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1(USP - 2023)Número Original: 47Código: 12818593

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Aspectos gerais da Declaração de Direitos aprovada pelo parlamento inglês no final do século XVII .f Inglaterra.b
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Questão de Vestibular - USP 2023
Questão de Vestibular - USP 2023
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“E desse modo os respectivos Lordes Espirituais, Temporais e Membros da Câmara dos Comuns (...) declaram: Que o pretenso poder de suspender as leis ou executar as leis por autoridade real sem consentimento do Parlamento é ilegal; (...) Que a criação ou manutenção de um exército permanente no reino em tempos de paz, a menos que com o consentimento do Parlamento, é ilegal”. Traduzido de English Bill of Rights, 1689. Disponível em https://avalon.law.yale.edu/. Considerando o texto da lei e o contexto político da Inglaterra ao fim do processo revolucionário no século XVII, é correto afirmar que a Declaração de Direitos de 1689 (A) suprime todas as prerrogativas do Parlamento. (B) dispensa o aval parlamentar para mudar a legislação. (C) impõe limites ao poder monárquico. (D) impossibilita a criação de um exército. (E) estabelece um regime republicano.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(USP - 2020)Número Original: 67Código: 7504804

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Formação e desenvolvimento históricos do Parlamentarismo Inglês entre os séculos XVII e XIX.g
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Questão de Vestibular - USP 2020
Questão de Vestibular - USP 2020
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A entrega pacífica do governo a um adversário pressupunha um elevado nível de automoderação. O mesmo determinou a boa vontade de um governo em não usar os seus grandes recursos do poder na humilhação ou destruição de predecessores hostis ou opositores (...). As técnicas militares deram lugar às técnicas verbais do debate feitas de retórica e de persuasão, a maior parte das quais exigia mais contenção geral, identificando, de modo nítido, esta mudança com um avanço da civilização. Norbert Elias, A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992. O processo histórico britânico ofereceu, entre os séculos XVII e XIX, modelos institucionais e práticas políticas importantes. A respeito deles, é correto afirmar que (A)os debates acalorados no Parlamento, que desencadearam uma série de lutas sociais no século XVIII, foram apenas superados no início do século XIX com a instauração do Regime Parlamentar. (B) após o turbulento século XVII, marcado por sucessivas lutas sociais e golpes de Estado, a pacificação entre as classes dominantes ocorreu com o fortalecimento do Regime Parlamentar ao longo do século XVIII. (C) a instauração da República de Cromwell e do parlamentarismo, em meados do século XVIII, foi responsável pelo fim das turbulências políticas características do absolutismo monárquico. (D) o avanço da civilização mencionado no texto ocorreu com o estabelecimento do princípio da tolerância religiosa entre anglicanos, calvinistas e católicos pelo Parlamento no final do século XVIII. (E) o estabelecimento do parlamento bicameral, com representação para os nobres e para a burguesia enriquecida, e do direito de voto universal, ambos no século XVIII, foram responsáveis pela contenção das lutas sociais na Grã-Bretanha.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(USP- SP - 2006)Número Original: 4Código: 5965956

Segunda Fase

Absolutismo
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Questão de Vestibular - USP 2006
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Felipe II, rei da Espanha, entre 1556 e 1598, não conseguiu impedir a revolta dos holandeses (Países Baixos setentrionais). Luís XIV, rei de França, entre 1643 e 1715, não conseguiu conquistar a Holanda. Nos dois enfrentamentos, estiveram em jogo concepções político-religiosas opostas e estruturas socio-econômicas distintas. Explique a) essas concepções político-religiosas opostas b) essas estruturas socioeconômicas distintas.


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4(USP- SP - 2020)Número Original: 2Código: 7504693

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Questões de identificações (Hist.) Estados absolutistas na Idade Moderna.g Aspectos do controle social estabelecido pela ordem política e econômica do período colonial brasileiro .f
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Questão de Vestibular - USP 2020
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O suplício tem então uma função jurídico-política. É um cerimonial para reconstituir a soberania lesada por um instante [...]. A execução pública, por rápida e cotidiana que seja, se insere em toda a série dos grandes rituais do poder eclipsado e restaurado (coroação, entrada do rei numa cidade conquistada, submissão dos súditos revoltados). [...] O suplício não restabelecia a justiça; reativava o poder. No século XVII, e ainda no começo do XVII, ele não era, com todo o seu teatro de terror, o resíduo ainda não extinto de uma outra época. Suas crueldades, sua ostentação, a violência corporal, o jogo desmesurado de forcas, o cerimonial cuidadoso, enfim, todo o seu aparato se engrenava no funcionamento político da penalidade. [...] Mas nessa cena de terror o papel do povo é ambíguo. Ele é chamado como espectador: é convocado para assistir às exposições, às confissões públicas; os pelourinhos, as forcas e os cadafalsos são erguidos nas praças públicas ou à beira dos caminhos; os cadáveres dos supliciados muitas vezes são colocados bem em evidência perto do local de seus crimes. As pessoas não só têm que saber, mas também ver com seus próprios olhos. Porque é necessário que tenham medo; mas também porque devem ser testemunhas e garantias da punição, e porque até certo ponto devem tomar parte nela. Michel Foucault, Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1983. a) Identifique uma das práticas punitivas descritas no texto empregadas na sociedade colonial brasileira. b) Explique as relações entre a exibição do poder monárquico e as punições judiciais na sociedade do Antigo Regime europeu. c) A participação do povo nas execuções conferia a elas um caráter democrático? Justifique.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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5(USP - 2018)Número Original: 2Código: 6984851

Segunda Fase - Terceiro dia

Estados absolutistas na Idade Moderna.g Questões com imagens (Hist.) Aspectos e características do governo de José II no contexto do despotismo esclarecido.g
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Questão de Vestibular - USP 2018
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Martin van Meytens, Banquete de coroação de José ll. Óleo sobre tela, século XVIII. Detalhe. Integrante da poderosa família dos Habsburgos, José Il foi coroado imperador da Áustria em 1765, um dos mais vigorosos centros da cultura europeia no século XVIII. a) A partir de elementos representados na pintura, aponte e explique duas características das sociedades europeias no período. b) Explique por que José Il é considerado um déspota esclarecido.


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