro, se transformou no Zé Carioca. A primeira cópia do filme foi apresentada a Getúlio Vargas e sua família, e por eles assistida diversas vezes. Os Estados Unidos esperavam, com a Política da Boa Vizinhança, melhorar o nível de vida dos países da América Latina, dentro do espírito de defesa do livre mercado. O mercado era a melhor arma para combater os riscos do nacionalismo, do fascismo e do comunismo. (Adaptado de Antonio Pedro Tota, O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, pp. 133-138, 185-186.) OK www.museu.ufrgs.br/programacao/index.php?messelec=10&&anoselec=2006 a) De acordo com o texto, de que maneiras os personagens de Walt Disney serviam a politica externa norte- americana na época da Segunda Guerra Mundial? b) Como o governo Vargas se posicionou em relação à Segunda Guerra Mundial?


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