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1(USP- SP - 2011)Número Original: 31Código: 5341

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Mistura de duas soluções de um mesmo soluto Mistura de duas soluções de solutos diferentes que não reagem entre si Mistura de duas soluções de solutos diferentes que reagem entre si Rec
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Questão de Vestibular - USP 2011
Questão de Vestibular - USP 2011
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Considere 4 frascos, cada um contendo diferentes substâncias, a saber: Frasco 1: 100 mL de H20(/) Frasco 2: 100 mL de solução aquosa de ácido acético de concentração 0,5 mol/L Frasco 3: 100 mL de solução aquosa de KOH de concentração 1,0 mol/L Frasco 4: 100 mL de solução aquosa de HNO; de concentração 1,2 mol/L A cada um desses frascos, adicionaram-se, em experimentos distintos, 100 mL de uma solução aquosa de HC/ de concentração 1,0 mol/L. Medindo-se o pH do líquido contido em cada frasco, antes e depois da adição de HC/(aq), pôde-se observar aumento do valor do pH somente a) nas soluções dos frascos 1,2 e 4. b) nas soluções dos frascos 1 e 3. c) nas soluções dos frascos 2 e 4. d) na solução do frasco 3. e) na solução do frasco 4.


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2(USP- SP - 2010)Número Original: 6Código: 5808

Segunda fase - Terceiro dia

Mistura de duas soluções de solutos diferentes que reagem entre si Molaridade Reação de Neutralização (Ácido Base) Rec
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Questão de Vestibular - USP 2010
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Determinou-se o número de moléculas de água de hidratação (x) por molécula de ácido oxálico hidratado (H>C,04xH,0), que é um ácido dicarboxílico. Para isso, foram preparados 250 mL de uma solução aquosa, contendo 5,04 g de ácido oxálico hidratado. Em seguida, 25,0 mL dessa solução foram neutralizados com 16,0 mL de uma solução de hidróxido de sódio, de concentração 0,500 mol/L. a) Calcule a concentração, em mol/L, da solução aquosa de ácido oxálico. b) Calcule o valor de x. Massas molares (g/mol) Dados: H 1 Cc 12 o 16


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3(USP- SP - 2014)Número Original: 28Código: 31119

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Mistura de duas soluções de solutos diferentes que não reagem entre si
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Questão de Vestibular - USP 2014
Questão de Vestibular - USP 2014
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Uma usina de reciclagem de plástico recebeu um lote de raspas de 2 tipos de plásticos, um deles com densidade 1,10 kg/L e outro com densidade 1,14kg/L Para efetuar a separação dos dois tipos de plásticos, foi necessário preparar 1000 L de uma solução de densidade apropriada, misturando-se volumes adequados de água (densidade = 1,00 kg/L) e de uma solução aquosa de NaCt, disponível no almoxarifado da usina, de densidade 1,25kg/L. Esses volumes, em litros, podem ser, respectivamente, a) 900€ 100. b) 800 e 200. c) 500€500. d) 200800. e) 100900.


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4(USP - 2023)Número Original: 25Código: 12818464

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Relação entre as Concentrações das Soluções
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Questão de Vestibular - USP 2023
Questão de Vestibular - USP 2023
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Combustíveis fósseis, como o diesel, contém em sua composição uma fração de enxofre. Durante o processo de combustão, o enxofre é convertido em SO;, tornando-se um poluente ambiental. Em postos de combustível, normalmente são comercializados dois tipos de diesel, o Diesel S10 e o Diesel S500. O primeiro contém 10 ppm de enxofre, e o segundo, 500 ppm de enxofre. Considere que na combustão do diesel, todo enxofre seja convertido em SO;, conforme reação a seguir: S(s) + O2(g) > SO2(g) Nesse caso, a diferença de massa de SO; emitido para a atmosfera por kg de diesel quando cada um dos dois tipos é queimado é de (A) 245 mg/kg. (B) 490 mg/kg. (C) 980 mg/kg. (D) 1960 mg/kg. (E) 3920 mg/kg. Note e adote: Massas molares (g/mol): O = 16;S = 32. 1 ppm de enxofre equivale a 1 mg de enxofre por kg de diesel.


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5(USP - 2023)Número Original: 6Código: 12818387

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

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Questão de Vestibular - USP 2023
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Um processo típico de adulteração do leite envolve uma simples diluição com água. Essa adulteração pode ser avaliada pela quantidade de proteína na amostra. Segundo pesquisadores do CENA-USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade São Paulo), as proteínas do leite podem ser precipitadas com sulfato de cobre em meio salino por efeito dos íons Cu?*, Pela quantidade de Cu?* remanescente em solução, é possível calcular, por diferença, a quantidade de proteína na amostra. a) Esboce, na folha de respostas, um gráfico da variação da concentração de proteína em função do volume de água adicionado ao leite. b) Suponha que uma amostra de 1L de leite não adulterado foi tratada com uma certa quantidade de sulfato de cobre, de modo que toda a proteína presente na amostra fosse precipitada. Se essa mesma quantidade de sulfato de cobre for utilizada em 1L de uma amostra de leite adulterado por diluição, a solução remanescente terá menor, maior ou a mesma concentração de Cu? livre em solução? Justifique. c) Uma forma de quantificar os íons Cu?* na solução remanescente é por meio de titulação utilizando um agente complexante como o EDTA, que se liga ao Cu?* formando um complexo estável de coloração azul. Sabendo que o ponto final da titulação de 10 mL da solução remanescente ocorre quando 25 mL de EDTA 0,01 mol/L são utilizados para complexar o Cu?*, calcule a concentração de Cu?*, em mol/L, nessa solução, considerando que a estequiometria do Cu?* com EDTA é de 1:1, ou seja, na viragem, o número de mols de EDTA e de Cu?* são iguais.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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