Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Sociologia
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ENEM- BR - 2011)Número Original: 28Código: 3197

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Filosofia contemporânea geral.g Sociologia da Cultura Diversidade Cultural Cultura Popular e Cultura Erudita Sociedade de massa e consumo (Sociologia) Sociologia da Educação
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2011
Questão de Vestibular - ENEM 2011
Exibir texto da questão

Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito às crianças — o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas na televisão. GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005. O texto indica que existe uma significativa produção científica sobre os impactos socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influências, porque © codificam informações transmitidas nos programas infantis por meio da observação. O adquirem conhecimentos variados que incentivam o processo de interação social. O interiorizam padrões de comportamento e papéis sociais com menor visão crítica. O observam formas de convivência social baseadas na tolerância e no respeito. @ apreendem modelos de sociedade pautados na observância das leis.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEMA - 2020)Número Original: 1Código: 7893556

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Questões de identificações (Sociologia) Questões com imagens (sociologia).g Aspectos do conceito de socialização e suas categorias definidas como primária e secundária .f Questões com causas ou consequências (sociologia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2020
Exibir texto da questão

Daniel, um garoto de 12 anos, encontrado nos Andes, no Peru, em 1990, vivia entre os cabritos. Afirma- se que ele sobreviveu se alimentando de raízes, frutas e tomando leite. Ele usava as pernas e os braços para caminhar, era um quadrúpede e não sabia falar. Daniel foi estudado pelos norte-americanos, de quem ganhou o nome e desde então não temos mais notícias sobre ele. Esse caso ilustra a célebre frase:”O homem não nasce homem. Ele se torna homem”( Elisabeth Badinter). Daniel, o menino nos Andes Peruano https://animais.culturamix.com/curiosidades/historias-de-criancas-que-foram-criadas-por-animais.(Adaptado). a) Diga o nome do processo social pelo qual a sociologia explica por que o “homem não nasce homem. Ele se torna homem”. b) Explique, na perspectiva sociológica, por que Daniel, apesar de ser humano, não possui características de indivíduos que vivem com outros humanos.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UERJ- RJ - 2008)Número Original: 46Código: 10291

Primeiro exame de qualificação

Questões de identificações (Sociologia) Questões com imagens (sociologia).g Questões com causas ou consequências (sociologia) Brasil.b Considerações sociológicas sobre as relações entre os indivíduos e os meios de comunicação nas sociedades contemporâneas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2008
Exibir texto da questão

Juca Martins SCHWARCZ, Lilia M. [org Histria de vida privada no Brasil São Paulo: Companhia das Letras, 1998. A televisão tornou-se, nos últimos trinta anos, o principal meio de comunicação na sociedade brasileira As duas imagens possibilitam a identificação da seguinte característica dessa expansão e um de seus efeitos: ta) (B) tc) (D) difusão tecnológica - aumento da inclusão social substituição da radiodifusão - ampliação dos direitos de cidadania popularização dos programas transmitidos - massificação dos hábitos de consumo diminuição do consumo de materiais impressos - alienação em relação aos valores culturais


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ENEM - 2022)Número Original: 87Código: 12794913

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Amarela

Questões de identificações (Sociologia) Brasil.b Estatísticas e dados sociais, políticos e econômicos sobre as classes e as desigualdades sociais no Brasil e seus efeitos .f Questões com mapas, gráficos e tabelas (Sociologia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2022
Questão de Vestibular - ENEM 2022
Exibir texto da questão

TEXTO Interseccionalidade: intercruzamento de desigualdades que gera padrões complexos de discriminação. TEXTO II Proporção de pessoas abaixo da linha de pobreza Por arranjo domiciliar no Brasil — 2017 Mulher sem cônjuge e com filho(s) até 14 anos Mulher preta ou parda sem cônjuge e com filho(s) até 14 anos Mulher branca sem cônjuge e com filho(s) até 14 anos Casal com filho(s) [30,4% Outros [210% Unipessoal [41,6% Casal sem filho [40,0% Disponível em: www.agenciadenoticias.ibge.gov.br. Acesso em: 2 dez. 2018. Considerando o conceito apresentado no Texto | e os dados apresentados no Texto Il, no Brasil, são fatores que intensificam o fenômeno da discriminação: Raça e gênero. Etnia e habitação. Idade e nupcialidade. Profissão e sexualidade. Escolaridade e fecundidade. VOVOO


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(ENEM - 2022)Número Original: 66Código: 12794924

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Amarela

Questões de identificações (Sociologia) Questões com imagens (sociologia).g Brasil.b Aspectos da realidade social brasileira em suas expressões cotidianas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2022
Questão de Vestibular - ENEM 2022
Exibir texto da questão

TEXTO | TÁ ESTUDANDO, JÚNIOR? CALMA, 7ô TENTANDO ACHAR um SINAL DE WI-FI! CAZO. Disponível em: www.humorpolitico.com.br. Acesso em: 21 nov. 2021 (adaptado). TEXTO II É como se os problemas fossem criados pela pandemia quando, em verdade, isso só demonstra o quanto eles sofrem uma tentativa de serem naturalizados. Eles estavam lá, empurrados para debaixo de vários tapetes. Diversos levantamentos realizados indicam que parcela significativa dos estudantes não têm acesso à internet em suas casas, não têm computadores; têm celulares, mas com pacotes baratos que não permitem assistir a todas as aulas. E, caso tenham celulares e dados, pergunta-se: É possível elaborar um texto no celular? É possível interagir na aula remota pelo celular? ASSIS, A. E. S. Q. Educação e pandemia. Educação em Revista, n. 37, 2021 (adaptado). A crítica contida no texto e na figura evidencia o seguinte aspecto da sociedade contemporânea: Exclusão social. Expansão digital. Manifestação cultural. Organização espacial. Valorização intelectual. VOVOO


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?