Considere uma sequência de DNA com 100 pares de bases de comprimento contendo 32 timinas. Quantas citosinas, guaninas e adeninas essa sequência terá, respectivamente? (A) 32, 68, 68. (B) 68, 32, 68. (C) 68, 68, 32. (D) 32, 18, 18. (E) 18, 32, 18.
O DNA extranuclear (ou seja, de organelas citoplasmáticas) foi obtido de células somáticas de três organismos: uma planta, um fungo e um animal. Na tabela, qual das alternativas cita corretamente a procedência do DNA extranuclear obtido desses organismos? Planta Fungo Animal ribossomos e a) | plastos ribossomos RO mitocôndrias lastos e lastos e b) P P ribossomos ribossomos ribossomos RO mitocôndrias ribossomos e c) | mitocôndrias A e plastos mitocôndrias mitocôndrias mitocôndrias RC d) mitocôndrias e plastos e plastos mitocôndrias RC A ys e) mitocôndrias mitocôndrias e plastos
Uma mutação, responsável por uma doença sanguínea, foi identificada numa família. Abaixo estão representadas sequências de bases nitrogenadas, normal e mutante; nelas estão destacados o sítio de início da tradução e a base alterada. Sequência normal ... AUGACGGGCGACACACAGAGCGACUGGGACUGC... T Sitio de inicio da tradução 1 Sequência mutante ... AUGACGGGCGACACACAGAGCGACUGGAACUGC... O ácido nucleico representado acima e o número de aminoácidos codificados pela sequência de bases, entre o sítio de início da tradução e a mutação, estão corretamente indicados em: a) DNA; 8. b) DNA; 24. c) DNA; 12. d) RNA; 8. e) RNA: 24.
Há uma impressionante continuidade entre os seres vivos (...). Talvez o exemplo mais marcante seja o da conservação do código genético (...) em praticamente todos os seres vivos. Um código genético de tal maneira “universal” é evidência de que todos os seres vivos são aparentados e herdaram os mecanismos de leitura do RNA de um ancestral comum. Morgante & Meyer, Darwin e a Biologia, O Biólogo 10:12-20, 2009. O termo “código genético” refere-se a) ao conjunto de trincas de bases nitrogenadas, cada trinca correspondendo a um determinado aminoácido. b) ao conjunto de todos os genes dos cromossomos de uma célula, capazes de sintetizar diferentes proteínas. c) ao conjunto de proteínas sintetizadas a partir de uma sequência específica de RNA. d) a todo o genoma de um organismo, formado pelo DNA de suas células somáticas e reprodutivas. e) à síntese de RNA a partir de uma das cadeias do DNA, que serve de modelo.