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Busca de Exercícios - UNICAMP - Governo de D. João VI.g - Revolta Pernambucana de 1817 Aprenda a usar!

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1(UNICAMP- SP - 2008)Número Original: 18Código: 4775

Segunda Fase

Governo de D. João VI.g Revolta Pernambucana de 1817
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2008
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Sobre a transferência da Corte de D. João VI para o Brasil, o historiador Kenneth Maxwell afirma: Novas instituições foram criadas pela coroa portuguesa, e a maioria delas foi estabelecida no Rio de Janeiro, que, assim, assumiu um papel centralizador dentro de uma América portuguesa que antes era muito fragmentada no sentido administrativo. Houve resistência a isso, principalmente em Pernambuco, em 1817. Mas, no final, o poder central foi mantido. (Adaptado de Kenneth Maxwell, "Para Maxwell, país não permite leituras convencionais”. Entrevista concedida a Marcos Strecker. Folha de São Paulo, 25/11/2007, Mais, p. 5.) a) Segundo o texto, quais as mudanças suscitadas pela transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808? b) Quais os objetivos do movimento de Pernambuco em 1817?


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2(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 86Código: 7507793

Primeira Fase - Prova Q e X

Processos e fatos históricos sobre as ações políticas e sociais de D. João VI no contexto da transferência da corte portuguesa para o Brasil .f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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Jean-Baptiste Debret, Retrato de Hyacinthe Rigaud, Retrato de o El Rei Dom Joao VI, 1817. Luís XIV, 1701. Museu do Museu Nacional de Belas Artes, Louvre, Paris. Rio de Janeiro. A partir das fontes visuais reproduzidas e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. a) A Única monarquia americana precisou afirmar a figura do governante e sua memória política, recorrendo à imagética da autoridade real francesa do Antigo Regime. Este mecanismo foi enaltecido pela imprensa do liberalismo constitucional. Debret usou o quadro de Rigaud como referência visual e preparou retratos em seu estúdio no Rio de Janeiro. Isto era importante, pois a autoridade monárquica joanina assentou-se na liturgia política e no pouco uso da violência. O retrato de D. João não foi pintado para ser exposto, embora existisse no Rio de Janeiro da época um circuito expositivo de salões de belas artes, pinacotecas, museus, onde pudesse ser visto. Tais espaços foram renomeados na República. O projeto de europeização da corte do Rio de Janeiro e a necessidade de afirmar a autoridade de D. Joao VI levaram a uma política de fomento à imagética do poder baseada, aqui, na da monarquia francesa.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNICAMP - 2021)Número Original: 2Código: 9157581

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Biológicas e Saúde

Funções diplomáticas de objetos trocados entre Portugal e Daomé no início do século XIX.f Questões com imagens (Hist.) Função social e científica das instituições de memória histórica e do patrimônio histórico e cultural brasileiros como o Museu Histórico Nacional .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Em 10 de outubro de 1810, Adandozan (1797-1818), rei do Daomé, no atual Benim, enviou uma carta para o Brasil endereçada a Dom João, príncipe regente, acompanhada de uma lista de presentes contendo objetos de prestígio cujo uso era privilégio real. Uma parte dos artefatos descritos na carta integrava o acervo do Museu Nacional, que foi destruído em um grande incêndio no ano de 2018. Entre os objetos que Adandozan usou para presentear Dom João, destacavam-se o trono do rei daomeano (imagem ao lado), cetros, bengalas, bolsa, sandália e abanos. (Adaptado de SOARES, Mariza de Carvalho. Trocando galanterias: a diplomacia do comércio de escravos, Brasil-Daomé, 1810-1812. Afro-Asia, Salvador, n. 49, p. 229-271.) Com base no excerto e na imagem: 2 po ri E Acervo do Museu Nacional, Rio de Janeiro, UFRJ a) cite e explique uma das funções assumidas pelos objetos no âmbito da diplomacia estabelecida entre Brasil e África no começo do século XIX: b) descreva o impacto da destruição destes objetos no incêndio do Museu Nacional para o Brasil e para o Benim.


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4(UNICAMP- SP - 2021)Número Original: 2Código: 9520239

Segunda Fase - Segundo Dia

Funções diplomáticas de objetos trocados entre Portugal e Daomé no início do século XIX.f Brasil.b Questões com imagens (Hist.) Patrimônios históricos do acervo do Museu Nacional destruídos no incêndio de 2018 .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Em 10 de outubro de 1810, Adandozan (1797-1818), rei do Daomé, no atual Benim, enviou uma carta para o Brasil endereçada a Dom Joao, principe regente, acompanhada de uma lista de presentes contendo objetos de prestígio cujo uso era privilégio real. Uma parte dos artefatos descritos na carta integrava o acervo do Museu Nacional, que foi destruído em um grande incêndio no ano de 2018. Entre os objetos que Adandozan usou para presentear Dom João, destacavam-se o trono do rei daomeano (imagem ao lado), cetros, bengalas, bolsa, sandália e abanos. (Adaptado de SOARES, Mariza de Carvalho. Trocando galanterias: a diplomacia do comércio de escravos, Brasil-Daomé, 1810-1812. Afro-Asia, Salvador, n. 49, p. 229-271.) Com base no excerto e na imagem: a if , d 4 4 Acervo do Museu Nacional, Rio de Janeiro, UFRJ a) cite e explique uma das funções assumidas pelos objetos no âmbito da diplomacia estabelecida entre Brasil e Africa no começo do século XIX; b) descreva o impacto da destruição destes objetos no incêndio do Museu Nacional para o Brasil e para o Benim.


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