Busca de Exercícios - UPE - Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UPE - 2019)Número Original: 4Código: 10123756

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Características gerais das doenças sexualmente transmissíveis (DST).f

Questão de Vestibular - UPE 2019
Exibir texto da questão

Analise o caso abaixo: O paciente queixou-se de ardência ao urinar, coceira, secreção uretral de cor amarelada, com odor desagradável e hemorragia. O urologista solicitou alguns exames para concluir o diagnóstico. No retorno da consulta, analisou os exames e identificou uma doença sexualmente transmissível, dando-lhe as orientações de rotina e prescrevendo como tratamento um antibiótico específico para o caso. Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com o resultado de seus exames e o tratamento, é CORRETO afirmar que a doença adquirida e o agente etiológico identificado correspondem à alternativa a) Os sintomas do paciente estão relacionados com a sífilis, causada pela bactéria Treponema pallidum. b) O paciente infectado com a bactéria Neisseria gonorrheae apresentava os sintomas de gonorreia. c) O protozoário Chlamydia trachomatis causou a doença, pois foram vistos sintomas de um linfogranuloma venéreo característico da candidíase. d) Os exames apontaram para uma infecção pelo vírus Haemophilus ducreyi, uma vez que os sintomas são característicos do cancro mole. e) O paciente apresentava o fungo da herpes genital cujo agente etiológico é o Trychomonas vaginalis, responsável pelos sintomas descritos, semelhantes aos da candidíase.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UPE - 2023)Número Original: 36Código: 13049022

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Segundo Dia

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Questão de Vestibular - UPE 2023
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir. Os cigarros eletrônicos caíram nas graças dos adolescentes e adultos | jovens. Após décadas de campanhas elucidando os problemas de saúde que os cigarros convencionais podem causar e de ações de combate ao fumo, o número de fumantes diminuiu vertiginosamente entre as gerações mais novas. No entanto, nos últimos anos, vimos aumentar a taxa de usuários dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), conhecidos como cigarros eletrônicos, em especial entre os jovens. O relatório Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia), divulgado em abril deste ano, mostra que 1 a cada 5 jovens de 18 a 24 anos fuma o dispositivo. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/drogas-licitas-e-ilicitas/tabagismo. Acesso em 19/09/2022 Se os jovens buscassem informações sobre esse assunto, em sites com conteúdos baseados na ciência, tomariam a seguinte decisão: a) fumariam em menor frequência, pois não está comprovada a dependência química nos usuários. b) não fumariam, pois têm mais chance de terem um infarto do que aqueles que não fazem uso do produto. c) fumariam, pois não faz tão mal à saúde quanto o cigarro convencional, por não ter nicotina. d) não fumariam, pois há altas concentrações de tanino que podem levar a algumas doenças neurológicas. e) fumariam, pois é um tratamento para os que pretendem se livrar do cigarro convencional, pela presença do sal de nicotina.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UPE - 2024)Número Original: 30Código: 14065634

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Segundo Dia

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Questão de Vestibular - UPE 2024

Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UPE - 2023)Número Original: 10Código: 13052243

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Questão de Vestibular - UPE 2023
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir. Na Cracolândia há pessoas que vivem para “a pedra”, como a mãe de Silvia. A garota ia de carona na placenta. Nasceu com problemas de saúde e ficou três meses internada. Quando a mãe abandonou Silvia, as autoridades agiram. Ela foi colocada em diferentes abrigos. Aos 13 anos, descontente, fugiu. Começava a repetição da história da mãe... Ela demorou menos de um ano para a rotina incluir lança-perfume, maconha e cocaína. Pouco afeita a roubar, preferiu o tráfico. A vida "loka" durou um ano e acabou em overdose de lança... Silvia ficou apavorada com a proximidade da morte e largou as drogas, em 2021. Mesmo se sentindo sem encaixe na sociedade, ela afirma que vai se manter livre de drogas e do tráfico. O principal incentivo está dentro dela. Silvia está grávida de seis meses. Disponível em https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2022/06/23/a-infancia-num-hotel-do-crack-ratos-vizinhos-drogados-e-mae-traficante.htm Acesso em jul 2022 (Adaptada) Diante do contexto, assinale a alternativa que reflete CORRETAMENTE sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas e suas causas e consequências. a) O uso de drogas pode gerar graves consequências ao embrião, mas não ao feto, pois ele absorve as substâncias ingeridas pela mãe através da corrente sanguínea, ou até mesmo do líquido amniótico. Contudo, a maioria das drogas é incapaz de ultrapassar a barreira placentária, que protege o bebê em formação. b) Vários fatores podem levar a gestante a não buscar os cuidados pré-natais. Eles podem estar relacionados a vida em locais periféricos, condição socioeconômica precária, baixo índice de escolaridade, gravidez na adolescência e/ou indesejada, exposição a algum tipo de violência, problemas psicológicos associados ao consumo de drogas. c) Os jovens que se iniciam cedo sexualmente se expõem à gravidez indesejada, além de ISTs. O HPV pode desencadear o câncer de mama. A sífilis não tratada pode evoluir para complicações renais. Contudo, é menos provável que os adolescentes se envolvam em comportamentos de risco, como parceiros concorrentes ou sexo sem camisinha. d) A pandemia de covid-19 potencializou os riscos de dependência de drogas, além de mudar o perfil de substâncias mais consumidas. Aumentou a busca por álcool, maconha e ectasy, assim como reduziu a procura por drogas estimulantes ou psicodélicas, geralmente associadas a festas, como LSD e remédios anestesiantes. e) No Brasil, o uso abusivo de drogas ilícitas, mas não o de drogas lícitas, é considerado uma questão de saúde pública multifatorial, que envolve questões sociais, culturais, biológicas e psíquicas, demandando, dessa maneira, uma atuação de uma esfera específica do Estado, em uma ação integrada da rede pública.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UPE - 2022)Número Original: 2Código: 11716483

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Questão de Vestibular - UPE 2022
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir: Movimentos antivacina usam argumentos do século 19. Um panfleto popular publicado em 1885, durante a epidemia de varíola em Montreal, no Canadá, é um grande exemplo do movimento antivacina. Doutor Ross lamentou o “pânico sem sentido”, causado por funcionários da saúde e médicos sobre a epidemia, alegando que a varíola não era uma epidemia, e a cidade tinha “muito poucos casos”. Os antivacinas do passado afirmavam que a vacinação causava desde a VARÍOLA À SÍFILIS, FEBRE TIFOIDE, TUBERCULOSE, CÓLERA e “envenenamento do sangue”. Seus argumentos ainda ecoam mais de um século depois, na atual pandemia. Fonte adaptada - Paula Larsson, da Universidade de Oxford. 24 de outubro de 2020. Movimentos antivacina usam argumentos do século 19 (cnnbrasil.com.br). “The Conversation”. Caricatura retrata um homem da classe trabalhadora, sendo vacinado à força por um oficial de saúde, enquanto é detido por um policial. Foto: Hathitrust Digital Library. A PITIABLE SICH: — PEOPLE ORIVEN LIKE DUMB ANIMALS TO THE SHANBLES !! TYRANNY OF DOCTORCRAFT!!! Manchete do panfleto do Dr. Ross de 1885 denunciava a vacinação contra a varíola. Foto: Hathitrust Digital Library Olhar para a história desses movimentos nos ajuda a compreender a importância das vacinas na prevenção de doenças. Sobre as doenças destacadas no texto, assinale a alternativa CORRETA. a) A varíola é transmitida pelas gotículas de saliva, pelo uso de objetos contaminados, a exemplo de toalhas, copos, talheres, pela água contaminada bem como pelo contato com a secreção e as crostas das lesões dos enfermos. Provoca feridas pequenas e numerosas pelo corpo. A única medida profilática eficiente é a vacinação. b) A sífilis tem como agente etiológico o Treponema pallidum ou bacilo de Koch, transmitido pelas relações sexuais ou pela via congênita. Provoca inflamação na pele, nos rins e nos ossos, doenças respiratórias, até a morte do feto. As medidas profiláticas mais eficientes são o tratamento do doente com antibióticos e a vacina HPV. c) A tuberculose tem como agente etiológico o Mycobacterium tuberculosis, transmitido pela inalação de gotículas espalhadas pelo ar, fala, tosse ou espirro das pessoas contaminadas. Atinge os pulmões. As medidas profiláticas mais eficientes são o tratamento do doente e a vacina tríplice viral. d) A cólera tem como agente etiológico o Vibrio cholerae, transmitido pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Provoca diarreia acentuada, vômitos e cáibras, podendo desidratar e levar à morte. As medidas profiláticas mais eficientes são tratamento dos doentes, consumo de água potável, fervida ou clorada, higienização de frutas e verduras e saneamento básico. e) A febre tifoide é transmitida pela saliva através do uso de objetos contaminados, a exemplo de copos e talheres. O vírus penetra pela mucosa das vias respiratórias e dissemina-se pelo corpo através da corrente sanguínea. Provoca febre, dor no corpo e inflamação das parótidas. A vacinação BCG e o tratamento dos doentes são as medidas profiláticas mais eficientes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.