Busca de Exercícios - UPE - Especulação Imobiliária - Favelização Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Especulação Imobiliária
  • Favelização
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UPE - 2021)Número Original: 33Código: 10081895

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Segundo Dia

Especulação Imobiliária Favelização

Questão de Vestibular - UPE 2021
Exibir texto da questão

As tecnologias modernas empregadas na análise cartográfica vêm colaborando sensivelmente para o avanço dos estudos geográficos, particularmente a interpretação ambiental. As imagens SRTM, como a reproduzida na figura a seguir, são um bom exemplo dessas tecnologias. E ma - Disponível em: https:/Awww.cnpm.embrapa.br/projetos/relevobr/ba/hth1/ba16 11.htm A imagem SRTM contém uma área indicada pela seta que se individualiza por suas paisagens singulares. Pelas características apresentadas pelo produto cartográfico acima, essa área corresponde a um/uma a) Inselbergue. b) Crista residual. c) Montanha falhada. d) Sistema montanhoso. e) Chapada.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UPE - 2022)Número Original: 40Código: 11716466

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Especulação Imobiliária

Questão de Vestibular - UPE 2022
Exibir texto da questão

A charge a seguir, elaborada por Angeli, expõe grave problema social, que afeta uma expressiva pare: ela da população brasileira há muito tempo. Disponível em: https://blogs.correiobraziliense.com.br/aricunha/em-defesa-do-planejamento-urbano-e-solidario Acesso em: 02 set. 2021. Com relação a esse tema, considere as afirmativas a seguir: 1. O déficit habitacional está relacionado com a falta de políticas públicas e questões sociais, a exemplo do êxodo rural e da mudança socioeconômica no perfil das famílias. 2. “Déficit Habitacional” é um conceito que tem dado sustentação aos indicadores que se voltam à estimativa da falta de habitações e/ou existência de habitações em condições inadequadas, como noção mais ampla de necessidades habitacionais. 3. A situação dos denominados “moradores de rua” é um problema social, que demonstra a extrema necessidade de políticas públicas habitacionais, especialmente nos grandes centros urbanos das diversas regiões brasileiras. 4. O problema habitacional brasileiro, mesmo tendo uma reconhecida importância, sofre, ainda, sérias limitações no que se refere ao dimensionamento a partir de uma ótica exclusivamente econômica. 5. Emgeral, há fatores comuns aos moradores de rua, tais como: falta de uma moradia fixa, emprego, um lugar para dormir, temporária ou permanentemente, vínculos familiares que foram rompidos ou fragilizados e até problemas de saúde. Estão CORRETAS a) 1e5,apenas. b) 1,2¢e3, apenas. c) 2,3e4, apenas. d) 2,4e5, apenas. e) 1,2,3,4e5.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UPE - 2019)Número Original: 38Código: 10123752

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Especulação Imobiliária

Questão de Vestibular - UPE 2019
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir: Direito à cidade e grupos oprimidos: De quem são as ruas? (Dezembro de 2017) Há 50 anos, Herri Lefebvre utilizava, pela primeira vez, a expressão “direito à cidade”. A intenção não era a ideia de um direito real, mas de uma consigna de luta dos trabalhadores... No Brasil, houve dois marcos legais em relação ao direito à cidade. O primeiro é a inclusão do Capítulo da Política Urbana na Constituição de 1988 (Artigos 182 e 183), que introduziu um novo ramo no Direito Público: o Direito Urbanístico, com normas, princípios e instrumentos próprios e com um regime de competência bem definido, cujo universo é a política de desenvolvimento urbano e o vetor da justiça social. O segundo marco foi a elaboração e a aprovação do Estatuto da Cidade, em 2001, que apresenta diversas disposições sobre o ambiente urbano. Fonte: adaptado de http://justificando.cartacapital.com.br/2017/12/05. Considerando o texto, a noção acerca do direito à cidade no Brasil compreende inúmeras perspectivas socioespaciais assinaladas corretamente nas alternativas a seguir, EXCETO: a) b) A valorização dos espaços públicos, que se opõe à expressiva diferenciação do valor de troca, o qual vincula a cidade à ideia de mercadoria, do valor de uso e da desigualdade dos modos de apropriação do espaço urbano. A resistência organizada em coletivos culturais, sobretudo periféricos, que lutam por direitos à moradia e mobilizam a opinião pública, mostrando alternativas aos tradicionais espaços de participação social e democracia participativa. O surgimento de movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), em decorrência da forte segregação urbana, gerada não só pela ineficaz atuação do poder público mas também pela forte especulação imobiliária. A implementação do Plano Diretor com base em planos locais a qual direciona para o espaço urbano a Lei de Zoneamento (uso e ocupação de condomínios fechados), definindo o tipo de uso residencial entre as classes ricas e pobres do país. A necessidade de ampliação de investimento no transporte coletivo, incentivando a população a escolher esses meios de transporte, aumentando a oferta e eficiência em detrimento dos automóveis particulares.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.